Qual o limite de peso da carga para uma pessoa levantar ?

 
PAGINA INICIAL
QUEM SOMOS
O QUE É ERGONOMIA
NOSSOS PRODUTOS E SERVIÇOS
1- CALÇADOS & SINALIZAÇÃO
2- APOIO ERGONÔMICO PARA MOUSE E TECLADO
3- APOIO PARA OS PÉS
4- BANCOS ERGONÔMICOS
5- CADEIRAS ERGONÔMICAS
6- CINTOS ABDOMINAIS LOMBARES
7- ESTAÇÕES E POSTOS DE TRABALHO
8- MESAS - APRESENTAÇÃO GERAL
9- TAPETES ANTI FADIGA E ESTRADOS
10- SUPORTES ERGONÔMICOS
11- PRODUTOS ANTI- ESTÁTICOS
EXERCÍCIOS E RELAXAMENTOS
TREINAMENTOS
ARTIGOS E MATERIAL TÉCNICO
VIDEOTECA
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
ERGONEWS - Brasil
PROMOÇÕES DO MES
NOTÍCIAS
IMPRENSA
BATE PAPO COM NOSSA EQUIPE TÉCNICA
ARTIGO DA SEMANA
CONTATO
 

 

28/03/2006 - Qual o limite de peso da carga para uma pessoa levantar ?


Por enviado pelo eng. Osny Telles Orselli

Alterar tamanho da fonte: A+ | a-

QUAL O LIMITE DE PESO DA CARGA PARA UMA PESSOA LEVANTAR?
 
A postura adotada pelo corpo durante as atividades de elevação de peso, representa um dos aspectos mais relevantes para o profissional de SHT.

Chaffin, em 1991, demonstrou em seu modelo biomecânico a relação entre a carga suspensa entre os níveis L5 e S1. Nessa demonstração o aumento da distância horizontal entre a mão e a coluna vertebral a cada 10 cm resulta em um aumento de 1 000 N (aproximadamente 100 Kg) na força de compressão sobre o disco intervertebral daquela região, comprovando o conhecimento empírico de que a melhor maneira para levantar uma carga é mantê-la próximo ao corpo.

Embasado nas pesquisas de Chaffin, o National Institute for Occupational Safety and Health – NIOSH, estabeleceu os limites individuais para o levantamento, o transporte e a deposição manuais de cargas em 1/3 da massa corporal da pessoa. Além disso, determinou que a compressão máxima sobre o segmento L5-S1 da coluna vertebral durante esse tipo de atividade é de 6.400 N, enquanto que o limite inferior considerado como sobrecarga inicia-se em 3 400 N.

É de se considerar que o posto de trabalho em que será realizado o levantamento e o deslocamento da carga deve estar adequadamente preparado para essa atividade.

Como exemplo, as bancadas e as prateleiras devem permitir a aproximação da carga ao eixo central do corpo, alem de possibilitar a movimentação plena dos joelhos em flexão, entre outros.

Também temos que considerar a altura mínima para iniciar o movimento de levantamento de uma carga que pode variar de 50 a 75 centímetros, sendo o deslocamento vertical não deve ser maior que 25 cm, independente da estatura do trabalhador.

O intervalo entre os levantamentos não deve ser inferior a noventa segundos, intercalando-se períodos de atividades mais leves que tenham 120 % da duração de tempo da atividade de levantamento.

Alem disso, os objetos a serem transportados devem ter alças ou furos laterais de formato arredondado, favorecendo a pegada com ambas as mãos. Deve-se evitar a presença de cantos cortantes, protuberâncias ou temperaturas extremas.

O transporte de um objeto com o uso de uma única mão deve ser evitado a todo custo, pois tensões assimétricas representam acentuado risco de desgaste das articulações do lado do corpo que suporta a carga.

Os objetos com peso um pouco superior ao estabelecido pelo NIOSH devem ser manipulados por uma equipe de trabalhadores com estaturas e biótipos semelhantes para que o trabalho seja executado de forma coordenada; esse procedimento é denominado princípio do deslocamento a quatro ou a seis mãos.

Apesar disso, sempre que possível, a atividade deve ser feita com o auxílio de equipamentos.

O piso da área de trabalho deve ser duro e possuir superfície plana, pois a presença de atritos e vibrações exige maior força para a plena execução do deslocamento.

Extraído do livro Fisioterapia Preventiva – Fundamentos e Aplicações
Do Prof. Paulo Deliberato – Editora Manole - 2002

Comente este artigo:
* Nome:
E-mail:
Publicar E-mail:Sim   Nao   
* Comentário:
O que está escrito na imagem ?
 
JOSÉ RODRIGUES DE DEUS - 10/10/2014 11:55
jrd.vest@hotmail.com
Tenho 43 anos e 79 kg e tive um acidente de onde suportei 234 kilos estou várias sequelas gostaria de uma respostas pelo exesso de peso. Grato JOSÉ RODRIGUES DE DEUS Meu caro Jose. Foi o seu sobrenome que o salvou! Osny T Orselli
Frankile - 15/06/2014 13:47
frank.dell@hotmail.com
Boa tarde , bem trabalho em uma distribuidora de papeis para gráficas.eu e um colega de trabalho carregamos por dia 20 mil Quilos , gostaria de saber se é correto é quais os problemas futuros grato Frankile
lucineia de oliveira - 23/05/2013 10:01
lucineia.abja@hotmail.com
peso 59k e no meu trabalho tenho q carregar em media 10 latas de tinta por dia nas distancia de uns 3 m isto esta correto? Depende do peso, depende da altura dapega, depende da altura onde vai depositar,depende de como pega se por alça ou algo assim. Em função das fatores, o pedo máxino pode chegara 3 kg. Ate uns
ROBERTO CARLOS DE ALMEIDA - 11/01/2013 13:19
robertoalmeida_67@hotmail.com
olá gostaria saber dos (tst) quantos quilos o colaboradores podem levantar +ou- 80 cm de altura do piso. att Roberto O site www.cmqv.org e o www.mundoergonomia.com.br tem comentarios fartos sobre este assunto Grato pelo e mail Abraços Osny T Orselli
Marcelo R. Morais - 08/08/2012 15:50
mrobertomorais@bol.com.br
Olá sou tst, gostaria de aprender a calcular o pesso ideal para um homen carregar. Na empresa que trabalho os colaboradores erguem e carrega estruturas de ferro em equipes, gostaria de aprender com paramentro na legislação vigente ser estão erguendo acima ou estão dentro do limite, sem comprometer a saúde dos colaboradores. Você pode me ajudar com algum material de apoio. Caro Marcelo Grato No Portal www.cmqv.org tem materia sobre o assunto Vou te mandar tambem no seu e mail outros Abraços Osny Telles Orselli
mario tadeu bezerra - 13/02/2012 07:44
bmariotadeubezerra@yahoo.com.br
Trabalho num supermercado como operador de supermercado(REPOISITOR) tenho de transportar as mercadorias diariamente do deposito á loja dentro de um carrinho de compras ,o espaço do deposito é muito apertado. As mercadorias vem do deposito central para as lojas em paletes de madeira com as mercadorias com diversos tamanhos e pesos. O que mais pesa são os fardos de arroz com 6 pctes de 5 kg(30 kg) e as diversas caixas de leite de 12 litros cada e vem armazenadas na base do palete e são usadas como bases para montar os paletes. O espaço do depósito como já descrevi é apertado devido a grande rotatividade de mercadorias que existe em um supermercado. Quando descarregamos as merca dorias dos paletes o que não cabe nas prateleiras da loja colocamos as mercadorias nos Racks do deposito até surgirem espaços nas gondolas da loja. OS Rackes estão sempre cheios e temos que achar espaços para podermos receber a chegada de novas mercadorias diariamente. Alem da falta de espaço para podermos nos locomovermos existe a altura dos rackes onde utilizamos uma única escada de aluminio já bastante usada e que possui roldanas nas suas extremidades superiores onde não ficam fixas pressas no rackes, para eliminar as mercadorias de um palete temos sempre que encurvar a coluna para retirar as mercadorias.Há paletes de são maiores que a nossa altura, e por falta de espaço temos que passar as mercadorias de um palete para o outro até conseguirmos eliminarmos ele por completo. No exame admissional que realizei consta riscos ergonomicos até a presente data não encontrei nenhum membro da CIPA ou cartazes sobre riscos ergonômicos. Na loja utilizamos engradados de plasticos(Caixa) e não bancos de ferro ou madeira para alcançarmos as gondolas altas para repormos as respectivas mercadorias. As vezes por falta de espaços ocupamos as escadas que acesso ao andar de cima para colocarmos mercadorias.O Nosso banheiro é muito antigo existe infiltrações e mau cheiro... Solicito orientações. Grato.
sandro barros - 20/01/2012 23:29
sandro.fofo@hotmail.com
muito bom.
Milton Emiliano Ferreira - 14/11/2011 14:43
sintramogema@top.com.br
sou movimentador de mercadorias epor essas rasôes que estou propondo uma proposta na primeira conferêcia estadual de emprego e trabalho decente para que os trabalhadores dessa categorias tanto como as outras que o peso maximo seija de 40 kg
glauco ibraim de morais - 09/11/2011 23:46
este texto foi de muita importância para minha pesquisa. obrigado.
Jorge João da Silva - 30/09/2011 13:44
jorge@emtreprevsaude.com.br
Achei o documento muito bom e esclarecedor. Parabéns TST Jorge
Patricia - 28/08/2011 20:14
Muito satisfatorio
moises Azevedo - 18/01/2011 16:15
moises.azevedo70@hotmail.com
Gerencio um transportadora de bebidas e gostaria de saber o limite médio que uma pessoa pode carregar por dia. Nosso veículo sai em média com 10ton por dia para 2 pessoas descarregarem, 6 dias por semana. tem algum estudo sobre isso? Caro Moises. Grato pelo e mail Na realidade a coisa é um pouco mais complexa. Nos EUA, país onde a Ergonomia está super desenvolvida, o NIOSH ( Orgão oficial de Seg do Trabalho ) publicou um estudo muito acurado que ficou cohecido como método NIOSH, onde não apenas o valor da craga deve ser considerado, mas a pega, a distancia de remoção e deposito, altura, frequencia, e muitos outros fatores. Investimento em Ergonomia dá retorno e está os americanos para provarem pois eles investem muita mais do que as normas oficiais recomendam, pois o retorno em termos de melhor produitividade, menos riscos de indenizaçóes etc é muito grande e dá .....lucro!! Estou te mandando pelo seu e mail um resumo desta equação do Niosh lembrando que para um calculo rápido, o peso ou carga máxima para homens deve ser igual ou inferior a um terço de seu peso ( massa ) . Se ele " pesa " 60 kg, o peso máximo deve ser 20 kg. Mas isso é muito relativo Abraços Osny Telles Orselli
Leandro - 08/10/2010 20:53
safetyhealt@gmail.com
Com certeza contribui muito para enaltecer o conhecimento principalmente de novos profissionais que ainda não tem conhecimento profundo sobre o tema.


Prevenção de lesões da Coluna




 
ATENDIMENTO ONLINE

 

faça suas compras e utilize seu cartão BNDES - fale conosco
 

EMOÇÃO DE LANÇAMENTO
SÃO MUITAS EMOÇÕES - EMOTION - uma cadeira que lhe proporcionará muitas EMOÇÕES - entre e conheça
 

CADEIRA PARA COSTUREIRA
Vamos tirar suas dúvidas sobre CADEIRAS DE COSTUREIRAS - entre e veja...
 

NR36 E ERGONOMIA EM PAUTA
As razões mais comuns apontadas pela CNTA Afins para o elevado índice de acidentes são a exposição a alterações bruscas de temperatura; a realização de movimentos repetitivos; e as jornadas exaustivas.
 

Acesse nosso Facebook

 

GALERIA DE VÍDEOS
Entre e veja nossa Galeria de Vídeos
 

PROMOÇÃO
entre, conheça e faça seu pedido
 

NOSSO DIFERENCIAL
Conheça nossos diferenciais!
 

Linha de Bancos Especiais
Entre e conheça nossos bancos especiais
 

KIT ERGOPET
Veja a importância da Ergonomia nos PET-SHOPS
 

CADEIRAS PARA CHECK OUTS
Adeque seu check out com o Anexo I da NR17
 

Mobiliário para escritórios
mais detalhes...
 

Cadeiras em PU -WDA
Cadeiras inteiramente em poliuretano Integral Skin com ou sem braços, varios mecanismos, várias alturas - veja todas as especificações
 

COMPONENTES - BASES
Conheça nossas Bases:Pequenas, maiores, de nylon, de aço carbono, aço inox, de aluminio.
 

COMPONENTES - MECANISMOS
Entre e escolha o mecanismo ideal para sua necessidade
 

COMPONENTES: RODIZIOS E PÉS
entre e conheça nossa linha de rodízios, pés, sapatas e deslizadores a sua disposição
 

GINÁSTICA DO GATO

 

ASE - EMPRESA SUSTENTÁVEL
SAIBA QUAIS OS NOSSOS PRECEITOS DE SUSTENTABILIDADE
 

REVISTA NEI
Leia: Mesas e bancadas de alturas reguláveis, atendendo ao anexo II da NR17
Nossas mesas e bancadas foram selecionados pelos consultores técnicos da Revista NEI.
 

NOSSO BATE - PAPO!
Espaço criado para integração e interação - leia, participe e tire suas dúvidas...

VAMOS COMPARTILHAR NOSSAS EXPERIÊNCIAS!

 

Notícias Gerais
Nosso engenheiro agora recebe online estatísicas ocupacionais dos EUA para nossos estudos. Leia em notícias....
 

SINALIZAÇÃO ULTIMA GERAÇÃO

BASTÕES ESPECIAIS COM UM ÚNICO LED COM FIBRA ÓPTICA

 

ASE - Sustainability
For full detail click here
 

ARTIGOS DE ERGONOMIA
LEIA ESTES ARTIGOS POIS ERGONOMIA É CONSCIENTIZAÇÃO
 

Pranchetas anti-pânico
saiba especificar sua cadeira
 

Produtos Anti Estáticos

 

Nenhum item em seu carrinho de compras.

 

Clientes
Login:
Senha: 
Esqueceu a Senha ?
 

Informações
Desejo receber informações e novidades por e-mail.
Nome:
Email:
 


Copyright © 2014 Mundo Ergonomia. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular