Cadeiras e Bancos Ergonômicos para Salas Limpas

 
PAGINA INICIAL
QUEM SOMOS
O QUE É ERGONOMIA
NOSSOS PRODUTOS E SERVIÇOS
CATÁLOGOS DE NOSSOS PRODUTOS
1- ACESSÓRIOS AUTO ILUMINADOS
2- APOIO ERGONÔMICO PARA MOUSE E TECLADO
3- APOIO PARA OS PÉS
4- BANCOS ERGONÔMICOS
5- CADEIRAS ERGONÔMICAS
6- CINTOS ABDOMINAIS LOMBARES
8- MESAS E BANCADAS ERGONÔMICAS
7- ESTAÇÕES E POSTOS DE TRABALHO
9- TAPETES ANTI FADIGA E ESTRADOS
10- SUPORTES ERGONÔMICOS
11- PRODUTOS ANTI- ESTÁTICOS
12- CALÇADOS ESPECIAIS
GINÁSTICAS E PREVENÇÃO
VIDEOTECA
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
ERGONEWS - Brasil
PROMOÇÕES ESPECIAIS
NOTÍCIAS
IMPRENSA
BATE PAPO COM NOSSA EQUIPE TÉCNICA
ARTIGO DA SEMANA
ARTIGOS E MATERIAL TÉCNICO
CONTATO
 

 

Cadeiras e Bancos Ergonômicos para Salas Limpas


Por Coordenação científica ASE

Alterar tamanho da fonte: A+ | a-

Assunto - Cadeiras e bancos especiais para SALAS LIMPAS –


CLEAN ROONS


O que é uma sala limpa - Sala limpa ou em inglês "Clean rooms", é um ambiente controlado utilizado para testes ou manufatura de produtos onde a contaminação por partículas presentes no ar interfere no resultado. Necessário em laboratórios químicos, laboratórios que produzem remédios, locais onde se manufaturam satélites espaciais, centros cirurgicos, entre outros.


É um local onde se consegue quantificar e mensurar o tamanho das partículas em suspensão. Com um bom "Sistema de Ar Condicionado" isso pode ser realizado com a existência de fluxo de ar turbulento e filtros absolutos HEPA, com eficiência de 99,93%. Existem três objetivos principais na utilização de condicionamento de ar para salas limpas: manter a temperatura estável, controlar o nível de umidade e garantir a qualidade do ar com filtros sempre dependendo da necessidade local.


Resumidamente podemos dizer que sala limpa é um ambiente controlado e rigorosamente e estritamente limpo.


Salas Limpas podem ser dos mais variados tamanhos. Algumas são bastante grandes. Usadas em grandes laboratórios, em biotecnologia ou na indústria eletrônica, a produção inteira pode estar concentrada em uma única Sala Limpa.


O material utilizado nas Salas Limpas é desenhado para evitar produzir contaminação do ar. O mobiliário é feito com materiais especiais, que não liberam poluentes e facilitam a limpeza.


A especificidade do material depende da necessidade da área limpa em questão. Algumas Salas Limpas controlam a humidade em níveis tão baixos que precisam contar com equipamentos ionizadores para evitar descargas eletrostáticas assim como cadeiras e bancos antiestáticos.


O material a ser utilizado, vai depender da classificação dessa sala limpa.


Algumas confusões têm acontecido quando se trata de terminologias e conceitos sobre classificação de áreas limpas. Grau A, B, C, D, classe A, B, C, D, classe 100, 10 000, 100 000 ou ISO Classe 5, 7, 8? Como especificar as classes de uma área limpa? Qual a terminologia que deve ser utilizada?


Como sempre, a nossa resposta é DEPENDE.


Existem diversas normas, legislações e guias de GMP que são normalmente utilizados para a classificação de áreas limpas. Estes documentos utilizam terminologias e conceitos diferentes para classificação de áreas limpas e possuem pequenas diferenças entre os limites máximos admissíveis.


Nosso intuito não é ensinar a classificar uma sala limpa mas sim, auxiliar na adequação do mobiliário e dos acessórios utilizados na sala de acordo com a especificidade do procedimento


Para classificação de salas limpas foram adotados padrões preconizados pela International Standards Organization (ISO) e pelas normas dos EUA de Serviços Gerais de Administração (conhecido como FS209E).


No entanto, como a necessidade de padrões internacionais cresceu, a ISO criou uma comissão técnica e vários grupos de trabalho para delinear o seu próprio conjunto de normas.


A FS209E contém seis classes, enquanto o sistema de classificação ISO 14644-1 acrescenta dois padrões mais limpos e mais sujo.


A sala limpa "limpa" em FS209E é referido como Classe 1, a "mais suja" sala limpa é uma classe 100.000.


Na ISO, salas limpas são classificadas de acordo com a quantidade de partículas de tamanhos específicos existem por metro cúbico.


A sala limpa "limpa" é uma classe 1 e a "mais sujo" uma classe 9. A ISO classe 3 é aproximadamente igual a FS209E classe 1, enquanto o Classe ISO 8 é aproximadamente igual FS209E classe 100.000.


A designação da área limpa em grau A, B, C ou D está baseada na EU GMP. A revisão vigente deste documento é de 2008. Para a classificação de áreas limpas, a EU GMP estabelece os limites para as partículas em suspensão no ar, nos estados ocupacionais “em repouso” e “em operação” . A EU GMP também estabelece os limites para a contaminação microbiológica durante o monitoramento “em operação”  


A RDC 210 – Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos. Após a consolidação dos comentários,  a mesma classificação de áreas limpas da EU GMP e os limites máximos admissíveis para as partículas em suspensão no ar e para contaminação microbiológica são os mesmos adotados pela EU GMP/ 2008 . A diferença entre CP-03  (Consulta Publica da RDC210) e EU GMP está na terminologia para a designação de áreas limpas: para a CP-03, as áreas limpas são de Classe A, B, C ou D ao invés de Grau A, B, C ou D.


Tanto a EU GMP quanto a CP-03 da ANVISA fazem referência à norma ISO 14644-1 para classificação de áreas limpas quanto a partículas em suspensão no ar.


As cadeiras e bancos especiais para suas Salas Limpas podem ser dimensionados pela nossa equipe técnica. Temos especialistas e equipe médico - sanitária que poderá lhe ajudar.


Para saber mais sobre Salas Limpas - Clean Roons entre no link - http://goo.gl/lj70ib


Para saber mais sobre Áreas Especiais entre no link -   http://goo.gl/zvN1kY


Solicitação: Cadeiras, bancos e apoio para os pés para ÁREAS LIMPAS.


A especificidade do material depende da necessidade da área limpa em questão.


Uma das grandes dificuldades é a escolha do mobiliário em conformidade com as especificações sanitárias para área limpa, principalmente os ASSENTOS: Cadeiras e Bancos.


Portanto estes produtos devem ser facilmente higienizáveis.


Para isso, os componentes podem ser de AÇO INOX AISI 304, alumínio e mesmo Aço Carbono fosfatizado com posterior pintura em epóxi por processo de fusão, dependendo da necessidade e agressividade dos produtos utilizados o que irá conceder uma maior ou menor durabilidade ao produto.


PORÉM, FIQUE ATENTO: O AÇO INOXIDAVEL (Stainless Steel) DEVE TER TEOR DE CROMO IGUAL OU SUPERIOR AO AISI 304 CONHECIDO COMO INOX ALIMENTÍCIO (exatamente para não oxidar-enferrujar), pois há inox que enferrujam! Faça um teste rápido na qualidade do seu Aço Inox, chegue perto de um ímã e, caso haja imantação, o aço inox é inferior ao AISI 304, numa linguagem resumida e simples. E todos os componentes metálicos devem ser construídos com o mesmo material, isto é arruelas, parafusos, cuplihas, correntes, pés, rodízios, etc. Ou alumínio.


Os assentos e encosto também necessitam ser higienizáveis, porém não há necessidade de serem de inox, muito pelo contrário. O aço inox não atende à exigência do conforto térmico exigido pela NR 17 daí ser usado apenas onde outras exigências indicarem. Há sempre uma grande confusão quanto à obrigatoriedade do uso de aço inox relativamente às exigências sanitárias.


Os assentos e encostos podem ser INJETADOS EM POLIURETANO, PORÉM COM ACABAMENTO INTEGRAL SKIN, isto é, após a injeção, há um revestimento formando uma pele integral tornando a peça completamente impermeável e resistente a materiais de limpeza. Isso serve para os assentos dos bancos assim como para os assentos e encostos das cadeiras.


Assentos e encostos podem ser também confeccionados em PEAD - polietileno de alta densidade- na cor branca, material que permite o conforto térmico e às exigências da ANVISA.


NOTA: A obrigatoriedade sanitária menciona a necessidade de Aço Inox AISI 304 apenas onde há contato com o alimento.


Mas cuidado: Uma cadeira operacional para atender à NR 17 necessita, dentre outros fatores os seguintes atributos:


Giratórias em 360 graus;


Regulagem de altura do assento;


Regulagem de altura e de profundidade do encosto. 


As três últimas de maneira independente.


Mas será a AET Análise Ergonômica do Trabalho de cada posto que determirá dentre outros itens, o tipo, caracteristicas, detalhes dos assentos. 


Os pés das cadeiras/assentos das áreas limpas podem ser fixos ou com rodízios. Os fixos podem ser injetados em Nylon sem componente de aço carbono ou em inox AISI 304. Os rodízios em inox devem ser do tipo industrial e fabricados com inox também AISI 304, com ou sem freio. A maioria das cadeiras dita altas ou caixa devem ter pés fixos a fim dar mais segurança ao usuário. 


Veja que você pode ter uma recomendação da Análise Ergonômica do Trabalho AET, que como sabem é uma obrigação da Lei, por um assento tipo cadeira ou quando ela não for possível um banco: São os bancos semi sentados, bancos em geral, e até bancos giratórios. A AET é que vai pautar qual tipo de assento está sendo recomendado para o posto de trabalho em pauta. Bancos podem não ser giratórios ou semi giratórios, fixos ou móveis etc.


Como complementação às cadeiras: Há a necessidade dos apoios para os pés que, evidentemente, deverão ser adaptados conforme a necessidade do posto de trabalho. Na NR17 é mencionado a obrigatoriedade de apoio para os pés sendo que esse apoio inclusive, pode ser feito por barras de apoio, daí também podermos optar por apoios em aros e mesmo nos nossos modelos JHS (placa acoplada ao aro). De forma geral, não aconselhamos o uso dos aros, a não ser que tenham a placa para apoio (JHS). O uso apenas do aro sugere  compressão das coxas e o ângulo formado pelos eixos da coxa e das pernas vai se situar em valor menor que 90 graus, totalmente contra os princípios básicos de Ergonomia.


Conclusão: Para cada posto é necessário que se analise muito bem a necessidade do colaborador e o que será mais adaptável possível.


Obs.: O uso de aros em cadeiras altas, por exemplo, no Anexo I da NR17 relativo às adequações para segurança de profissionais de Chekouts, é mencionado que o apoio para os pés deve ser separado da cadeira, o que exclui a possibilidade do uso do aro ou mesmo do JHS. Para todos os casos, sugerimos que se solicite o AET – Análise Ergonômica do Trabalho que é um laudo onde o profissional capacitado e habilitado fará uma "declaração" informando se aquele posto está adequado às exigências de todas as Normas às quais o determinado posto está sujeito.


Outra dificuldade é a adaptação Ergonômica. Pela dificuldade de materiais altamente higienizáveis e pela necessidade, muitas vezes, de controle microbiológico, as escolhas dos materiais fica bastante reduzida, principalmente se não houver um entendimento inicial das partes de engenharia, arquitetura e a consultoria referente à especificação das necessidades da classificação.


MOBILIÁRIO PARA ADEQUAÇÃO DE ÁREAS LIMPAS:


NOTA: Qualquer especificação tem que estar em conformidade com a Classificação da sala.


Devem ser levados em conta, também, outras exigências caso existam. Tudo depende do procedimento ou da finalidade da sala e as quais legislações está subordinada. É fundamental seguir a AET e as GMP do procedimento.


Se tiver dúvida, mande para nossos especialistas o resumo de sua AET ou responda ao questionário técnico. Fotos com e sem usuários poderão ajudar na escolha do melhor produto com o melhor custo X beneficio.


Somos especialistas na preparação das AETs e adequação sanitária através da Empresa www.cmqv.org do mesmo grupo.


Não esqueça que podemos estudar alternativas em alturas, materiais ou até mesmo projetar um novo produto. Tudo depende de quantidades e viabilidade. 


Conheça outros detalhes nos links abaixo:


http://goo.gl/3MsSUL


Outros produtos em


http://goo.gl/ywHDAx


ABAIXO ALGUNS EXEMPLOS DE CADEIRAS E BANCOS MAIS UTILIZADOS EM SALAS LIMPAS.


CUSTOMIZAMOS NOSSOS PRODUTOS!


 



Clique na imagem para ampliar
Bancos Golden Seat

Clique na imagem para ampliar
Assentos/Encostos PU modelo Wda

Clique na imagem para ampliar
Golden Comfort TELLES

Clique na imagem para ampliar
Opções Golden Seat

Clique na imagem para ampliar
Assento/Encosto PU modelo Work

Clique na imagem para ampliar
Modelo Wda Baixas

Clique na imagem para ampliar
Modelo Wda brancas altas

Clique na imagem para ampliar
Wda branca baixas

Clique na imagem para ampliar
Cadeira tipo Banco

Clique na imagem para ampliar
Cadeiras ergonômicas 100 % Inox

Clique na imagem para ampliar
Golden Seat assento Encosto PEAD

Clique na imagem para ampliar
Apoio pés opção Inox

Clique na imagem para ampliar
Apoio pés opção Inox

Clique na imagem para ampliar
Apoio regulavel aluminio

Clique na imagem para ampliar
Assentos/Encostos PEAD sobre Inox

Clique na imagem para ampliar
Opções Assentos

Clique na imagem para ampliar
Conjunto de opções

Clique na imagem para ampliar
HOX.01

Clique na imagem para ampliar
HoX.04

Clique na imagem para ampliar
HOX.07

Clique na imagem para ampliar
HOX.13

Clique na imagem para ampliar
2645

Clique na imagem para ampliar
2642P

Clique na imagem para ampliar
2642

Clique na imagem para ampliar
2639

Clique na imagem para ampliar
Opcional Sem rotação

Clique na imagem para ampliar
Opcional sem regulagem

Clique na imagem para ampliar
Rodizios opcionais Inox

Clique na imagem para ampliar
Apoio pés HD

Clique na imagem para ampliar
Apoio pés na base

Clique na imagem para ampliar
Aro opcional

Clique na imagem para ampliar
Cadeira tipo Banco

Clique na imagem para ampliar
Base circular

Clique na imagem para ampliar
Bases Nylon

Clique na imagem para ampliar
Pes Inox

Clique na imagem para ampliar
Pes opcionais de Nylon

Clique na imagem para ampliar
Cadeira giratoria opções

Clique na imagem para ampliar
Apoio pés INox Heavy Duty

Clique na imagem para ampliar
Inox 100 %

Clique na imagem para ampliar

100 % inox com revestimento Pead


Clique na imagem para ampliar
Apoio pes projetado base aluminio

Clique na imagem para ampliar

cadeiras totalmente customizadas em conformidade com as exigências legais do posto de trabalho


Clique na imagem para ampliar

Cadeira inox total


Clique na imagem para ampliar

Cadeira inox Wda


Clique na imagem para ampliar

Cadeira inox Work


Clique na imagem para ampliar

Cadeira inox assento e encosto em PEAD 


Clique na imagem para ampliar
Opções de encostos p o Golden Seat

Clique na imagem para ampliar
Apoio de pés Elanius

Clique na imagem para ampliar
Abraços de Alumínio

Clique na imagem para ampliar
Bases 100 % aço inox

Clique na imagem para ampliar
Pés fixos borracha sintética

Clique na imagem para ampliar
Opções cadeiras

Clique na imagem para ampliar
Conjunto

Clique na imagem para ampliar
Conjunto

Clique na imagem para ampliar
Golden Seat 100 % Inox

Clique na imagem para ampliar
Golden Seat Inox com PeAD

Clique na imagem para ampliar
Golden Seat Inox com PeAD total

Clique na imagem para ampliar
Golden Seat inox com PU

Clique na imagem para ampliar
Golden Seat inox com Telles

Clique na imagem para ampliar
Modelos Wda em aço carbono

Clique na imagem para ampliar
Modelos Wda em aço carbono

Clique na imagem para ampliar
Modelos Wda em aço carbono

Clique na imagem para ampliar
Colunas para cadeiras giratórias



Cadeiras - UTILIZAÇÕES ESPECÍFICAS




 
ATENDIMENTO ONLINE

 

GOLDEN SEAT - PROMOÇÃO
O tradicional Golden Seat mudou...O design do Golden Seat mudou e quem ganha é o cliente ao adquirir as últimas peças da linha....
 

LANÇAMENTO - CADEIRA ATELIÊ
Cadeira Ergonômica para escritório - Linha Golden Premium - modelo ATELIÊ
 

faça suas compras e utilize seu cartão BNDES - fale conosco
 

PRIMEIRA CADEIRA BRASILEIRA
PROJETO ESPECIAL BrasGolden - SAÚDE - Primeira cadeira especial para Biopsia Mamária. Engenharia, sanitária e funcional adequada ás necessidades da paciente.
 

CADEIRA PARA COSTUREIRA
Vamos tirar suas dúvidas sobre CADEIRAS DE COSTUREIRAS - entre e veja...
 

CONHEÇA NOSSA LINHA
Entre e conheça toda nossa linha de Cadeiras Ergonômicas para pesos especiais
 

Linha de Bancos Especiais
Entre e conheça nossos bancos especiais
 

KIT ERGOPET
Veja a importância da Ergonomia nos PET-SHOPS
 

CADEIRAS PARA CHECK OUTS
Adeque seu check out com o Anexo I da NR17
 

Mobiliário para escritórios
mais detalhes...
 

Cadeiras em PU -WDA
Cadeiras inteiramente em poliuretano Integral Skin com ou sem braços, varios mecanismos, várias alturas - veja todas as especificações
 

SINALIZAÇÃO ULTIMA GERAÇÃO

BASTÕES ESPECIAIS COM UM ÚNICO LED COM FIBRA ÓPTICA

 

NR36 E ERGONOMIA EM PAUTA
As razões mais comuns apontadas pela CNTA Afins para o elevado índice de acidentes são a exposição a alterações bruscas de temperatura; a realização de movimentos repetitivos; e as jornadas exaustivas.
 

Pranchetas anti-pânico
saiba especificar sua cadeira
 

Produtos Anti Estáticos

 

COMPONENTES - BASES
Conheça nossas Bases:Pequenas, maiores, de nylon, de aço carbono, aço inox, de aluminio.
 

COMPONENTES - MECANISMOS
Entre e escolha o mecanismo ideal para sua necessidade
 

COMPONENTES: RODIZIOS E PÉS
entre e conheça nossa linha de rodízios, pés, sapatas e deslizadores a sua disposição
 

GINÁSTICA DO GATO

 

ASE - EMPRESA SUSTENTÁVEL
SAIBA QUAIS OS NOSSOS PRECEITOS DE SUSTENTABILIDADE
 

REVISTA NEI
Leia: Mesas e bancadas de alturas reguláveis, atendendo ao anexo II da NR17
Nossas mesas e bancadas foram selecionados pelos consultores técnicos da Revista NEI.
 

NOSSO BATE - PAPO!
Espaço criado para integração e interação - leia, participe e tire suas dúvidas...

VAMOS COMPARTILHAR NOSSAS EXPERIÊNCIAS!

 

Notícias Gerais
Nosso engenheiro agora recebe online estatísicas ocupacionais dos EUA para nossos estudos. Leia em notícias....
 

NOSSO DIFERENCIAL
Conheça nossos diferenciais!
 

GALERIA DE VÍDEOS
Entre e veja nossa Galeria de Vídeos
 

ASE - Sustainability
For full detail click here
 

ARTIGOS DE ERGONOMIA
LEIA ESTES ARTIGOS POIS ERGONOMIA É CONSCIENTIZAÇÃO
 

FAZEMOS PARTE DA CMQV
Conheça nossos serviços, cursos e projetos
 

Acesse nosso Facebook

 

ÉTICA - UM PRINCÍPIO SEM FIM
A BRASGOLDEN - MUNDOERGONOMIA - EMPRESA CIDADÃ - faz parte desse princípio que não pode ter fim!
 

Nenhum item em seu carrinho de compras.

 

Clientes
Login:
Senha: 
Esqueceu a Senha ?
 

Informações
Desejo receber informações e novidades por e-mail.
Nome:
Email:
 


Copyright © 2017 Mundo Ergonomia. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular