O que é a NR17

 
PAGINA INICIAL
QUEM SOMOS
O QUE É ERGONOMIA
NOSSOS PRODUTOS E SERVIÇOS
1- CALÇADOS & SINALIZAÇÃO
2- APOIO ERGONÔMICO PARA MOUSE E TECLADO
3- APOIO PARA OS PÉS
4- BANCOS ERGONÔMICOS
5- CADEIRAS ERGONÔMICAS
6- CINTOS ABDOMINAIS LOMBARES
7- ESTAÇÕES E POSTOS DE TRABALHO
8- MESAS - APRESENTAÇÃO GERAL
9- TAPETES ANTI FADIGA E ESTRADOS
10- SUPORTES ERGONÔMICOS
11- PRODUTOS ANTI- ESTÁTICOS
EXERCÍCIOS E RELAXAMENTOS
TREINAMENTOS
ARTIGOS E MATERIAL TÉCNICO
VIDEOTECA
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
ERGONEWS - Brasil
PROMOÇÕES DO MES
NOTÍCIAS
IMPRENSA
BATE PAPO COM NOSSA EQUIPE TÉCNICA
ARTIGO DA SEMANA
CONTATO
 

 

10/03/2005 - O que é a NR17


Por coordenação CMQV

Alterar tamanho da fonte: A+ | a-




Este artigo será complementado com uma explanação completa da NR17 e dos Anexos I e II

A CMQV  está estruturando esse compêndio para auxiliar a todos no combate a essa terrível EPIDEMIA DO SÉCULO - A LER/DORT. O coordenador do nosso departamento de Ergonomia, engenheiro Osny  está elaborando essa matéria com os demais memmbros da equipe. Aguarde!
 





A NR-17 é uma norma que especifica quais são as condições mínimas de conforto físico e mental que uma empresa de telemakerting deve oferecer para não prejudicar a saúde do tele-operador.

O governo se viu obrigado a criar a NR-17 à medida que os casos cada vez mais absurdos de abusos e assédio ao operador de telemarketing vinham à tona na sociedade. Como estes postos de trabalho precarizados são usados pelo governo como campanha de geração de empregos, a NR-17 foi uma tentativa do governo de dizer a sociedade que algo estava sendo feito.

E para criá-la foi formada uma comissão pelo governo, empresas e sindicatos. A união desses 3 velhos amigos não podia dar em outra coisa. Quem saiu perdendo foi o operador.


Pois apesar da NR-17 tratar de várias questões como monitoria das ligações, assédio moral, utilização de scripts de atendimento, pausas a lei ficou só no papel . Quer dizer ficou no papel a parte que nos beneficia, pois agora temos que trabalhar 20 minutos a mais por dia.


Por isso apesar dos sindicatos de telemarketing tentarem enganar o tele-operador dizendo que a NR-17 é uma grande vitória, no nosso dia-a-dia estamos cientes que nada mudou.


O nosso movimento reivindica que a NR-17 seja imediatamente cumprida pelas empresas, mas isso não é suficiente. É preciso que seja garantido um salário digno, que as empresas sejam impedidas de contratar e demitir a revelia e nossa jornada de trabalho seja reduzida.


Fazemos um chamado a todos os operadores a se juntar em nosso movimento independente das empresas e do governo, pois só nossa união e mobilização é que poderá mudar esse quadro.


Pegue e leia o texto completo na sessão de downloads. Reivindique seus direitos se a norma não estiver sendo cumprida!!


Conheça alguns pontos mais importantes da NR-17:


5.2. O contingente de operadores deve ser dimensionado às demandas da produção no sentido de não gerar sobrecarga habitual ao trabalhador.


5.13. É vedada a utilização de métodos que causem assédio moral, medo ouconstrangimento, tais como:


a) estímulo abusivo à competição entre trabalhadores ou grupos/equipes de trabalho;


b) exigência de que os trabalhadores usem, de forma permanente ou temporária,adereços, acessórios, fantasias e vestimentas com o objetivo de punição, promoção epropaganda;


c) exposição pública das avaliações de desempenho dos operadores.


5.14. Com a finalidade de reduzir o estresse dos operadores, devem ser minimizados os conflitos e ambigüidades de papéis nas tarefas a executar, estabelecendo-se claramenteas diretrizes quanto a ordens e instruções de diversos níveis hierárquicos, autonomia pararesolução de problemas, autorização para transferência de chamadas e consultas necessárias a colegas e supervisores.

reportagem: http://www.tonaluta.org/index.php?option=com_content&view=article&id=10:entenda-a-nr-17&catid=2:to-na-luta

Comente este artigo:
* Nome:
E-mail:
Publicar E-mail:Sim   Nao   
* Comentário:
O que está escrito na imagem ?
 
ivone - 08/04/2014 10:56
maria_ivone_luiz@hotmail.com
preciso desta NR. Estão nos nossos dois sites www.mundoergonomia.com.br www.cmqv.org Grato Osny T Orselli
Antonia - 12/03/2014 21:06
eu tive folga sábado e domingo de carnaval e faltei segunda e terça onde no qual eu estava escalada pra trabalhar, quando cheguei na quarta de cinza ouví um burburinho q tava rolando suspensão, qualquer empresa de call center pode aplicar SUSPENSÃOsem antes dar 3 advertência ao funcionário?, pq isso aconteceu comigo, e em que parte da lei esta descrevendo que isso pode acontecer ? isso foi feito pela Atento Mundi, como posso reivindicar meus direitos de trabalhardor da área de call center receptivo sobre este fato ocorrido?
Rostter - 11/03/2014 14:41
A empresa em que trabalho esta queremdo descontar comição, se nao seguirmos o script, isto pode ser feio?
Raquel Moraes - 29/01/2014 15:16
kekel-2804@hotmail.com
Boa noite pela rn17 o operador de telemarketing pode receber sanção de suspensão apos ser chamado atenção 1 unica fez pois utilizou uma ferramenta inadequada.
Raquel almeida - 27/01/2014 19:28
Boa noite, Gostaria que me fosse esclarecido algumas duvidas se possível. Trabalho em uma empresa de telemarketing há 3 anos e meio, no inicio operava como analista de atendimento de assistência 24 H, cinco meses depois houve um processo de seleção interna e fui promovida para o departamento de televendas atuando na venda de seguros. porem no contrato de trabalho a função não mudou continuo como analista de atendimento. temos uma meta mensal e anual para entregarmos recebemos um valor a titulo de comissão que eles não chamam de comissão pelo fato de a atividade de televendas não fazer parte do (iscopo)?? da empresa como eles mesmo dizem, a questão é. até que ponto podemos renvindicar de fato uma comissão com % uma vez que no contrato de trabalho estar como analista de atendimento??? não seria errado uma vez que vendemos e não ganhamos piso de vendedor e nem comissão???? Grata, Raquel
priscila mello - 21/01/2014 16:29
prilmello@hotmail.com
e muito importante esse conteudo pra mim pois estou cursando o curso de tecnico de sg do trabalho.
Cesar Massahiko Shibao - 15/01/2014 15:51
Gostaria de saber a empresa hoje contrata os funcionarios como 8 hs e uma hora de almoço so que entro as 09:30 e saio as 18:00 ele falam que não tem intervalo e na minha carteira esta escrito assistente de vendas isso ta certo? Eles falam que não e operador de call center mas trabalho no telefone o dia inteiro isso ta certo?
Suellen - 03/01/2014 11:08
Gostaria de saber qual o prazo para ser aplicada suspensão por justa causa?
onalia - 23/12/2013 18:12
queria saber se somos obrigados a trabalhar no dia 25 de dezembro é 01 de janeiro, e pode mudar de setor por isto?sou atendente de callcente,mais não é telefonia e saúde!
Grace Mota - 18/12/2013 06:28
gmota.araujo@hotmail.com
Trabalho em um call center e recebi a notificação hoje, até que prazo tem que ser aplicado a advertência? Eu posso recusar em assinar até que prazo? Aguardo retorno. Obrigada.
zelia - 13/11/2013 20:06
gostaria de mais esclarecimento da lei
claudia - 05/11/2013 14:51
clau-gunima@outlook.com
acho que devemos lutar pelos nossos direitos de trabalhadores p sermos considerados como seres humanos muitas vezes somos confundidos por maquinas acredita q até pausa banheiro estão tentando controlar sem contar a gritaria de supervisores nos corredores equanto estamos em atendimento e nem podemos contar com ambulatorio na empresa aos domingos e feriados e aos sabados so funciona ate o meio dia e nem tem um medico responsavel para atender tantos funcionarios q trabalham na empresa gostaria muito de saber como posso auxiliar para buscar melhorias na empresa em que trabalho?obrigada
suely maria - 03/11/2013 12:29
SULECACARVALHO1956@GMAIL.COM
E correto fazermos a funçao de telermarketing, conforme estar na nr17 e ter minha carteira assinada como representante de atendimento?. Isto me parece ser desvio de funçao, que por consequencia GERA UM SALARIO MENOR, abaixo do que é descrito na sintell.È legal o sindicato fazer acordos individuais pagando só o salario minimo, ha diferença é gritante. Como fazer para corrigir ,pois nao acredito de verdade que um trabalhador irá escolher ganhar menos que tem direito. será coaçao? Será falta de informaçao, ou outras coisas ilegais ,so queria entender como isto acontece no pais inteiro, aonde a area de telefonia fatura tao alto e o funcionario que é um prestador de serviço tao necessario é tratado com tanto desrespeito pelos orgao competentes e pelas empresas, o indice de rotatividade é enorme, talves seja por isso que muitos usuarios reclamam tanto do atendimento,gostaria que me dessem uma resposta sobre este desvio de funçao no qual estou enserida a dois anos,gostaria de corrigir isto.no futuro me trara conseguencias na aposentadoria o que nao me falta muito.agradeço e aguardo
jonas rodrigues correia - 26/10/2013 08:18
jonasimoveispe@gmail.com
cheguei com 11 minutos de atraso na empresa e quero saber como faço para revindicar isso pois a empresa tolera ate 20 minutos,por favor o que a nr17 fala sobre isso.
Rogério Martins Antero - 04/10/2013 11:48
rogeriosartinny2020@hotmail.com
Boa tarde! trabalho na na empresa ATENTO DO BRASIL...desde 25/06/2007 data do meu registro em carteira, sendo que durante 03m ficamos em processo de treinamento com registro. Minha dúvida é, que durante a seleção e até a contratação,os benefícios foram colocados incluindo o plano odontológico.É só verificar no site da empresa e ontem mesmo foi postado no meu face a foto e comentário de um funcionário da empresa para contratação. Estou fiquei afastado no periodo de 02/2008 até 04/04/2010 devido a problemas com a coordenadora na época levaram a constrangimentos diários, isolamento social e consequentemente de saúde, onde comecei ter encurtamento desmaiar por falta ética fui encontrada no corredor em 15 minutos desacordado da área de trabalho a coordenadora era medica socorreu na hora mas nao resisti e tive convussão isso e sobre o plano saúde, fui direto para sta. cecilia onde tive 4 convulsões o desmaio. Bem, não vou precisar dizer que nada foi resolvido e após isso veio minhas férias com 02a e 04m em maio/2013. Aproveitei esse tempo p/ver o que estava acontecendo com minha saúde, pois sentia algo errado. Fui diagnosticado com convulssão, tendo que tomar remédio contínuo e almenta de doze que deveria cuidar da saúde, A pergunta é...como faço para ter esse direito, já que posso pagar particular para salvar a vida e já tentei outros meios e sempre vou ficar dependendo de uma agenda deles. A empresa alega que já tem um plano, assinado e isso desde quando entrei que cobro e nesse tempo de afastamento só fiz ir em busca de tratamento e cada dia que não conseguia ficava Fui informado pelo INSS que deram alta eu sem como voltar a trabalharpassei com o medico do trabalho onde o mesmo conseguiu a credencial do carro venho trabalhar de onibus e metro não tenho força na perna, retorne no começo. O que faço? Obrigado´
Denise Magalhães Nunes da Silva - 17/09/2013 14:50
Boa tarde! trabalho no atendimento de Retenção da Net na empresa ALMA VIVA DO BRASIL...desde 20/08/2011 data do meu registro em carteira, sendo que durante 03m ficamos em processo de treinamento sem registro. Minha dúvida é, que durante a seleção e até a contratação,os benefícios foram colocados incluindo o plano odontológico.É só verificar no site da empresa e ontem mesmo foi postado no meu face a foto e comentário de um funcionário da empresa para contratação. Estou afastada desde 15/07 até 31/10 devido a problemas dentários, que me levaram a constrangimentos diários, isolamento social e consequentemente de saúde, onde comecei a hipertensão e após desmaiar por 02x,numa dessas x fui encontrada no banheiro, pois meu celular, tinha acabado de ser roubado dentro da área de descanso e após falar com a coordenadora sobre isso e sobre o plano odonto, fui ao banheiro e houve alta de pressão causando o desmaio. Bem, não vou precisar dizer que nada foi resolvido e após isso veio minhas férias com 01a e 09m em maio/2013. Aproveitei esse tempo p/ver o que estava acontecendo com minha saúde, pois sentia algo errado. Fui diagnosticada com depressão mixta e hipertensão, tendo que tomar remédio contínuo e alertada que deveria cuidar da saúde bucal, pois isso me traria outras doenças, inclusive cardíacas. A pergunta é...como faço para ter esse direito, já que não posso pagar particular e já tentei outros meios e sempre vou ficar dependendo de uma agenda deles. A empresa alega que já tem um plano, mas ainda não foi assinado e isso desde quando entrei que cobro e nesse tempo de afastamento só fiz ir em busca de tratamento e cada dia que não conseguia ficava 03 prostrada na cama, sem comer, sem banho, pareço um bicho e me sinto como tal. Fui informada pelo INSS caso não esteja bem, que retorne no começo do mês 10 p/nova perícia e possível prorrog.Terei que retirar os dentes, colocar prótese e já fui informada que esse processo será dolorido e levará algum tempo. O que faço? Obrigada
Vanderson de Carvalho Silva - 03/09/2013 19:23
vanderson-carvalho2010@uol.com.br
bom eu trabalho em telemarketing a 3anos,eu acho um absurdo levar sanções e suspensões quando faltamos e atrasamos.nos casos das falats ja faltei injusticados algumas vezes,mas a maioria foi por motivo de doença e nem sempre quando vamos na emergencia o médico nos d~çao atestado e empresa não quer nem saber.posso ser mandado embora por justa causa por este motivo?
Sincera - 08/08/2013 17:20
O Site Antartica onde trabalho,o ar condicionado fica desligado,não tem proteção de punho,nem de pés,e existe um papel no qual ficam as estrelas de cada equipe,quando atinge as metas,então as pessoas ficam comparando as equipes e expondo os erros.
RAPHELA SANTOS - 07/07/2013 09:08
raphiinha_santos_91@hotmail.com
levei um advertência por atraso porém tinha sido escada para trabalhar 4 horas e 40 minutos acima do meu horário de trabalho essa advertência poderia ser aplicada??
marlene deonisio pereira - 01/07/2013 22:42
peguei atestado de horas, a empresa de telemarketing ativo não quis aceitar e ainda quer que eu assine advertência.e certo isso.
ligia - 01/07/2013 16:12
boa noite !! gostaria de saber quantos dias a empresa pode aceitar de atestado de acompanhante de menor de 2 anos . aonde depede de mim a mãe para levar ao médico .
iracy silva barbosa - 26/06/2013 18:10
iracymanaus@hotmail.com
fala-se tanto em puniçao , mais a coisa continua pior pois nas lojas tem vendedores que sofrem pressao para mostrar rendimento e o pior que e publicamente isso e uma vergonha nacional
Natal - 20/06/2013 15:57
oi gostei do artigo ele me ajudou na compreensão do assunto par a minha matéria de "micro e pequena empresa", agora eu pude entender o que é a NR17. Muito o brigado.
thais - 06/06/2013 19:56
oi meu nome é thais tenho 33 anos e trabalho na empresa tivit de teleatendente gostaria de tira uma duvida.meu supervisor esta me ameaçando sobre a nota de qualidade ele me constrangiu dizendo que se eu tira muia nota de qualidade com planilha zerada é demissao por justa causa existe esta lei?desde de ja fiko grata por me responder
show - 01/06/2013 23:14
tharcioshow@yahoo.com.br
olá!! bom,anteriormente não tínhamos que perfilar chamadas,hoje já se encontra disponivel uma ferramente para tal. fui informado que não somos obrigados a perfilar(tipo,não ser um dever como atender chamadas,ser cortez com o cliente e resolver a situação dele.)falei que não ia perfilar, e o supervisor fica passando direto no corredor falando alto que eu tenho que perfilar.o mesmo que me dar uma suspensão de tres dias por subordinação,isso é correto?agradeço antecipadamente
fernanda - 24/05/2013 12:08
nandinhapopgirl@hotmail.com
boa tarde,gostaria de saber se é correto aplicar uma suspensão de 3 dias por causa de 20 minutos de atraso no inicio da jornada de trabalho?Trabalho numa empresa de telemarketing, onde minha escala é das (09:20 às 15:40).pedi várias vezes pra mudar me horário p mais cedo por causa do transito e sempre dizem que o planejamento não permite,ai hoje cheguei com 20 minutos de atraso e me deram uma suspensão de 3 dias.isso é correto?sem falar que estamos sendo obrigados a atender sem o mute porque todos foram desativados
Deborah Mariah - 21/05/2013 19:26
Meu supervisor me chamou pra conversar e queria me dar uma suspensao por eu ter tirado pausa fora do horario, porem, eu afirmei a ele que so poderia dar uma suspensao caso eu tivesse 3 advertencias pelo mesmo motivo entao ele me deu uma advertencia e ainda bloqueou o meu login e me dispensou, pediu pra voltar no outro dia. ele esta correto? qual a maneira correta de proceder?
CLAUDINO - 19/05/2013 16:54
nuno.claudino@hotmail.com
boa noite, sou operador telemarkerting e recebo salario+ comissao (RV), só que a minha empresa me descontou mais de R$900,00 por 03dias de atestado medico comprovado e apreciado pela propria empresa. minha duvida é: eles estao certos? O que diz a lei sobre isso? O que diz a NR-17 sobre isso?
sonia - 16/05/2013 10:40
soniaflorania@gmail.com
Maravilhoso para estudar..
Madjane asantos - 15/05/2013 05:41
naninha1910@hotmail.com
Bom dia,trabalho na concent e foi me aplicada uma advertencia por escrita pelo fato de eu ter deixado um todinho e um salgadinho em cima da P.A,só que detalhe não temos armarios então não tem como deixarmos em nenhum outro lugar! Eu não assinei a advertencia pois a mesma disia que eu estava comendo na P.A,e quando as coisas foram rtirada da minha P.A eu nem presente estava! Em fim quero saber se quando é aplicada uma advertencia por escrita se eu me recuso a assinar alguma outra pessoa pode assinar por mim que ja sou maior de idade e assim a advertencia é considerada valida e eu nem com uma cópia eu posso ficar??? Isso é certo?
DANIELA DE ALMEIDA - 14/05/2013 14:57
daniela.almeida.ac2013@gmail.com
OI GENTE TRABALHO NA EMPRESA CONTAX-PE[] ESTOU COM UMA DÚVIDA, CHEGOU UMA MONITORIA DE QUALIDADE PRA MIM, ONDE A NOTA FOI ZERO, SÓ FIQUEI SABENDO DESSA NOTA 5 DIAS APÓS, O MEU SUPERVISOR ALÉM DE TER ASSINADO COM MEU CPF, NÃO ME COMUNICOU, SÓ FIQUEI SABENDO PORQUE PERGUNTEI E ELE ME RESPONDEU QUE ASSINOU A NOTA POR QUÊ EU JÁ HAVIA LARGADO. OQUE DEVO FAZER???
Daiane figueredo - 11/05/2013 14:05
Trabalho na teltelematica, e lá esta sendo aplicado adivertencia por atraso de 5mim isso é correto
maria taciane xavier vasconcelos - 02/05/2013 17:11
taciane_1988@hotmail.com
eu trabalho em uma empresa de telemarketing na CONTAX só que minha carteira é assinada como agente de cobrança e somos muito perseguido pelos coordenadores e gerente.tudo eles aplicam suspensão e justa causa isso é correto ?
JANQUELE MIRANDA SANTOS ARAUJO - 24/04/2013 19:44
janquele_santos@yahoo.com.br
Boa noite gostaria de saber se a empresa pode em uma escala de fim de semana ou feriado mudar seu horário 2:20 após o horário comum? e onde encontro essa clausula na nr17?esse mudança não deveria ser de apenas 1 hora?
claudete pereira da silva - 23/04/2013 08:12
dete_silva@pop.com.br
eu trabalho na empresa almaviva do brasil,e a ilha que trabalho foi trasferida para outra empresa,porem eu tenho uma escala de trabalho e meu atendimento é ativo,,,e a empresa esta nos obrigando a atender receptivo fora outras funçoes que esta nos passando a mais,porem ja deixou claro que é uma nova ilha e que o salario sera o mesmo ,a escala muda para domingos e feriados trabalhando,e disseram que se nao aceitarmos é so pedi as contas isso esta certo?
Lisa - 17/04/2013 20:39
lisa_marquete@hotmail.com
Boa noite, trabalho em teleatendimento numa empresa como operadora e queria saber se tenho o direito de escolher o lugar que sento, pois me colocaram num corredor perto de um banheiro e esse banheiro cheira mal o dia inteiro, sinto nauseas e tontura o dia todo devido a agua sanitaria que as faxineiras jogam, pedi para meu supervisor me colocar em outra PA ja que na minha sala tem 4 PA VAZIA e ele se recusou inf que eu nao tinha direito a isso sendo que qualquer outra pessoa que pedir pra trocar de lugar o supervisor troca! Espero resposta ou algum artigo que mencione isso pois nao sei mesmo que fazer, estou muito mal, peço e choro todos os dias e meu supervisor nao me muda de lugar, posso interpretar isso como perseguição ? ME AJUDEM
paula - 15/04/2013 08:53
aquidenovo@bol.com.br
ola bom dia. Sou contrata da mobitel/dedic e devido a venda da empresa hoje temos a Contax como a empresa contratante (sem nenhuma alteração em documento), ja estou há 04 anos e o que ocorre ate ocorrer as mudanças estava na cobrança itau 03 anos , fui transferida pra vendas de Cartoes Santander e passei por todo o procedimento de mudança de horario e treinamento ficando no produto por apenas 02 meses, e veio nova transferencia pros Cartoes Credicard tudo de novo treinamento , stress pela mudança de produto pois quando voce esta se adaptando sem previo aviso as mudanças ocorrem e agora depois de 07 meses e sem aviso veio nova mudança pro produto Credito Pessoal Santander , minha duvida isso pode acontecer assim sem nenhum aviso ???? ...
raphaela - 15/04/2013 07:12
raphaeladelaor@gmail.com
muito bom
Sérgio Barbosa - 14/04/2013 18:41
Gostaria de receber a NR-17 em meu e-mail! A a norma está no site da mundoergonoma e ou www.cmqv.org e no site do MTE
Fabiana - 26/03/2013 21:18
fabiana_dearaujo2009@hotmail.com
oi trabalho na contax de niterói tenho quase 3 anos de empresa fiquei gravida em 2011 voltei ao trabalho em fevereiro 2012 em agosto o meu setor acabou fui transferida para oi conta total fiquei até novembro sem atender novamente com o dia da virada, piorou eu era obrigada a ficar as 6hs e vinte de trabalho sentada no call center sentada virada para o computador apagado caso saise era advertida , pois não tinha ferramenta de trabalho nem senhas para entrar no sistema,por estes motivo de doenças costrangimento e depressão me afastei novamente em novembro e retornei em fevereiro e ,hoje dia 26/03/2013 estou esperando treinamento para oi conta total é um descaso total tanto tempo na empresa e não posso fazer uma seleção ,para isso teria que ter nota de monitoria coisa que não tenho gostaria de saber se posso colocar na justiça por quebra de contrato por este motivo estou imposibilitada de crescer na empresa o que faço.
Helãyne Bezerra da Silva - 26/03/2013 09:10
h_elayne@hotmail.com
Achei razoável.
Taciane Rodrigues - 18/03/2013 04:57
BOM DIA GOSTARIA DE SABAER COM QUANTO TEMPO DE ANTECEDENCIA UMA EMPRESA DEVE INFORMAR AO TRABALHADOR A TROCA DE ESCCALA DE FIM DE SEMANA PARA UMM TRABALHADOR DE CALL CENTER? POIS MINHA EMPRESA ALTEROU A MINH ASEMJ AVISO, E SEM NAO CUMPRILA POSSO SER PENALIZADA?
alessandra - 03/03/2013 13:25
a contax de niteroi no setor retenção empresarial aplica ) estímulo abusivo à competição entre trabalhadores ou grupos/equipes de trabalho para a equipe conseguir folga no sabado isso causa competição e briga entres as equipe
Alexandre da Silva Santos - 03/03/2013 09:29
Boa tarde, preciso saber de voces onde denuncio a empresa onde trabalho, pois as cadeiras estão caindo aos pedaços, nao tem apoio para os braços, as p.a.s nao sao regulaveis e a maioria dos headsets não funcionam e sao fixos. a empresa nao proporciona espuma individual) uma vergonha e verdadeiro desrespeito com o atgendente de call center. no aguardo da resposta. Grato Alexandre. Vs devem ter CIPA e isso é levado e lavrado em ATA. A CIPA pode exigir, denunciar ao MP, seu sindicato... É por ai ? Parabéns pema reclamção pois a maioria se cala. Abraços Osny T Orselli
SHEILA - 27/02/2013 17:10
GOSTARIA DE SABER, QUANDO UM OPERADOR MUDA DE 6.20 PARA 7.12, O SALARIO DEVE CONTINUAR O MESMO OU NÃO, E O VA AO VT SOFREM ALGUM AUMENTO?
Thais - 27/02/2013 09:08
BOA TARDE, EU TRABALHO NA CONTAX, NUNCA TINHA LEVADO UMA ADVERTÊNCIA, FALTEI, NO DIA SEGUINTE LEVEI UMA DECLARAÇÃO DE COMPARECIMENTO NA UPA, PORÉM MINHA SUPERVISORA ME APLICOU UMA SUSPENSÃO DE 1 DIA, ISSO ESTÁ CORRETO ?
wagner soares - 14/02/2013 18:21
wagner.soares1979@gmail.com
posso tomar advertência se não cumprir metas?
KEILA - 07/02/2013 04:25
keilakeizy@hotmail.com
Bom dia! Minha empresa avisou com 10 dias de antecedencia um aescala de trabalho no ferido do dia 25.01.13 obrigando todos a trabalharem como um dia normal. E caso um dos operadores faltasse,seria aplicada punição de advertencia por escrito e desconto do dia faltado,feriado e domindo da mesma semana. Gostaria de saber se é verdade essa informação? Desde já obrigada pela atenção!
KEILA - 07/02/2013 04:19
keilakeizy@hotmail.com
Bom dia! Minha empresa avisou com 10 dias de antecedencia um aescala de trabalho no ferido do dia 25.01.13 obrigando todos a trabalharem como um dia normal. E caso um dos operadores faltasse,seria aplicada punição de advertencia por escrito e desconto do dia faltado,feriado e domindo da mesma semana. Gostaria de saber se é verdade essa informação? Desde já obrigada pela atenção!
Diana - 06/02/2013 20:39
diana.neris@hotmail.com
Olá boa noite,passei na seleção da contax aqui em salvador como operador de telemarketing ativo e receptivo,daí me ligaram marcando o treinamento e me falaram que iria trabalhar com "oi internet" como é isso me esclareçam esta dúvida terei que ficar ligando para clientes ofereçendo este serviço.Desde já agradeço a vc por este meio de respostas não esclarecidas ou não comunicadas!!!!!!
Maiara - 06/02/2013 08:09
Existe uma empresa de call center que esta contratando funcionarios.Depois,demitir dizendo que não se adptaram ao produto.Empresa essa que contratam Supervisores que não esto preparados para exercer determinada função.Fico triste pois a empresa apresentou um mundo onirico e na verdade era um inferno astral.Essa empresa não tem a maior credibilidade de esta trabalhando com banco.
zinni - 29/01/2013 07:59
ze.arv@hotmail.com.br
Será verdade ou mito que o tempo p/ aposentadoria em call center é menor??? Me falaram algo em torno de 10 anos...
maria - 23/01/2013 22:21
Em salvador, os operadores de call center estao sofrendo muito com a implantacao da chamada hora da virada!!! O assedio moral soa forte, e as corretes do medo grita. é suspensao a todo momento, e pelo medo de receber a chamada JC, justa causa, muitos dos colaboradores estao pedindo demissao. e a empresa obviamente agradece e lucra muito com isso. vale ressaltar que tudos esses assedios sao por mootivos vaos.., colocar a cabeça na posicao de trabalho, retirar uma pausa pessoal para ir ao banheiro.., passar pausa escalada.. enfim, alem de ter que surportar todos os estresse do atendimento, essas pessoas, ainda se sentem coagidas e temem pelo pior, receber suspensoes, e em consequencia uma JC. isso é um absurdo. a coação dessas pessoas, o extresse psicologico. e para onde apelar? quando algum deles tentar falar para um outro superior o que esta acontecendo, sao ligeiramente sufocados, e mais uma vez recebem ameaças. MEUS DEUS!!! como se resolve isso? é preciso que realmente se promulguem uma lei que venha a defender o teleoperador de call center. e que esta lei nao fique so no papel, e que tambem nao seja apenas um cala boca, para enganar os mais fracos e oprimidos. mas que venha a solucionar e resolver esta questao absurda.
Jaqueline Halas Gouvêa - 23/01/2013 13:25
jackyhalas@gmail.com
Olá alguém pode me ajudar? Sou auditora de vendas em um Call Center, na cateira a função registrada é Auditora de Vendas mesmo, porém estão me obrigando à atender ligações receptivas de uma célula chamada Acompanhamento de pedidos. Eu realmente sou obrigada a atender ligações deste tipo sendo que minha função é Auditora? E posso ser advertida ou levar suspensão caso me recuse a executar este trabalho?
thiago - 21/01/2013 16:25
timayos_sk8@hotmail.com
gostaria de saber mais a respeito de todos os meus direitos.
AMANDA SOUSA NASCIMENTO - 12/01/2013 08:21
PAGUEI DOIS FERIADOS DE FINAL DE ANO SEM SE QUER TER RECEBIDO UM COMUINCADO COM ANTECEDENCIA, ISSO É CORRETO? POIS SOMENTE DEPOIS DO FERIADO FOI PASSADO A INFORMAÇÃO QUE DEVERIAMOS TRABALHAR PARA COMPENSAR E NÃO RECEBEMOS NADA POR ISSO. Grato pelo e mail Consulte seu Sindicato. Eles existem para isso. Exerça seus direitos. Ou o MP Osny T Orselli
Giovanni Pedroza - 25/12/2012 15:51
gvnnpedroza10@gmail.com
Porquê quando há uma falta o operador é obrigado a assinar uma advertência? Sendo que a falta já gera desconto em folha.
Kamilla Cardoso Aguiar - 12/12/2012 17:00
milloka.cardoso@gmail.com
gostaria de saber mais a respeito de todos os meus direitos
wilma - 09/12/2012 08:47
oi me chamo wilma,queria tirar minha duvida eu trabalho em uma empresa como operadora de telemakerting,porem assinaram minha carteira como atendente 1 e meu salario é 577,50 estar correto ou posso correr atras dos meus direitos,espero respostas obrigada. Aparentemente irregular, quem pode esclarecer é o seu Sindicato. Procure-o Abraços Osny T Orselli
Derlane Ferreira de Oliveira - 21/11/2012 04:22
ate que dia posso entregar o meu atestado no ambukatorio, obtive o atestado em 19\11\2012 segunda feira, e se o atestado fosse para dois dias de 19\11 à 20\11, qual dia tenho que entregar, obrigada!
priscilla - 07/11/2012 04:58
pri_nunes17@hotmail.com
BOM DIA TRABALHO NA EMPRESA ATENTO BRASIL S/A .GOSTARIA DE SABER SE PEGAR FALTA ESTANDO DE BANCO POR TER DOBRADO SABADO E DOMINGO E TER BANCO DE HORAS POSITIVO PRECISAR E TER QUE ESPERAR A AUTORIZACAO DA GESTORA SENDO QUE TENHO DIREITO DE RECEBER OU MESMO PEDIR BANCO PARA LEVAR ALGUEM NO HOSPITAL DEPOIS TER QUE LEVAR COMPROVANTE DE ACOMPANHANTE ,OU A TER MESMO UM SETOR (REPARO DE LINHA) ESTAR COM FILA DE ESPERAR COLOCAR PESSOAS DE OUTRO SETOR (COMERCIAL)PARA ATENDER REPARO SERIA JUSTO OU CABE A LEI NR17
Cecilia - 23/10/2012 21:02
cissagollner@gmail.com
Bom trabalho na almaviva do brasil , meu supervisor é muito gente boa , porem o que mata é a desorganização da empresa. como falta de sistema , falta de pa que funcione, é se eu atraso por causa de sistema não fico nem um segundo a mais e se tiver no ila ( vou no banheiro sim ) . fora a comida que acharam bichos como barata , lesma e etc. falamos com o gerente ele disse que é para mostrar pois a empresa servir paga multa , porem qdo é achado nada é feito. Tem supervisores na empresa que coagem o funcionario para não tirar a pausa banheiro ( 5min ) e se ficarmos acima da meta da rechamada levamos um feedback. somos registrados como representantes de atendimento salario base de r$ 622,00. a empresa está apostando em muitas admissões em outras cidades pois a demanda está grande. o coordenador veio com uma conversa que seria mudado a escala de 6x1 para 5x1 por conta do abs no final de semana. precisam fazer uma vistoria na empresa pois falar que emprega mais de 2 mil pessoas é facil , mais admitir que 60% está debilitada graças a organização espetacular da empresa . isso sim é dificil.
Erika - 23/10/2012 18:51
erika.bella.2010@hotmail.com
Tenho uma filha pequena,que necessita apos o horario de trabalho,que esteje com ela,pois quem toma conta dela não pode ficar apos o horario,mas mudaram meu horario agora na mudança para o horario de verão.não quiseram nem saber se temos condições de nos reestruturar.simplismente mudaram e nos ameaçam mandar embora por justa causa;se não aceitarmos.o que posso fazer.Estou querendo entrar na justiça para reivindicar o meu horario que ha quase 1 ano venho tentando mudar.
Erika - 23/10/2012 18:46
trabalho na contax,prado 2. o abuso esta por todos os lados, não podemos mais sair do lugar,pedir ajuda ha um colega do lado,puxar pausa pessoal,virar o caninho para cima,usar o mute ou hedset que sao ferramentas de trabalhos e etc,que somos suspenços e adivertidos,O nome agora la dentro onde escutamos de todos os lados e justa causa,estão nos obrigando a pedir demissão para não levarmos uma justa causa,mas não se enganem,justa causa somente agressão fisíca,verbal,roubo ou abandono de serviços,vamos atras de nossos direitos e parar geral.pois a unica alternativa e essa.
silvana Crys - 19/10/2012 09:56
tomei balao porq estava c o caninho p cima ,passei mal dentro da empresa me levarm p o hospital e m deixaram sozinha la e uma falta de respeito
Leticia Lopes - 12/09/2012 18:06
Boa Noite! Trabalho na empresa Atento Brasil S/A e hoje fui informada que o contrato mudou não sei que contrato é esse pois ninguem nos mostra,pois a infromação da cordenação é que o pessoal que trabalha no horario nortuno sigam os horarios que eles atribui ao operador ou pede as contas.e estão fasculhando todas as formar de mandar um operador por justa ex: queda de ligação, derrubadas,pausa não cumpridas,faltas e etc. A empresa pode demitir o operador por justa? A empresa não cumpre a NR 17, não cumprem com as escalas ela nos encaminham em cima da hora, e se não comparece é advertido podem fazer isso? Gostaria saber detalhes do que a empresa pode ou não pode fazer. O que ela deve realmente cumpri na NR17. Aguardo o contato de vocês.
Alexandre - 12/09/2012 16:45
Boa noite! trabalho na Atento Brasil S/A, No meu contrato informa que meu horario é 8:40 às 15:00. essa semana fui comunicado que meu horario agora é de 9:20 até 15:40 quando fui reclamar da mudança alegaram que eles podem mudar duas horas para mais ou paa menos. gostaria muito de saber se isso é legal? pois não tem nada disso no meu contrato. Do ponto de vista legal não sei. Vou consultar nosso jurídico, mas do ponto de vista moral creio que deveria ser discutido antes etc Osny T Orselli
eliziana - 01/09/2012 16:32
Boa noite trabalho na tivit ha 2 anos e 5 meses e nao consigo que me mande embora o que comecou a ser feito e tomar adivertecia e suspensao mas a tivit disse que nao manda embora ,ha nao ser seu eu pedir as contas .e outra sao exixte pausa ilimitada de banheiro ou limitada a 5 min pois isso na empreza causa ate adivertencia GRATO
Aclecia - 31/08/2012 13:40
Durante os 05 anos e 10 meses de trabalho tive 07 faltas injustificada gostaria de saber se vai interferir no vl a ser recebido
Aclecia - 31/08/2012 13:38
Bom tarde! Trabalhei durante 05 anos e 10 meses na Contax e fui demitida no dia 17/08 recebi um comunicado por parte da empresa que a minha rescisão estaria disponivel no dia 27/08 ao ser feito a consultar identifiquei um vl de 2.043,00 e ñ sei exatamente a quem procurar ja que tenho que aguardar a homologação do sindicato. Atenciosamente,
Vinicios almeida - 22/08/2012 08:35
viini_almeida20@hotmail.com
trabalho na Contax Salvador Bahia- Site Fonte Nova . Meu colega de trabalho tomou suspenssão por ter atrazado 20 minutos ao chegar no trabalho , acho isso um absurdo , Perdi pontos de monitoração pois não apresentei serviços do qual não tive treinamento e eu não tava ciente que existia ... Foram proibido tabém pausas pessoais ou seja não podemos mais ir no banheiro quando sentimos necessidades , pois tempos que regular nosso intestido ou seja (causar uma infecção.) Nossa alguém tem que fizcalizar a contax . O mais absurdo é motitorar agente sentado ao nosso lado e ainda aplicar o feedback em publico com os colegas de trabalho ouvido . isso é a contax
julia teles - 20/08/2012 17:58
juteles@live.com
Oi boa noite!! trabalho na contax e fui suspensa por ter abaixado a cabeça, pois com a hora da virada você pode mais ficar em pé para esticar o corpo, como meu pescoço tava doendo abaixei a cabeça para esticar o pescoço, no papel da suspensão estava que eu tava dormindo, e que se eu não assinasse ficaria suspensa de qualquer maneira. E levei mais uma suspensão de dois dias pois disseram que tinha uma sacola na PA sendo que não tinha nada, pedi as câmeras e eles disseram que não tinha como. o que faço quero sair e processar a contax.
stefany inacio garcia - 16/08/2012 19:48
stefany.ponto@gmail.com
boa noite; queria saber se sou obrigada se realocada de um produto se estou satisfeita com o mesmo quais são as regras?TRABALHO NA ATENTO
Thiago Afonso de Lima Fernandes - 14/08/2012 19:03
Call Centers de hoje em dia como podemos ver adoram fazer oba-oba de justa causa, mas acho que as "Recisões de contrato por Justa Causa" deveriam passar pelo ministério do trabalho antes de serem aplicadas na empresa já que muitos dos que são demitidos dessa maneira não conhecem os seus direitos trabalhistas.
claudia souza de almeida - 14/08/2012 08:20
olá bom dia!trabalho na empresa atento brasil. estou trabanhado a uns 2 anos 3 meses ja pedi para quase todos os supervisor me-mandar embora todos fala que não podi o que eu faço eu tenho dor de ouvido quase todos os dias vivo extressa que eu mesma não aguento mais,porfavor me ajude.
Itana - 10/08/2012 09:20
Bom dia, trabalho na Contax e no dia 23 de junho faltei ao trabalho, por este motivo tomei uma suspensão de 1 dia, contudo não tinha nenhum histórico e nunca tinha tomado advertência. Hoje precisei faltar e fui informada que posso tomar uma suspensão de 3 dias é verdade isso ocorre mesmo? Eles dizem que não existe mais advertencia e que é suspensão e JC
VILANI SILVA - 01/08/2012 21:04
vilani6@hotmail.com
QUERO MAIS INFORMAÇÃO SOBRE NR 17 POR E-MAIL. No nosso Portal www.cmqv.org que recomendo visita tem muita materia sobre este assunto Abraços Osny T Orselli
VANESSA SANTOS - 19/07/2012 08:47
nessaflorencio@hotmail.com
OLÁ BOM DIA! TRABALHO NA EMPRESA ATENTO BRASIL S/A, VENHO ATRAVES DESSE COMUNICADO OBTER UMA RESPOSTAS E TAMEBM DENUNCIAR , TRABALHO DAS 15:40 AS 22:00, TRABALHO MUITAS VEZES UM POUCO MAIS QUE MINHA JORNADA PARA GANHAR UM POUCO MAIS DE ADICIONAL, O QUE ACONTECE? DO DIA 01 AO DIA 15 TINHA NA CASA 04:00 DE ADICIONAL NOTURNO, QUANDO FECHOU A FOLHA PARA PAGAMENTO NÃO ESTAV LÁ MINHAS HORAS ADICIONAIS, POIS FUI INFORMADA QUE A EMPRESA NÃO ESTA MAIS PAGANDO ADICIONAL AGORA NO MES 07/2012. O QUE FAÇO TRABALHEI PARA A EMPRESA DE GRAÇA, SE ESTOU DEVENDO HORAS NÃO ABONA DA EXTRAS, E SE VC TRABALHA A MAIS NÃO RECEBE, ISSO E JUSTO? SERA QUE TRABALHADOR NÃO TEM DIREITOS A RECEBER O QUE É TRABALHADO? UMA QUE TEMOS QUE VENDER PRODUTOS SENDO QUE NÃO E A NOSSA FUNÇÃO COMO ATENDIMENTO RECEPTIVO. E TAMBEM DO DIA 01 A 10 DE CADA MES NÃO PODEMOS TIRAR PAUSAS DESCANSO OU LANCHE DEPOIS DAS 18:00 POIS OS MESMO COMO SUPERVISORES E OUTROS INFORMAM QUE E MEDIÇÃO DA ANATEL, NA VERDADE PODEMOS TIRAS PAUSAS QUANDO QUIZER DENTRO DA NOSSA JORNADA DE TRABALHO, TEM MUITAS COISAS QUE ACONTECEM DENTRO DA EMPRESA A QUAL DEIXA A DESEJAR, PEÇO QUE POR GENTILEZA ME MANDE AS RESPOSTAS PARA TAIS PERGUNTAS POR FAVOR, POIS ESTAMOS VIVENDO COISAS DE LOUCO, ONDE ESTAMOS SENDO OBRIGADOS A LIDAR COM COISAS QUE ASSUSTAM E DESANIMA. GRATA
Carlos Rodrigues da Silva - 18/07/2012 11:52
Preciso saber se o operador de telemarketing pode ser proibido de utilizar o banheiro, pois o meu supervisor nos proíbe de tirar pausa banheiro devido a nr 17 passei por constrangimento pois o mesmo gritou de sua mesa dizendo que estamos tirando muitas pausas banheiro, sendo que meu histórico não ocorre. Caro Carlos Claro que pode ir ao banheiro Consulte seu sindicato e MP Osny Telles Orselli
ingrid nathalia - 18/07/2012 09:49
gostaria de uma imformacao,exmplo(trabalho em uma empresa de telemarketing a menos de um mes mas ja estou registrada,se caso eu aparecer gravida eles podem me mandar embora? obrigada Cara Ingrid Consulte seu sindicato Mas a Lei é clara Grávida tem estabilidade Grato Osny T Orselli
carlos henrique da silva - 16/07/2012 12:15
henriquesilva83@hotmail.com
Sempre é bom conhecer um pouco mais sobre direitos e deveres,principalmente no que se trata nessa nr17. um dos pontos mais abusivos que posso relatar é o fato de que algumas empresas cometam o absurdo de assinar a carteira de trabalho de um operador como "argenteretencao"e nao operador de telemarkting. As nr´s sao importantes mais se as mesmas forem aplicadas de modo correto.
regina mello - 10/07/2012 08:22
Trabalho numa empresa do polo de duas rodas, onde, nao só a NR 17 como outras NRs que sao de fundamental importancia para a empresa e seus colaboradores, sao levadas nuito a serio, pois todos os colaboradores sao envolvidos através de treinamentos, palestras e conscientizaçoes.
cida - 07/07/2012 16:02
boa noite trabalho na empresa renov 10 horas por dia com 1 hora de almoço ainda eles querem que fazemos horas extras no final de semana as nossas pausa são 10 minutos sei que é pausa 15, é certo trabalharmos 9 horas na linha fazendo ligação manual e ainda fazermos duas pausas 10 e pra piorar não entrei dia 11/06 e até agora não devolveram minha carteira como devo agir....
Gisele Ferreira Cardoso - 11/06/2012 17:33
gostaria de saber se posso trabalhar em dois empregos de operador de telemarketing?
Esmeralda - 10/06/2012 22:40
esmeraldasouza2010@hotmail.com
Concordo com tudo que o Caio disse. Não sei porque não tem fiscalização nessas empresas, as iregularidades chegam a ser uma piada.Muitos não aguentam um mês e sai , outros por necessidade ficam e aguentam todas as humilhações que existem por parte dos que se dizem superiores.
Caio - 10/06/2012 11:57
Caiotriunfo@gmail.com
Bom dia,  Trabalho na Axxxxxx, empresa a qual possui uma grande rotatividade por falta de organização, principalmente no que se diz a respeito de salário. Empresa que ministra a capacitação de seus funcionários sem assinar a carteira de trabalho e etc... Gostaria de poder falar tudo que passei, passo e vejo pessoas passarem a todo instante, porém a verdade não é bem vista, isso é um fato!  Só gostaria que intensificassem as fiscalizações nesses tipos de empresas  aonde os funcionários são tratados de qualquer forma, muitas das vezes sofrendo excessos por parte dos empregadores e gestores hierárquicos. Espero que providências sejam tomadas pois esse segmento fala tanto em leis, mas na verdade leis que só eles tem conhecimento. Trabalhadores, façam valer seus direitos, aliás levamos muito tempo para adquirimos para simplesmente entregarmos nas mãos dos hipócritas!
Edjane Maria Dos Santos - 03/06/2012 11:29
Assunto resumido, de fácil entendimento. Gostei muito. Desde já obrigada.
filipe - 05/05/2012 20:30
muito bom
Isa - 25/04/2012 19:14
Na empresa onde trabalho a nossa escala é 6x1, assim não trabalhamos domingo, mas nesse feriado dia 01/05 a empresa quer eu todos trabalhem e se alguém faltar sera descontado 4 dias de trabalho, é justo isso ? quando fomos contratos deixaram bem claro que não trabalhamos feriado!!! Por favor me ajudem... Pois na operação não sabemos o que fazer.
Esmeralda - 24/04/2012 18:36
esmeraldasouza2010@hotmail.com
Boa tarde ! trabalho na empresa contax, e varias vezes durante o mês fico com atrasos por causa dos muito defeitos nas maquinas o sistema demoram a abrir e a logar. Não acho certo descontarem do meu salário se a culpa não é minha.
ana - 19/04/2012 17:34
izabel970@hotmail.com
Boa tarde! trabalho na empresa contax e gostaria de saber se e correto eles alterarem o nosso horario a mais de 4h de diferença.ex. trabalho de 07:40 h as 14:00 mudaram o horario para 14:00 h as 20:20 h. pode ocorrer isto?
Darque - 18/04/2012 02:09
Pedi demissão da empresa almaviva em 22/03, e nada de minha rescisão: Quando será que ele vão me chamar pra resolver isso? O que que há com esta empresa? ta dificil calcular quanto eu devo a eles??
Catia Cristina - 11/04/2012 21:43
Boa noite.Trabalho na CONTAX, e gosraria de saber se é justo receber uma advertência escrita só porque uma colega entregou em minhas mãos uma blusa para que em me agasalhasse pois estava com início de amidalite e a sala que trabalho faz muito frio. A supervisora entendeu que estávamos fazendo comércio de roupas dentro da empresa e estava sendo tudo filmado o que prova o contrário. Segundo a mesma, as câmeras mostraram e por isso foi obrigada a me dar advertência escrita. Achei um absurdo e me neguei a assinar. O procedimento deles é que quando não assinamos outra pessoa pode assinar, ao meu ver isso é falsidade ideológica. Fiquei muito indignada pois trabalho há dois anos e cinco meses, sempre cumpri com minhas obrigações bato as metas e receber uma advertência por um motivo tão banal. Esta empresa é um sepulcro caiado. Só quem trabalha lá é quem sabe o que passa. Obrigada.
priscila - 03/04/2012 12:25
pitylinha_mg@hotmail.com
Olá Boa Tarde!! Trabalho na CONTAX Ce, e gostaria de saber a respeito de algumas coisas que estou indignada! Estrou trabalhando lá a 4anos na empresa e aos 2anos adiquiri tendinite no braço direito por conta da pressão da minha surpervisora para bater metas, depois entrei de inss, e desde então tenho problemas com meu braço que esta me impedindo de fazer minhas atividades de digitação.E agora estou com pânico de atender não concigo mais atender aos clientes pois eu "travo", fui monitorada e fui advertida e SUSPENSA por isso, eles não querem nem saber o que eu tenho só pensam nos clientes,e agora por conta disso não posso fazer seleção interna e eles não me colocam em outra função sem ser o de tele-operador!! por favor me ajudem!!!!!!!!!! :D
Jucineia - 31/03/2012 11:31
Bom dia, Trabalho na empresa Contax, e então faltei mas tinha atestado, mas infelizmente perdi o prazo para entregar no ambulatório e depois eles não aceitaram mais, então levei suspensão de dois dias da minha supervisora devido a isso. Mas nunca tinha levado nem advertência e ela veio logo com a suspensão. Gostaria de saber se é correto?
Elaine de Mattos - 24/03/2012 22:07
Boa noite! Trabalho na Atento e gostaria de esclarecer uma dúvida: Quando participei do processo seletivo, informei a minha disponibilidade de horário, passei em todas as etapas, fiz o treinamento com suas respectivas provas e fui aprovada em todas... Tenho uma filha de 2 anos e não posso desprogramar o meu horário. Dia 19/03/12 começei na operação e simplismente, o setor de planejamento alteração o meu horário para mais tarde, sem me comunicar. Já solicitei a mudança de horário e o supervisor diz que ainda não tem uma posição. Por favor me diga como devo proceder, tem algum respaudo da NR17? Aguardo retorno urgente! Grata, Elaine Mattos
Ana Paula - 07/03/2012 22:03
Boa noite! Trabalho na empresa Atento e minha função é teleoperadora 3 utilizando serviços da vivo. Percebo que é necessário que todas empresas de telemarketing passe por uma sondagem no local expediente de trabalho. Sempre percebo no meu ambiente de trabalho, que por sinal, atento é a única empresa de telemarketing que não obtem do salário digno de um funcionário. Algumas situações ocorrem nma empresa: Problemas com maquinas, todo momento há troca de horário sem a devida preocupação se o funcionario tem outra atividade exercida, problemas de estresse ocasionado pelo mal planejamento de forma total da empresa.
claudia - 14/02/2012 10:56
claudia.sibiem@hotmail.com
Alterar tamanho da fonte: A+ | a- Este artigo será complementado com uma explanação completa da NR17 e dos Anexos I e II A CMQV está estruturando esse compêndio para auxiliar a todos no combate a essa terrível EPIDEMIA DO SÉCULO - A LER/DORT. O coordenador do nosso departamento de Ergonomia, engenheiro Osny está elaborando essa matéria com os demais memmbros da equipe. Aguarde! A NR-17 é uma norma que especifica quais são as condições mínimas de conforto físico e mental que uma empresa de telemakerting deve oferecer para não prejudicar a saúde do tele-operador. O governo se viu obrigado a criar a NR-17 à medida que os casos cada vez mais absurdos de abusos e assédio ao operador de telemarketing vinham à tona na sociedade. Como estes postos de trabalho precarizados são usados pelo governo como campanha de geração de empregos, a NR-17 foi uma tentativa do governo de dizer a sociedade que algo estava sendo feito. E para criá-la foi formada uma comissão pelo governo, empresas e sindicatos. A união desses 3 velhos amigos não podia dar em outra coisa. Quem saiu perdendo foi o operador. Pois apesar da NR-17 tratar de várias questões como monitoria das ligações, assédio moral, utilização de scripts de atendimento, pausas a lei ficou só no papel . Quer dizer ficou no papel a parte que nos beneficia, pois agora temos que trabalhar 20 minutos a mais por dia. Por isso apesar dos sindicatos de telemarketing tentarem enganar o tele-operador dizendo que a NR-17 é uma grande vitória, no nosso dia-a-dia estamos cientes que nada mudou. O nosso movimento reivindica que a NR-17 seja imediatamente cumprida pelas empresas, mas isso não é suficiente. É preciso que seja garantido um salário digno, que as empresas sejam impedidas de contratar e demitir a revelia e nossa jornada de trabalho seja reduzida. Fazemos um chamado a todos os operadores a se juntar em nosso movimento independente das empresas e do governo, pois só nossa união e mobilização é que poderá mudar esse quadro. Pegue e leia o texto completo na sessão de downloads. Reivindique seus direitos se a norma não estiver sendo cumprida!! Conheça alguns pontos mais importantes da NR-17: 5.2. O contingente de operadores deve ser dimensionado às demandas da produção no sentido de não gerar sobrecarga habitual ao trabalhador. 5.13. É vedada a utilização de métodos que causem assédio moral, medo ouconstrangimento, tais como: a) estímulo abusivo à competição entre trabalhadores ou grupos/equipes de trabalho; b) exigência de que os trabalhadores usem, de forma permanente ou temporária,adereços, acessórios, fantasias e vestimentas com o objetivo de punição, promoção epropaganda; c) exposição pública das avaliações de desempenho dos operadores. 5.14. Com a finalidade de reduzir o estresse dos operadores, devem ser minimizados os conflitos e ambigüidades de papéis nas tarefas a executar, estabelecendo-se claramenteas diretrizes quanto a ordens e instruções de diversos níveis hierárquicos, autonomia pararesolução de problemas, autorização para transferência de chamadas e consultas necessárias a colegas e supervisores.
Edivania - 14/02/2012 06:29
Gostaria de saber se e certo desempenhar dois serviços sendo registrada em apenas um. Ex:trabalho em uma seguradora com registro como op.de acionamento jr. e estou sendo convocada para além de acionar tambem atender recebendo apenas um salário.Por favor aguardo resposta no email. OBRIGADA
rosemary santos araujo - 13/02/2012 08:32
rosemary@cialimp.com.br
Bom dia Por favor uma informação: qual o melhor metodo indicado para registrar entrada , descanso e saida de funcionarios que abranga essa lei NR17?
Carlos - 11/02/2012 17:50
Eu trabalho na Almaviva do Brasil Juiz de Fora onde o pagamento de Horas Extras estão atrasados desde Dezembro. A empresa não dá a minima satisfação e os supervisores e gerentes fcam rindo da situação.
JAINE SANTOS - 07/02/2012 22:48
gelcaua@hotmail.com
OLÁ GENTE TUDO BEM?OLHA MEUS INDICADORES SAO EXCELENTES TRABALHO DAS 15:40 AS 22:00HRS MAS NAO ESTOU ACHANDO NINGUEM PARA OLHAR MEU FILHO NESSE HORARIO ELE TEM 1 ANO POREM QDO FUI FALAR SOBRE UMA MUDANCA DE HORARIO A RESPOSTA JA SABE NE NUM TEM COMO TO QUASE PEDINDO DEMISSAO SERA Q TEM ALGUM JEITO PRA ISSO???
JOANDRE - 07/02/2012 10:26
joandre-cost@hotmail.com
trabalho de operador de cobrança de 08:00 as 13:00 e 14:00 as 16:00 e dois sabado durante 01 mes de 08:00 as 11:00, alem disso nao fis exame admissional e ja com seis meses de trabalho com carteira assinada o que eu faço estou querendo sair e colocar na justiça. quai sao os beneficio que vou ter se fizer isso ?
JOANDRE - 07/02/2012 10:24
trabalho de operador de cobrança de 08:00 as 13:00 e 14:00 as 16:00 e dois sabado durante 01 mes de 08:00 as 11:00, alem disso nao fis exame admissional o que eu faço estou querendo sair e colocar na justiça. quai sao os beneficio que vou ter se fizer isso ?
isabela - 02/02/2012 22:21
hoje fui constrangida na frente dos meus colegas. a cordenadora me chamou pelo nome gritando comigo que chamou a atencao de todos .posso recorrer?
MARY PIMENTA - 25/01/2012 22:27
ROSELIFE78@YAHOO.COM.BR
OLA TRABALHO NA ATENTO RJ, E OCOREU UMA QUEDA DE ENERGIA E O CALL CENTER FICOU SEM AR CONDICIONADO DURANTE (UMA) HORA, O OPERADOR É OBRIGADO A ESTAR NO LOCAL NESSAS CONDIÇOES? EU CHEGUEI CEDO E E O LOCAL JA ESTA SEM AR. PROCUREI AUXILIO NO COORDENADOR E O SEGURANÇA DO TRABALHO E SO DIZIAM QUE ESTAVAM RESOLVENDO. ME AJUDEM
gilmir ortolon - 23/01/2012 22:17
sou do ministerio da saúde mas cedida ao sus.pode uma nova chefia mudar de turno o seu funcionario? sem consulta-lo?
Paulo - 21/01/2012 20:03
Gostaria de saber se a minha empresa pode ameaçar com escala pedagogica o usa da pausa pessoal eles informao que a nr17 deixa claro que esta pausa só pode ser usada para ir ao banheiro e para sair depois de ter uma ligação estressante e se for comprovado em cameras de seguranca ou por escuta de ligação que não foi por algum desses motivos serão advertidos e até suspensos ... nao encontrei na nr17 nada que informe isso.
Bianca - 11/01/2012 15:55
Boa tarde, Quando me candidatei em uma empresa de telemarketing coloquei a minha disponibilidade até um certo horário, fui contratada dentro desses requisitos, porém agora o meu gestor resolveu mudar meu horário ultrapassando 1:40 da minha disponibilidade o que me atrapalha nas atividades que eu tenho, a empresa estava ciente da minha disponibilidade se eu não me adequava ao perfil não me chamassem, quero saber, eles podem fazer isso sendo que deixei claro pra empresa meu período disponivel para trabalhar?! Até quando essas empresas vão explorar as pessoas achando que elas não tem conhecimento dos seus direitos?! Falei que iria até o DRT e o ministério público, meu gestor simplesmente me falor va olhar a NR 17?! Não vi nada nessa lei que respaude o que eles estão fazendo.
DESIREE - 10/01/2012 12:19
trabalho telemarketing ativo pro banco do brasil e o horario semanal e de 8:10 as 14:20 e no sabado 10:00 as 16:00 existe alguma regra pro sabado telemarketing ativo??
pamela camila da silva - 05/01/2012 09:11
pamela.bigbig@gmail.com
gostaria de saber uma duvida trabalho em telemarkentig na tivit e aki estao querendo impor horario para ir no banheiro e ir almocar por exemplo minha equipe que loga das 8 as 2:20 tem que tirar pausa descanso as 9:0 e lanche as 10:00 depois ficamos ate as 2:20 sem poder sair trabalhando direto dizem que esta na nr17 e verdade?
wellington - 02/01/2012 22:49
trabalho na area de call center,nao trabalhei no dia 01/01/2012 pois foi feriado,a informaçao que eu tenho e que eu vou levar uma suspençao de 3 dias,isso e certo??pois nem senha eu tenho para o sistema,nem os clientes estou atendendo,e vai ser descontado 4 dias no meu salario.aguardo infmaçao,obrigado pela ajuda. Grato pelo e mail Defendam seus direitos Osny T Orselli
Marcelo - 02/01/2012 18:17
Trabalho numa empresa de call center chamada Almaviva do Brasil e eles nunca respeitaram a NR17 e acho que eles nem sabem o que é isso! Cadeiras quebradas não pagam o VR já se passaram 1 mes e so pagaram pela primeira quinzena do mes de janeiro de 2012 e o retroativo falam que vão pagar somente no quinto dia util de janeiro então fiquei passando fome e sem o vr durante 15 dias de dezembro Grato pelo e mail Este tipo de e mail está ficando repetitivo! Vs precisam acionar o Ministério Público e o seu Sindicato. E sua CIPA ? Coragem Osny T Orselli
l.simões - 25/12/2011 20:07
mutoto@yahoo.com.br
as empresas e o governo são unidos para ir contra os direitos dos operadores de telemarketing e os usuarios de serviços de call center .pois a propria anatel avisa a empresa o dia de sua avaliação ( tempo q o cli fica na fila de espera) entao , a empresa sabendo disse manipula as lig,neste dia no horario da mediçao da anatel 90% das lig sao "derrubadas" antes de chegar ao atendimento e os 10% q chegam ,dao com sistema inoperante.sei disso,pois trabalhei nas 3 maiores empresas de call center de bh
DENISE - 22/12/2011 19:08
NÃO QUERO E NEM POSSO TRABALHAR 01/01,SE RECEBER ADVERTÊNCIA,NÃO ASSINAREI,TEM ALGUMA LEI QUE ME ´´COBRE´´.POR FAVOR ME ENVIEM UM E-MAIL.
lennon - 20/12/2011 10:30
Trabalho numa empresa de call center que não oferece descanso para os pés nem para o pulso. Sem contar os valores errados que eles pagam. Uma vergonha essa ALMA VIVA DO BRASIL aqui em Juiz de Fora Acione seu Sindicato, denunvie ao M P do Trabalho e faça um BO contra a empresa. É LEI FEDERAL Abraços Osny T Orselli
Denise Assis Fernandes - 18/12/2011 20:33
Gostaria de saber quanto seria o salario normal de um operador, horario de trabalho e se é certo trabalhar no natal e ano novo, obrigada Ola Denise Fica dificil sem saber detalhes Consulte seu Sindicato ( eles existem para isso ) e exija seus direitos Abraços Osny T Orselli
Antonio - 17/12/2011 20:58
Na Contax ce, no setor URC CITI e exigido que temos que ter no minimo 50 agendamentos, ou seja clientes que afirmam em pagar a fatura, no entanto ha aquele clima de tensao por que ha mais recados ou desconhecido, no feedback que é o momento de o supervisor avaliar seu trabalho parece uma ovelha indo ao matadouro, tem que sempre tirar nota 8,5 no minimo para ganhar alguma remuneracao é além do mais a ameaça de ser demitido é constante quem faz faculdede falam pense na sua faculdade para bater as metas até bo
Eumesma - 14/12/2011 10:57
O problema de vcs operadores, é que gostam muito de cobrar seus direitos e não cumprir seus deveres... Aí inventam o assédio moral... Pq será que ainda existe supervisor bobo que não aplica as regras de forma assertiva para tirar das centrais. Atrasar pode, estourar pausa pode, não bater meta, não atender, derrubar ligação, acessar programas indevidos... A maioria só ve direitos... deveres que é bom NADA!
MARCIA - 07/12/2011 21:34
HOJE MEU SUPERVISOR GRITOU NO MEIO DA OPERAÇÃO, PQ EU LOGUEI ONTEM ATRASADA 20 MINUTOS PQ NÃO TINHA MAQUINA EU ANOTEI O HORÁRIO E NÃO PG AFINAL EU ESTAVA NA OPERAÇÃO EM PÉ AGUARDEI A COLEGA DESLOGAR PARA QUE PUDESSE COMEÇAR MINHA JORNADA. ESSE SITE ME AJUDOU MT PQ ANOTEI O ARTIGO DA NR17 E VOU LEVAR PARA ELE SABER QUE EU CONHEÇO MEUS DIREITOS ELES PRECISAM APRENDER A LIDAR COM OS OPERADORES. PARABÉNS AOS RESPONSAVEIS PELO SITE.
sandra silva moraes - 29/11/2011 16:07
sandrasil11@hotmail.com
muito bom!é nosso direito
robson - 23/11/2011 08:19
As empresas existem por causa do colaborador ou o colaborador existe por causa da empresa? Ou ela é um fim em si mesmo? Onde alimenta-se cada vez mais a competiçâo predatória entre elas onde o empregado, a essencia da empresa fica no meio recebendo todo tipo de pressão e indignação, pois o consumidor quer comprar , usufruir,mas o trabalhador precisa de um minímo de dignidade começando pelo respeito como ser humano e não uma máquina, recebendo às vezes maus tratro, inapropriação egornômica, assédio, e claro, seu humilde e digno e incoerente sálario, após trinta dias de trabalho para sustentar sua família. "A violência é uma questão de poder. As pessoas se tornam violentas quando se sentem impotentes." ( Andrew Schneider )
DIMAS SOARES DO AMARAL - 06/11/2011 15:35
DIMASCLONE1505@HOTMAIL.COM
muito bom.
daniela - 05/11/2011 14:03
daniwarlei1234567@yahoo.com.br
Foi realizado por estudantes do curso Técnico de Segurança do Trabalho um trabalho ergonômico em empresa de telemarketing,onde ficou vísivel que não há apoio para os pés para todos os funcionários. O responsável,junto com os entrevistados alegaram que o apoio proprio para exercer tal função só é permitido para pessoas com até 1,60 metros de altura , gostaria de saber porque existe este termo,sendo que na empresa existe um Técnico de Segurança junto com engenheiro???????????/ Ola Daniela Grato A Lei é clara! Nos sites da www.cmqv.org e www.mundoergonomia.com.br os anexos I e II da NR 17, duas atividades muito mal tratadas ( check outs e Tele marketing ) estão linkadas, cada item , cada paragrafo comentado e com fotos que eu mesmo escrevi. Osny Telles Orselli
marta pereira - 27/10/2011 13:08
marta_silva2859@hotmail.com
interessante mais nao tanto objetivo porem acho muitos deveriam ter acesso a isso
Felipe - 26/10/2011 10:08
felipe_toc100@hotmail.com
Olá!Trabalho numa empresa de callcenter e gostaria de saber referente nossas monitorias.O supervisor tem a obrigaçao de avizar o operador quando tiver monitorando?Orbigado!
maria do carmo - 21/10/2011 10:20
Trabalo na empresa atento do Brasil, e poço lhes garantir que a metade destas leis não são cumprida pela empresa fora as pessimas condições de manutenção e de higiene no local tudo deles é com ameaça de adivertencia, supenção e de ser mandado embora por justa causa ou se quizer sair que pessamos a nossa conta eles vivem tentando nos entimidar nós entramos para prestar serviço pois sou do recepitivel mas somos obrigados a oferecer produtos e até ligar nas casas dos clientes para oferecer e somos sempre monitorados pelo supervisor pelo monitor de qualidade de vendas epor mais duas diferentes estamos sempre tendo nossa atençao sendo chamada e por favor vcs podem me responder por email uma resposta do que eu irei pergunta,uma pessoa afastada do serviço por auxilio doença regressando ao serviço ela pode ser mandada embora ou tem estabilidade de emprego e é verdade que não podemos mais trabalhar nos finais de semana ?por hoje é só tenham um otimo final dse semana. Ola Maria do Carmo Grato peloo e mail. Tudo depende e é claro, uma boa conversa com a CIPA de Vs, com o seu Sibndicato vai ajudar e muito. Abraços Osny T Orselli
Karen Xavier - 19/10/2011 13:44
Oi trabalho na tivit 6x1 porem tenho que vir nos feriados em que estou escala, quero saber se sou mesmo obrigada a trabalhar nos feriados, pois não faço questão da hora extra porem se eu falto eles descontam o dia e o dsr. E quero saber também se caso eu faltar no meio da semana como terça, quarta ou quinta se eles podem descontar o meu dia de serviço e o meu dsr, pois eles descontaram 2 dias quando eu faltei na quarta feira, e algumas pessoas falam que eles podem descontar outras falam que não e eu ainda não consegui achar a informação correta me ajudem por favor...
Tarcisiano de Sousa - 17/10/2011 15:52
ciano100_ss@hotmail.com.br
Pouco se conhece sobre esse tema mais que faz parte do no nosso dia a dia.
Michele dos SAntos - 09/10/2011 16:07
Oi. trabalho como call center (receptivo) mas ganho como representante de atendimento..não posso usar a pausa banheiro..pois meu supervisor não autoriza diz que se eu usar levo advertencia pois as unicas pausas que posso usar é descanso e lanche..levei advertencia pois sai 24 mint antes do meu horario.se ficarmos 5,10,15,20 qté 29 mint depois não nos paga como hora extra..quando saimos 1 minto antes que seja da como saida antecipada e descontam do pagamento..sem contar que nos obrigam a oferta planos e serviço para cliente durante o atendimento..que valem como metas..quando a anatel vai monitorar retiram os pacotinho de oferta..isso esta certo..tenho direitos quanto a esses assunto..me responda por favor por email... Ola Michele Grato pelo seu e mail Como pode notar dos e mails de seus colegas, sua queixa é similar Denuncie, acione sua CIPA, acione seu Sindicato. Acione o MP. Atenciosamente Osny Telles Orselli
Acione - 06/10/2011 00:05
Gostaria de saber se o desconte de etouro de pausas "10 e 20" fazem parte de uma das clausulas da nr 17? Por favor me esclareçam essa duvida , obrigado. Acione: Neste mundo aprenda uma coisa: Tudo depende. Posso cortar uma árvore? Depende ( já imaginou se ela vai cair e matar gente...) Assim é o estouro de horas. Depende: Quanto tempo? Houve má fé do associado, do empregado? Houve má fé do patrão? Mas Vocês devem consultar a sua CIPA e seu Sindicato e devem sempre colocar questões, com calma, sem stress, sem ansiedade. Abraços Osny Telles Orselli
Scarlat - 05/10/2011 23:29
Os gestores de call center podem aplicar feedback no meio da operação? pois as vezes constrigem os operadores pois a alguns que não sabem falar direito com o operadro vindo a ser arrogante tem operador que até chora na hora do fadback Vejam que algumas ações nada tem a ver com a NR 17 em si. Ergonomia é a ciência do conforto. Mas pode ser levada por este caminho. Mesmo sem ser um Call Center, assédios morais não podem ser feitos. Reclamem com o Sindicato. Reclamem com a sua CIPA. Osny Telles Orselli
suamy - 26/09/2011 10:37
as cadeiras da empresa elsys sao todo quebrada com posso ajuda essa empresa? Suamy: peça para eles entrarem em contato com a Mundo Ergonomia, vendas@mundoergonomia.com.br ou tel 12 3953 50 15 que eles resolvem Grato Osny Telles Orselli
samuel jhonathan - 22/09/2011 20:07
samueljhonathansouza@yahoo.com.br
quero saber se os supervisorem fique controlando pausa banheiro e perguntando oque voce estava fazendo no banheiro eu acho que isso e particular de cada um. Ola Samuel É verdade! Pode ser considerado até assédio! Não aceite, reclame e denuncie! Osny T Orselli
maria alice-rj - 14/09/2011 16:16
gostaria de saber se sou obrigada a trabalhar no feriado e no caso de falta,posso ser advertida por isso?sou operadora de telemarketing da contax e venho sofrendo tanto ameaças de demissão por justa causa quanto sendo alvo de perseguição pela minha supervisora,e isso está interferindo em meu desempenho profissional tanto é que tenho pensado em pedir demissão ou levar a empresa pra justiça por causa dessa supervisora,tem alguma lei que posso me respaudar sobre essa perseguição?por favor me ajudem Ola Mary Grato Tudo depende do que V. está combinando. Tem gente que trabalho de noite, feriados até na noite de Natal. Depende do que foi combinado. Na dúvida, pergunte ao seu sindicato. Abraços Osny Telles Orselli
luizza - 07/09/2011 16:47
a lei na empresa CONTAX nao esta sendo comprida o que podemos fazer pra lei ser comprida neste callcenter.as 6e 20 estao la o que faremos Ola Luizza. Recomendamos sempre acionar seu sindicato a fim de dialogar com a empresa. Abraços Osny Telles Orselli
Silvia Xavier de Barros - 18/08/2011 09:25
silvia_xb@hotmail.com
Eu partcularmente, tenho visto que esta norma é bem legal no papel, mas a realidade dos fatos é outra completamente diferente, pois tem operadores que adquirem até a a famosa LER- lesões por esforços repetitivo. Cara Silvia: V tem razão. Leis são feitas e devem ser cumpridas, fiscalizadas e COBRADAS. Os sindicatos têm papel fundamental pois são eles que cobram o Governo e as empresas de um lado para aumentar a fiscalização e de outro para reclamar, denuncias quem não as cumpra. Abraços Osny Telles Orselli
felipe silva técnico em segurança do trabalho - 12/08/2011 22:05
felipe_felipe_lipe@yahoo.com.br
Achei interesante é gostaria de ser informado sobre novos conhecimentos e implementações tanto em documentalção como tecnicas e procedimentos que estejam chegando no mercado de trabalho relacionado a segurança!!!... Felipe silva: Técnico em segurança do trabalho rio de janeiro. Caro Felipe: Ao se cadastrar nas News Letter da www.cmqv.org V vai receber as novidades que V pede. Entre no Portal e se cadastre Abraços Osny Telles Orselli
edna balestro - 05/08/2011 09:20
acho importante informações sobre as leis,podendo assim os operadores renvidicar seus direitos
gersica - 27/07/2011 11:54
gelserva@gmail.com
gostei muito desse assunto continue assim estão de parabéns.
leticia de oliveira macedo - 10/07/2011 22:17
oliveiramacedo.leticia4@gmail.com
10/07/2011 Gostaria que a nr 17 fosse publicados em todos os sites pois os tele-opredore nao sabe de todos os seu direitos e sao punidos por coisas banais dentro da empresa
ronaldo dos santos pereira - 26/04/2011 14:35
eu não trabalhar no feriado de 21,e 22 e sabado na quinta e sexta foi feriado e no sabado não foi feriado só que nunca havia tomado uma suspenssão antes e nem advertido de tal gostaria de saber se esta correto?? como devo proceder Me parece normal pois Sábado não foi feriado O que aconteceu em muitas emrpesas é a compensar o Sábado com outro dia ou horas extras. Na dúvida, ,consulte sempre o Sindicato que foi criado e existe para estas coisas dentre outras Osny Telles Orselli
barbara da silva barboza - 22/04/2011 10:04
GOSTARIA DE RECEBER ESTA LEI. Está disponível no site do MTE
graziela flores - 16/03/2011 13:01
Boa tarde,na segunda-feira do carnaval eu nao fui trabalhar e nao levei atestado,minha chefe me deu advertencia de 2 dias de quarta e quinta,fiquei esses 2 dias em casa isso ta certo?
VALDECI ARAUJO - 20/02/2011 10:25
Os estimulos devem ser espontaneos partindo do funcionario sem exigencia e punição .
maria - 06/02/2011 02:38
Bom dia!Sou operadora de telemarketing e gostaria de saber se é obrigatorio trabalhar ao sábado?Porque durante 5 dias na semanas eu trabalho 6horas.Sendo que a empresa não trabalha ao sábado por motivo religioso.A empresa pode cobrar essa carga horaria de 6 horas a mais durante 5 dias na semanas.Por favor preciso ficar esclarecida. Pode sim. Quando V vai a um shopping ou hospital num Domingo, não é a mesma coisa? Abraços Osny T Orselli
maria - 06/02/2011 01:30
Bom dia!Sou operadora de telemarketing e gostaria de saber se é obrigatorio trabalhar ao sábado?Porque durante 5 dias na semanas eu trabalho 6horas.Sendo que a empresa não trabalha ao sábado por motivo religioso.A empresa pode cobrar essa carga horaria de 6 horas a mais durante 5 dias na semanas.Por favor preciso ficar esclarecida
natanael rodrigues de oliveira - 16/01/2011 12:17
natan16@bol.com.br
Boa Tarde Prezados, estou com uma duvida enorme,pois sou estudante de Direito,estou no 2º semstre e ainda não tenho aula de Direito trabalhista ,trabalho a 9 meses em um call center, fui promovido quando completei 2 meses de empresa,ou seja, trabalho a 6 meses como agente de marketing porem não tenho este registro em carteira e sim estou com registro da função anterior e referente ao salário continuo recebendo o que esta na carteira lembrando que com a função anterior e para chegar ao salario do novo cargo que estou a empresa lança como variavel ou bonus,gostaria de saber onde posso achar dentro da clt( consolidaçãodas leis trabalhista) ? Grato Att, Natanael Rodrigues .
Mauricio!!!! - 12/11/2010 23:36
winys_rockman@hotmail.com
Quem trabalha realmente como operador sabe que essa lei só ficou mesmo no papel...as empresas cada vez mais piores...onde eu tou por exemplo...nem lugar pra trabalhar tem.. Temos que lutar por melhores condições de trabalho e saário digno...(até poque tem produto por ai que dá "DOCE" como bonificação...e isso é simplesmente ridículo.) e o pior de tudo é que as empresas compram o silêncio do sinicato pra não estourar nenhuma greve...fazendo você dizer que a empresa é boa...e que na verdade é uma merda.... é isso pessoal... quem tiver comigo só mandar um email. vamos fazer um sindicato decente. o/
marly - 04/11/2010 09:39
marlycatrocho@hotmail.com
Bom Dia! POR FAVOR PRECISO DE UM ESCLARECIMENTO, FALTEI NA SEGUNDA FEIRA DESTE ULTIMO FERIADO POR MOTIVOS PARTICULARES NA QUARTA FEIRA O COORDENADOR COM AMEAÇAS DE MANDAR EMBORA POR JUSTA CAUSA, E COM AGRESSAO VERBAL FALÇANDO Q IAMOS SAIR DE LA PELAS PORTAS DO FUNDO, ISSO P TIVEMOS ESTA FALTA APÓS O FERIADO, E APLICARAM UMA SUSPENSÃO DE 3 DIAS. ISTO E CORRETO.
Lucinéia Araújo - 31/10/2010 11:59
Oi, sou operadora de telemarketing, (receptivo) há 7 meses, e tenho muita pressão do meu supervisor para vender, onde trabalho só mandam embora por justa causa e quando ele quer demitir algum funcionario eles ficam fazendo pressão psicologica para nós pedir as contas. Nesse caso o que devemos fazer?
CASSIA - 13/10/2010 18:22
FLOR_LUZ@YAHOO.COM.BR
GOSTARIA DE SABER QUAIS OS CRITERIOS PARA SEREM APLICADAS ADVERTENCIA E SUSPENCOES!! POIS LEVEI TREZ ADVERTENCIAS ESCRITAS POR ATRASO, E A POUCO TEMPO PRECISEI FALTAR POR MOTIVO PESSOAL,E FUI COMUNICADA PELO MEU SUPERVISOR QUE SE HOUVER OUTRA FALTA VOU LEVAR UMA SUSPENCAO. GOSTARIA DE SABER SE ISSO E LEGAL, E QUAIS OS CASOS PARA SEREM APLICADAS SUSPENCOES!! OBRIGADA. CASSIA. Ola Cassia: Grato pelo e mail Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Ergonomista e sempre fui contra constrangimentos de associados. Obvio que devemos descartar os abusos. No seu caso, deve haver um regimento e normas internas que não devem ultrapassar às Leis Trabalhistas. Recebo muitas reclamações do seu tipo e sempre digo que o seu sindicato deve ser chamado e precisa ser mais forte. Vocês deveriam procurar constituir um Sindicato que defenda seus direitos Abraços Osny Telles Orselli
cassia - 13/10/2010 18:16
flor_luz@yahoo.com.br
É UM ABSURDO O QUE NOS OPERADORES DE TELEMARKETING TEMOS QUE PASSAR!!!! ALEM DO TRABALHO SER ESTRESSANTE,AINDA ASSIM TEMOS QUE VIVER SEMPRE SOBRE AMEACAS PSICOLOGICAS,CAUSADAS PELA ADVERTENCIAS ATRAZOS DE PAUSAS SUBHUMANAS DUAIS DE 10 MINUTOS E UMA DE 20 MINUTOS. QUANDO PRECISAMOS POR ALGUM MOTIVO PESSOAL,ESTA AUSENTE DO LOCAL DE TRABALHO, SOMOS PUNIDOS SEVERAMENTE,E PERSEGUIDOS!!! SEM CONTAR QUE A EMPRESA NAO RESPEITA SEUS FUNCIONARIOS FAZEM DESCONTOS ABUSIVOS EM NOSSOS CONTRACHEQUE, NO TIKET ALIMENTACAO, ESTE QUANDO POR MOTIVO DE DOENCA,COLOCAMOS ATESTADO,Q NAO DESCONTOS O DIA DE TRAB.EM NOSSOS SALARIOS. O TRABALHO DE TELEMARKETING E REALMENTE CONTRANGEDOR,DESREISPETOSO, COVARDE,POIS ACHAM QUE SOMOS BURROS,LEIGOS,IGNORANTES QUE MUITOS DE NOS DESCONHECEMOS NOSSOS DIREITOS. AINDA ASSIM SOMOS OBRIGADOS A NOS FILIAR NUM SINDICATO,NAO TEMOS O DIREITO DE OPTAR POR QUAL SINDICATO QUEREMOS, ANUALMENTE E COBRADO UMA TAXA DE R$ 17,00 REAIS DESCONTADO TAMBEM DE NOSSO CONTRACHEQUE. SINDICATO ESTE QUE NAO SE INTERESSA EM RECORRER PELOS NOSSOS DIREITOS. COMO PODE SER CITADO UM SINDICATO QUE PROMOVEU UMA GREVE,POIS DIZIAM ELES QUE A EMPRESA SE RECUSAVA EM REPASSAR NOSSA PL (PARTICIPACAO NOS LUCROS) FOI IMFORMADO ENTAO PARA NOS TRABALHOS QUE O DIA DA GREVE NAO SERA DESCONTADO. SABEMOS QUE A PRATICA DE SE FAZER GREVE PARA REIVINDICAR NOSSOS DIREITOS E LEGAL( ESTA ESCRITO NA CONSTITUICAO FEDERAL) MAS MESMO ASSIM FOI DESCONTADO, NAO SO O DIA COMO TAMBEM O DSR(QUANDO A FALTA SE DAR DIAS ANTERIORES AOS FINS DE SEMANAS E FERIADOS) E AI CADE O SINDICATO?? E POR ISSO QUE HA UMA GRANDE INSATISFACAO DO TRABALHADORES DESSA AREA. SEM CONTAR QUE ELES PROCURAM USAR DE TODAS AS TATICAS PARA DEMITIR SEU TRABALHADORES POR JUSTA CAUSA, PARA NAO PAGAR O TEMPO... NOSSOS DIREITOS, NOSSA PARTICIPACAO DURANTE TODO ESTE TEMPO! E OS NOSSOS SUPERIORES EXERCEM SEU PODER INTIMIDATIVO PERANTE NOS!! ESPERO QUE TODOS AQUELES INSATISFEITOS MAS Q PRECISAM ESTA ALI, APROVEITEM ESTE ESPACO E DESABAFEM!
cacilda castro - 10/10/2010 00:07
cacildarozana@hotmail.com
NOS operadores somos cade vez mais explorados e obrigados a viver no limite com 6 e 20 de pressão!temos que nos unir e revindicar melhores condições,pois nosso trabalho é muito importante para o mundo e não somos reconhecidos.as grandes empresas só nos exploram cada vez mais!
Renato Siqueira dos Santos - 06/10/2010 11:12
renatostarcred1@hotmail.com
Sou Renato operador de telemarketing receptivo aproximadamente há dois anos. Eu nao estou mais aguentando trabalhar nesta empresa, Pois conversei com o meu Supervisor para ele me mandar embora, ele me falou que a regra da empresa é mandar o funcionario por justa causa ou pedir as contas por expontanea vontadee mais ouvi falar que ela não faz acordo ( quebra de contrato). Pois eu não concordo com isso , pois tenho aproximadamente dois anos de empresa e isso é um abuso ao trabalhador de telemarketing . Pois o que faço para que consiga sair com meus direitos trabalhistas
FAUSTO SANTOS - 24/09/2010 15:48
dpessoal@melimcontabilidade.com.br
Gostaria de saber com o CNAE 14 13-4-01 A QUAL NR pertenso ?
fafá - 24/09/2010 14:54
flavinhabneves@hotmail.com
muito bom
Joao Psibelsky - 21/08/2010 16:49
Sou representante de atendimento a pouco mais de 7 mesês e estou interessado em saber mais sobre a norma NR17 e os direitos que tenho como operador de Telemarketing, claro que encontrei algumas informações na internet mas gostaria de poder conversas com alguem com mais experiencia nesse ramo. Desde de já agradeço a atenção
rosangela ap doa santos reis - 19/08/2010 17:11
rosangelareis31@hotmail.com
achei muito útil essa informação pois estou iniciando no telemarkerting agora e não tenho muita noção dos direito dos tele operadores,gostária de ficar mais informada sobre isso,pois ainda estou em fase de treinamento mais amanhã ese assunto vai ser descutido,confesso que ainda estou me sentindo meio perdida.
Lucas - 12/08/2010 01:27
lucas_dickinson1@hotmail.com
Boa noite. Eu sou operador de telemerketing e estou terminando ocurso de segurança do trabalho,especificamente quanto a salario e a pressão no trabalho não é tão grande devido ao segmento da empresa e de não ser terceirizado o serviço.A norma só fez aumnetar a carga horária de serviço,porque mesmo onde trabalho falta alguns recursos para minimizar as doemças ocupaconais.Porém o maior problema não é a norma não ser cumprida pelas empresas é nós não fazemos vale-la e não a conhecermos.Pois as empresas tem a obrigação de nos informar dos riscos inerentes a profissão.E se nós não tivermos a condição ideal de serviço,também temos o direito de nos negarmos a fazê-lo e denunciar para o ministério do trabalho.O que devemos é buscar em conjunto nossos direitos e começar a denunciar as práticas abusivas das empresas. Ola Lucas As normas e Leis são avanço e podem e dem ser aperfeiçoadas Vopu le mandar para o seu e mail, a norma comentada e com fotos, item a item Abraços Osny Orselli
Elizangela - 22/07/2010 09:12
elizangelaguedes1@hotmail.com
Eu trabalava numa empresa e fui demitida apos reclamar com a minha supervisora sobre uma pausa que ultrapassei e outra supervisora me chamou atenção na frente de todos, porem tenho copia dos e-mails que mandei pra minha supervisora e varias outras fotos de TMA na tela pop-ups com a frase " agilize o atendimento" varias vezes por hora esses pop-up são enviados. Essa empresa não cumpre nenhuma norma da NR-17, a nossas pausas é uma de 5 minutos e outra de 20 minutos, não temos pausas para banheiro, só podemos tirar pausas quandos eles autorizam. E varias outros abusos. O que posso fazer mesmo depois de ter saido? Posso conseguir alguma coisa na justiça por eles terem durante 1 ano e 5 meses me feito passar por isso? Cara Elizangela: Grato pelo seu e mail Certamente que V pode e deve assegurar seus direitos e seu Sindicato deve e pode ajudar. Se você não cobrar, outros colegas sofrerão e este Brasil continuará impune. Abraços Osny T Orselli
tatiana barbosa - 01/07/2010 12:52
Tatiana.fabiao@gmail.com
Na empresa onde trabalho , fui suspenssa e coagida a pedir demissao e tambem advertida para uma possivel justa causa , pela 2 falta injustificada que tive isso e legal .
rosangela moraes - 28/06/2010 13:46
na empresa que eu trabalho tem suprvisor assinando folha de ponto com o nome do funcionario//isso nao e legal//e colocando pisicologico no funcionario//se reclamar muito da proxima vez iria atrasar a folha de ponta par que ela ressebesse o pgamento bem depois do dia correto//se estoutar pausas leva advertencia nao segunda advertencia leva justa causa//ate onde eu sei isso nao existe//e pessoas assim nao sao profissionais Ola Rosângela. Grato pelo e mail. Veja comentários já postados. Denuncie ao MP do Trabalho e ao seu sindicato. Abraços Osny T Orselli
Alexandra - 21/06/2010 09:53
Ola Bom dia, Gostaria de uma informação. Sou operador de telemarketing e ja dei diversos atestados de dores na costa e nos braços devido a problemas de postura. Só que o problema de postura são: as mesas que ficam os computadores não regulam de altura e ficam muito baixas. Eu tenho 1,85m e fico toda torta nestas p. as. O que devo fazer? desde ja grata. Izabel: Foi por isso que há uma LEI FEDERAL que obriga os TA s a se adequarem incluisive com mesas de altura regulável. Mandei para o seu e mail a NORMA completa comentada com fotos e treimnamentos, passa a passo para Você conhecer, denunciar ao Sindicato e o mais recomendável, explicar à Empresa com calma as vantagens para se adequar à Lei.
JONNY SIQUEIRA SPATINI - 19/06/2010 11:16
BOM DIA , EU TRABALHO EM UMA EMPRESA DE TELEMARKETING Á 2 ANOS,PORÉM ESSA EMPRESA NÃO SEGUE AS NORMAS DA NR-17,GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA,ONTEM DIA 17/6/2010 EU FUI ADVERTIDO PELA MINHA SUPERVISORA DIANTE DA OPREÇÃO TODA,SÓ POR QUE NO FINAL DO DIA MINHA PAUSA BANHEIRO ESTAVA SOMANDO 16 MINUTOS EM 6 HORAS DE TABALHO QUE SERIA MINHA JORNADA DE TRABALHO DIÁRIO,A MESMA ALEGOU QUE EU TENHO QUE FAZER NO MAXIMO 10 MINUTOS DE PAUSA BANHEIRO POR DIA,INCLUSIVE ELA DISSE QUE PELA NR-17 A PAUSA BANHEIRO DEVE SER DE 10 MINUTOS POR DIA,SEM FALAR QUE AINDA A EMPRESA NAP ADERIU AS NORMAS NA NR-17.ENTRETANTO GOSTARIA DE SABER QUAL É A VERDADE,PORÉM ESTOU DECIDIDO IR ATRÁS DA VERDADE E DOS MEUS DIREITOS,POREM SER CONSTRANGIDO DIANTE DE UMA OPERÇÃO DE 20 PESSOAS SÓ POR QUE FIZ UMA PAUSA DE 16 MINUTOS NINGUÉM MERECE.DESDE JÁ GARADEÇO Á ATENÇÃO.
SILVIA - 11/05/2010 12:41
AVAGOS@BOL.COM.BR
QUAL É A META EXATA QUE CADA CALL CENTER TEM ESTIPULAR AO OPERADOR? TRABALHO EM UM CALL CENTER QUE A META ESTIPULADA CORRESPONDE A 5:20 DE TEMPO FALADO,SENDO QUE TEM OPERADOR QUE NÃO FAZ TODAS AS PAUSAS PARA ATINGIR O TEMPO E ALGUNS NEM FAZEM AS BENDITAS(LÓGICO QUE A ESCOLHA É DELES) MAS EU ACHO UM ABSURDO,POIS ISTO ESTIMULA MAIS AINDA O AUMENTO DAS METAS PELA EMPRESA E FERRA C/ OPERADOR!!ISTO É CERTO? OBIGADO!!!
MATILDE OLIVEIRA - 06/05/2010 10:47
sou operadora de telemarketing acho um absurdo nosso salario e também ter que trabalhar ao domingos é um estresse danado acho que deveriam rever essa escala de 6/1 ou vamos acabar ficando loucos não temos incentivos nenhum .
Iris Elizeu da Silva - 07/04/2010 11:15
iri_6_elizeu@hotmail.com
A NR17 devia ser mais ampla, mais explicativa. Afim de que todos a entendesse. Concordo totalmente. Vamos tentar para o fim do mês, já está quase pronta, a NR 17 e seus novos anexos totalmente comentada em detalhes. Vamos colocar aberto no site Abraços Osny Telles Orselli
vanessa andrade - 30/03/2010 12:04
vanessinha.a.santos@gmail.com
Bom dia!! Bom ando sofrendo constrangimento na empresa aonde trabalho de call Center a 1 ano e 5 meses. Vou falar alguns dos casos que andam acontecendo comigo.. 1- Tive conjutivite e peguei atestado no clínico geral do SUS, a médica da empresa invalidou meu atestado alegando que eu tinha que ter ido em um oftalmologista, porém o oftalmologista pelo convenio tenho que pagar por consulta e fica muito longe da minha residência.fiquei com falta 2- por eu não esta fazendo muitas promessas de pagamento, a coordenadora da operação ordenou eu sentar longe de todos da minha equipe, estou isolada de todos, em um lugar aonde o ar condicionado fica em uma temperatura muito frio aonde esta ocasionando o agravamento da minha rinite e já me causou sinuzite também. 3- Eu estou recebendo advertências por segurar a linha dos clientes e até suspensão, a segunda suspensão que eles me deram foi por causa de 2 ligações, uma por segurar a linha do clientes por 19 segundos e a outra por 36 segundos,mesmo eu alegando que o sistema travou e os computadores são lentos, não teve argumentos,peguei 2 dias de suspensão. 4- Ando tendo problemas graves com meu supervisor, ele me agride verbalmente(manda eu vazar da frente dele, fala que eu invento atestado, grita comigo...), se eu não concordo com ele, com a falta de respeito dele comigo, ele me desloga e manda eu ir pra casa, ele já disse eu bom e claro som para mim que não vai me mudar de equipe, que me quer na equipe dele porque eu não estou produzindo muito e vai fazer de tudo pra me dar justa causa. Bom eu preciso de ajuda, não sei o que fazer, porque to com medo de eles me darem justa causa e eu perde meu emprego e meus direitos.tenho uma gravação de uma conversa nossa, e ele diz o que falou porém inventa histórias de mim porque a coordenadora estava na conversa e ele não admite nada.as outras conversas não pude gravar porém andam me acusando de muitas coisas porque eu não estou produzindo para eles....o que devo fazer????
silvina da silva santana - 24/03/2010 10:59
Qual a carga horaria de um operador de telemarketing?Ele pode trabalhar um domingo sim e um domindo não?obrigado Grato pelo e mail Todas estas coisas e mjuito mais estão no Anexo II da NR 17 que é LEI FEDERAL . V pode acessar esta lei no site www.cmqv.org
vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv ANTONIO JORLEI - 02/03/2010 11:33
jorleinunes10@hotmail.com
ola Andrea,sou estudante de segurança no trabalho,li seu comentario e para começar você tera que ver o que esta no contrato que você asssinou,mas pelo que você disse que exesse uma função a qual não esta na sua carteira,isso é desvio de função e a sua jornada de trabalho tem que ser so de 6:00 horas por dia conforme a nr 17 item 5.3 incluindo as pausa de 15 minutos antes do serviço de acordo com artigo 384 da clt por prorrogar seu horario.Para resolver isso tera que arrecadar provas e fazer uma denucia no ministerio do trabalho ou uma denucia anônima, mais duvidas me envie um e-mail te responderei comprazer . Antonio jorlei
ANDREA SERIO - 26/02/2010 23:13
andrea_serio@ig.com.br
TRABALHO EM CALL CENTER E TENHO A MINHA CARTEIRA ASSINADA COMO ATENDENTE 1 E GANHO MENOS QUE UM SALARIO MINIMO r$ 442,00 E O MINIMO JÁ E 510,00. eLES DIZEM QUE COMO SOMOS RECEPTIVOS E SÓ TRABALHAMOS 6:10 NAO TEMOS DIREITO AO SALARIO MINIMO, POREM SEGUNDO A NR 17 VERIFIQUEI QUE ESTÁ ERRADO ESSA ESTORIA DE 6:10 MIN (SERIAM SÓ 6:00) E QUANTO AO SALÁRIO? UMA EMPRESA PODE PAGAR MENOS QUE UM MÍNIMO?E AGORA INVENTARAM QUE ALÉM DE ATENDERMOS O CLIENTE TEMOS QUE OFERECER UM PRODUTO E SE CONSEGUIRMOS VENDER GANHAREMOS COMISSAO PARA DESSA FORMA AUMENTAR O NOSSO SALARIO, POR FAVOR ENVIEM ATRAVES DE MEU E MAIL RESPOSTA TÁ? SEI QUE ESTAMOS SENDO LESADOS E MUITO, PORÉM NO MOMENTO AINDA PRECISO POR ISSO TENHO MEDO DE RECLAMAR AGORA, MAS SE NO DIA QUE FOR DEMITIDA PODEREI DENUNCIAR TODAS ESSAS IRREGULARIDADES? GRATA PELA ATENCAO
maria jose costa oliveira - 13/02/2010 09:49
Gostaria de saber um pouco mais sobre o telemarketing, pois pretendo montar uma agencia de telemarketing.
willian - 03/02/2010 15:49
will_olyvera@hotmail.com
Na BrasilCenter o funcionario é borigado a pedir conta pois a empresa não manda embora que precisa nem ser for por problema de saúde , na NR17 a pausa é de 20 minutos porem para quem almoça isso é um crime vc come rapido e prejudica a sua saúde pois não mastiga direito e tem que engoli a comida , fora que a diretoria espõe todos os problemas que são tratados de forma pessoais com eles isso nos ofende como pessoas , o que pode ser feito a esse respeito ? Procure a SECRETARIA REGINAL DO TRABALHO, explique o que está ocorrendo e, com certeza o assunto será devidamente resolvido.
vinicius - 06/01/2010 20:09
vinicius_2404@hotmail.com
A NR-17 é uma norma que especifica quais são as condições mínimas de conforto físico e mental que uma empresa de telemakerting deve oferecer para não prejudicar a saúde do tele-operador. O governo se viu obrigado a criar a NR-17 à medida que os casos cada vez mais absurdos de abusos e assédio ao operador de telemarketing vinham à tona na sociedade. Como estes postos de trabalho precarizados são usados pelo governo como campanha de geração de empregos, a NR-17 foi uma tentativa do governo de dizer a sociedade que algo estava sendo feito. E para criá-la foi formada uma comissão pelo governo, empresas e sindicatos. A união desses 3 velhos amigos não podia dar em outra coisa. Quem saiu perdendo foi o operador. Pois apesar da NR-17 tratar de várias questões como monitoria das ligações, assédio moral, utilização de scripts de atendimento, pausas a lei ficou só no papel . Quer dizer ficou no papel a parte que nos beneficia, pois agora temos que trabalhar 20 minutos a mais por dia. Por isso apesar dos sindicatos de telemarketing tentarem enganar o tele-operador dizendo que a NR-17 é uma grande vitória, no nosso dia-a-dia estamos cientes que nada mudou. O nosso movimento reivindica que a NR-17 seja imediatamente cumprida pelas empresas, mas isso não é suficiente. É preciso que seja garantido um salário digno, que as empresas sejam impedidas de contratar e demitir a revelia e nossa jornada de trabalho seja reduzida. Fazemos um chamado a todos os operadores a se juntar em nosso movimento independente das empresas e do governo, pois só nossa união e mobilização é que poderá mudar esse quadro. Pegue e leia o texto completo na sessão de downloads. Reivindique seus direitos se a norma não estiver sendo cumprida!! Conheça alguns pontos mais importantes da NR-17: 5.2. O contingente de operadores deve ser dimensionado às demandas da produção no sentido de não gerar sobrecarga habitual ao trabalhador. 5.13. É vedada a utilização de métodos que causem assédio moral, medo ouconstrangimento, tais como: a) estímulo abusivo à competição entre trabalhadores ou grupos/equipes de trabalho; b) exigência de que os trabalhadores usem, de forma permanente ou temporária,adereços, acessórios, fantasias e vestimentas com o objetivo de punição, promoção epropaganda; c) exposição pública das avaliações de desempenho dos operadores. 5.14. Com a finalidade de reduzir o estresse dos operadores, devem ser minimizados os conflitos e ambigüidades de papéis nas tarefas a executar, estabelecendo-se claramenteas diretrizes quanto a ordens e instruções de diversos níveis hierárquicos, autonomia pararesolução de problemas, autorização para transferência de chamadas e consultas necessárias a colegas e supervisores.
Sara - 09/12/2009 21:23
ju1li2ana@hotmail.com
Olá! Sou teleoperadora, e no meu contrato diz: A jornada de trabalhos são de 36 hs semanais, 180 mensais, cumprindo 8 hs diariamente repouso de 20 min. e 2 pausas de 10, nos termos II da nr17, e trabalhando 5 dias por semana. Sendo que estou trabalhando nos sábados e não recebo condução para ir ao sábado. O que devo fazer??? alguém pode me ajudar? O que faz o seu sindicato ? Só recebe as contribuições? Denuncie no Ministerio Público do Trabalho
aline - 03/12/2009 18:18
aline_lika10@yahoo.com.br
Bom, pelo que venho lendo, aqui e em outros fóruns, ficou entendido que a NR17 nada mais é, do que uma norma de que pra nada serve, pois não está acima da lei! Para tanto, porque a mesma foi criada, se não traz beneficios aos operadores e só ficam no papel. Aline Bom dia Ficamos felizes quando percebemos que pessoas que não são ligadas a área, começam a ler sobre o assunto, e sse deve ser o seu caso. Apenas, para que você possa entender mais, e, inclusive, saber fazer comentários em conformidade com realidades técnicas e legais, seria interessante fazer um curso como Técnico de Segurança, Tecnologo Ambiental, Engenharia de Segurança ou ainda, caso seja mais apropriado ao seu estilo psicográfico, um curso de direito, dessa forma irá entender a IMPORTÂNCIA, PARA QUE SERVE, QUAL O PODER, COMO SE APLICA, NÃO APENAS DA NR17, COMO DE TODAS AS NORMAS DO MINISTÉRIO DO TRABALHO: AS 33 NRs. Ficar no papel? Que papel? Você conhece a NR3? Cuidado com os " achistas" , deles “depende” a nossa INSUSTENTABILIDADE. att Célia Wada Célia, Acho que esqueci de dizer, mas sou sim da área, na qual trabalho há 1 ano e 2 meses... Bom, acho que não há quem possa fazer comentários em conformidade com a realidade, do que quem esta na área, não é?! E desculpe, mas não preciso fazer todos esses cursos para perceber que muitas coisas descritas na nr17 só ficam no "papel", isso significa que são discursos que muitas vezes ficam apenas na teoria a prática é extremamente outra! E a pergunta que fiz, foi porque pesquisei o que é a NR17, e encontrei muitos fóruns, nos quais haviam pessoas do próprio ministério do trabalho dizendo que a NR17 praticamente não valia nada, porque não é lei!
fabiana bezerra varjao santos - 26/11/2009 23:50
amei to terminando o meu curso e estou amando a area viu galera manda-me dicas obrigada....
FLAVIA ARAUJO - 25/10/2009 01:24
flavinhakisses@hotmail.com
Sou teleoperadora e trabalho no call center ja um ano, eu quero saber se o tele é obrigado ao fim de semana fazer um horario divergente do horario da semana e é permitido alterar 5 minutos para 6:25?
rose - 23/10/2009 17:35
meu supervisor é insuportavel grita comigo na frente de todos me deixando envergonhada nao importa se ele esta certo ou errado temos que fazer oque ele manda e ponto se nao diz que vai dar advertencia ele pode fazer isoo? Ola Rose Seu supervisor deve ser um elemento do Parque Jurássico, pois gritaria não resolve nada. Coversa sim. veja se pode reunir algumas pessoas mais de 3 e tentar conversar com este senhor com muito tato e delicadeza, pois as pessoas gritam por estarem em estado infantil ( criança ) e com uma criança V sabe que precisa de muita habilidade. Mas tem o lado positivo: As crianças mudam de opinião com muita facilidade. Sejam hábeis e tudo vai dar certo. Abraços Osny Telles Orselli Grato por ter deixado seu comentário
maria do socorro de oliveira santos - 02/10/2009 18:32
masol.gata@hotmail.com
trabalho num call center,e quero saber se a minha supervisora pode gritar comigo? Cara Maria do Socorro Grato por ter enviado o e mail Sua profissão é estressante e , obviamente, as chefias são cobradas pelos outros chefes. Em nenhuma profissão ou trabalho, gritos resolvem o problema. O novo Anexo da NR 17, e portanto LEI, determina que os e as operadores de TA s sejam treinadas para varias situações a fim de que não venham a ter estress, dores musculares e doenças, pois estamos neste mundo para viver em paz e ter qualidade de vida. Estes treinamentos que muitas empresas fazem, inclusive a CMQV, contempla o treinamento para toda a linha dos TA s desde as operadores até suas chefias e os donos, digamos assim. Quem trabalha com menos estress, produz mais, e em consequencia, todos ganham, até mais dinheiro.... Gritos e ações negativas não ajudam nada e estão contam a Lei. Sugira com calma e sem estress que treinamento é a melhor coisa para produzir mais, para se ganhar produtividade e vender mais e desta maneira, V convence mais fácil que eles devem contratar treinamentos para todas vocês. Qualquer coisa nos fale novamente Vi que o seu e mail tem o nome de GATA. Aproveite e faça, conheça a ginástica do gato que pode ser vista no site da CMQV www.cmqv.org e na Mundo Ergonomia www.mundoergonomia.com.br e ensine a todos os seus colegas e sugira as chefias. Se a sua chefia desejar falar comigo, de o meu telefone a ela: 12 3941 7242 ou 11 5055 4931. Sugira os dois sites às suas chefias. estes sites ensinam a se ganhar mais, ter mais qualidade de vida e estar dentro da LEI. Abraços Osny Telles Orselli
ANA PAULA - 28/09/2009 16:51
trabalho em um call center e o salario minimo é de 465.00e eles só pagam 442,00,trabalho 06:20 por dia isso estar correto?
Juliane toledo seckler - 14/09/2009 15:10
boa tarde , tenho uma duvida referente a monitortia de ligação é verdade que o tele precisa ser info que está sendo monitorado ?
SIMONI - 03/09/2009 10:54
TENHO UMA DUVIDA COM RELAÇÃO A HORARIOS. TRABALHO EM UM CALL CENTER ONDE ELES TROCAM OS HORARIOS DO PESSOAL A CADA TRES SEMANAS E ISSO GERA UM GRANDE DESCONFORTO E INSATISFAÇÃO A TODOS .SENDO ASSIM QUERO SABER A EMPRESA PODE ALTERAR SEMPRE QUE QUIZER O HORARIO DOS FUNCIONARIOS SEM AO MENOS AVISA-LO?????


Ergonomia




 
ATENDIMENTO ONLINE

 

ENTREVISTA IMPORTANTE
Vamos tirar suas dúvidas sobre CADEIRAS DE COSTUREIRAS - entre e veja...
 

faça suas compras e utilize seu cartão BNDES - fale conosco
 

NR36 E ERGONOMIA EM PAUTA
As razões mais comuns apontadas pela CNTA Afins para o elevado índice de acidentes são a exposição a alterações bruscas de temperatura; a realização de movimentos repetitivos; e as jornadas exaustivas.
 

Acesse nosso Facebook

 

GALERIA DE VÍDEOS
Entre e veja nossa Galeria de Vídeos
 

PROMOÇÃO
entre, conheça e faça seu pedido
 

NOSSO DIFERENCIAL
Conheça nossos diferenciais!
 

Linha de Bancos Especiais
Entre e conheça nossos bancos especiais
 

KIT ERGOPET
Ergonomia nos PET-SHOPS
 

CADEIRAS PARA CHECK OUTS
Adeque seu check out com o Anexo I da NR17
 

Mobiliário para escritórios
mais detalhes...
 

Cadeiras em PU -WDA
Cadeiras inteiramente em poliuretano Integral Skin com ou sem braços, varios mecanismos, várias alturas - veja todas as especificações
 

COMPONENTES - BASES
Conheça nossas Bases:Pequenas, maiores, de nylon, de aço carbono, aço inox, de aluminio.
 

COMPONENTES - MECANISMOS
Entre e escolha o mecanismo ideal para sua necessidade
 

COMPONENTES: RODIZIOS E PÉS
entre e conheça nossa linha de rodízios, pés, sapatas e deslizadores a sua disposição
 

GINÁSTICA DO GATO

 

ASE - EMPRESA SUSTENTÁVEL
SAIBA QUAIS OS NOSSOS PRECEITOS DE SUSTENTABILIDADE
 

REVISTA NEI
Leia: Mesas e bancadas de alturas reguláveis, atendendo ao anexo II da NR17
Nossas mesas e bancadas foram selecionados pelos consultores técnicos da Revista NEI.
 

NOSSO BATE - PAPO!
Espaço criado para integração e interação - leia, participe e tire suas dúvidas...

VAMOS COMPARTILHAR NOSSAS EXPERIÊNCIAS!

 

Notícias Gerais
Nosso engenheiro agora recebe online estatísicas ocupacionais dos EUA para nossos estudos. Leia em notícias....
 

SINALIZAÇÃO ULTIMA GERAÇÃO

BASTÕES ESPECIAIS COM UM ÚNICO LED COM FIBRA ÓPTICA

 

ASE - Sustainability
For full detail click here
 

ARTIGOS DE ERGONOMIA
LEIA ESTES ARTIGOS POIS ERGONOMIA É CONSCIENTIZAÇÃO
 

Pranchetas anti-pânico
saiba especificar sua cadeira
 

Produtos Anti Estáticos

 

Nenhum item em seu carrinho de compras.

 

Clientes
Login:
Senha: 
Esqueceu a Senha ?
 

Informações
Desejo receber informações e novidades por e-mail.
Nome:
Email:
 


Copyright © 2014 Mundo Ergonomia. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular