Como Levantar e Manusear Cargas

 
PAGINA INICIAL
QUEM SOMOS
O QUE É ERGONOMIA
NOSSOS PRODUTOS E SERVIÇOS
1- CALÇADOS & SINALIZAÇÃO
2- APOIO ERGONÔMICO PARA MOUSE E TECLADO
3- APOIO PARA OS PÉS
4- BANCOS ERGONÔMICOS
5- CADEIRAS ERGONÔMICAS
6- CINTOS ABDOMINAIS LOMBARES
7- ESTAÇÕES E POSTOS DE TRABALHO
8- MESAS - APRESENTAÇÃO GERAL
9- TAPETES ANTI FADIGA E ESTRADOS
10- SUPORTES ERGONÔMICOS
11- PRODUTOS ANTI- ESTÁTICOS
EXERCÍCIOS E RELAXAMENTOS
TREINAMENTOS
ARTIGOS E MATERIAL TÉCNICO
VIDEOTECA
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
ERGONEWS - Brasil
PROMOÇÕES DO MES
NOTÍCIAS
IMPRENSA
BATE PAPO COM NOSSA EQUIPE TÉCNICA
ARTIGO DA SEMANA
CONTATO
 

 

02/06/2004 - Como Levantar e Manusear Cargas


Por eng. Osny Telles Orselli

Alterar tamanho da fonte: A+ | a-

COMO LEVANTAR E MANUSEAR CARGAS

A quem se destina :

· A trabalhadores que desenvolvem trabalho fisicamente pesado ,especialmente com manuseio ,levantamento e carregamento de cargas dentro da empresa

· A trabalhadores que executam atividades fisicamente pesadas fora da empresa .

Orientação:

A prevenção das dores da coluna ao levantar e fazer o transporte de cargas tem dez regras básicas:

1. Limite de peso – ninguém deveria levantar mais que 25 Kg ( carga colocada em um plano a 75 cm do piso ) , ou 18 Kg ( carga colocada no chão )

2. O cuidado mais importante sob o ponto de vista de técnica de manuseio : aproximar o corpo da carga ou aproximar a carga do corpo.

3. Técnicas para se fazer esse esforço : a mais adequada é aquela que você tiver mais prática ;não há problemas em pegar uma carga de até 18 Kg do chão com as costas arqueadas ;também não há problema em pegar essa mesma carga agachado .Respeite as características individuais : se você já teve dor nas costas ,provavelmente irá preferir levantar essa carga usando a força dos músculos das pernas, porém se já tiver tido problema no joelho ,provavelmente irá preferir levantá-la usando os músculos das costas .Quando a carga for muito volumosa ,a melhor técnica é semi – agachada :você encurva um pouco a coluna e ao mesmo tempo se agacha um pouco .

4. Somente utilize a técnica agachada se a carga couber entre os seus joelhos .Ter que passa-la na frente dos joelhos é crítico e gera sérios riscos para sua coluna vertebral, tanto para os músculos quanto para os discos intervertebrais .

5. Considere que o limite de 25 kg ou 18 kg é para atividades ocasionais ,cargas próximas do corpo , a serem pegas sem torção do tronco e tendo boa qualidade de pega . Caso seja mais frequente ou caso as cargas a serem pegas estejam longe do corpo ou de um lado só , os limites podem ser bem menores.

6. Não faça esforço de levantar cargas estando o tronco torcido e fletido .Isso pode acarretar sérias consequencias para sua coluna , inclusive com risco de hérnia de disco .

7. Ao pegar uma carga , erijeça os músculos ,de forma que eles ,de antemão , estejam preparados para o valor da carga que será levantado.

8. Controle as condições do piso .Muito cuidado com escadas ,com locais acidentados e , ao transportar cargas muito volumosas , que comprometem sua visibilidade.

9. Nunca carregue mais que 30 kg .

10. Ao carregar uma carga ,nunca coloque –a sobre a cabeça ,.cargas compactas (tipo bateria de carro ) podem ser melhor carregadas junto ao ombro ,porém sem apoiar sobre o mesmo .Prefira dois volumes ,com alça ,carregando-os um de cada lado do corpo.

Limites de peso a serem levantados:

· Na posição agachada a carga a ser pega do chão:15 Kg

· Nas melhores condições :23 Kg ( carga elevada ,próxima do corpo ,com boa pega ,sem rotação lateral do tronco ,pequena distância vertical entre a origem e o destino , menos que uma vez a cada 5 min.);

· Fora das condições acima : calcular o limite de peso recomendado utilizando o critério do NIOSH( National Institute Of Occupation Saffety and Heath:Instituto Nacional de Saúde e Segurança Ocupacional)

· Quando as cargas mais pesadas ( mais de 10 Kg ) forem elevadas por apenas uma das mãos , a clínica del Lavoro, Itália ,sugere multiplicar o valor encontrado por 0,6.

Os três cuidados posturais mais importantes:

· Pegar a carga simetricamente ,evitando ao máximo qualquer torção da coluna lombar e qualquer rotação lateral do tronco ;

· Aproximar a carga do corpo e elevá-la o mais próximo possível do corpo;

· Evitar movimentos bruscos .

Os cuidados posturais complementares:

· Avaliar a real capacidade para levantar aquele peso ;

· Antes de pegar um peso ,enrijecer a coluna ,de forma a colocar os músculos em condições prévias de boa capacidade para realizar o esforço a que se propõe ;

· Preferir pegar um peso de cada lado do corpo ,do que o peso de um só lado (é preferível pegar e carregar duas malas mais pesadas do que apenas uma );

· Ao pegar uma carga mais pesada ,respirar fundo e prender a respiração(este aumento adicional de pressão no tórax diminui a pressão nos discos da coluna (;

· Certificar –se das condições do piso , a fim de evitar tropeções e escorregões enquanto transporta a carga.

Cuidados no transporte de cargas:

· Nunca carregar cargas na cabeça ,pois isso leva à degeneração dos discos da coluna cervical ,com tendência aumentada de cervicobraquialgia ( é bom lembrar que nessa região os espaços intervertebrais são muito estreitos e o carregamento de cargas na cabeça pode reduzi-los mais ainda );

· Na medida do possível deve –se carregar a carga com os membros superiores estendidos para baixo junto do corpo evitando-se fletir o antebraço sobre o braço ;

· Outra medida importante é o uso de correias e cinturões ,principalmente no transporte de móveis .Há controvérsias quanto ao uso de cintas lombares .

3-DETERMINAÇÃO DO LIMITE DE PESO RECOMENDADO

È indicada em situações de levantamento manual de cargas .Trata-se do critério estabelecido pelo NIOSH em 1991 ,segundo o qual o limite de peso que o trabalhador é capaz de levantar com segurança é de até 23 KG ,nas melhores condições (25Kg segundo a Comunidade Européia ).E essas melhores condições são definidas assim:carga próxima do corpo ,carga a ser pega elevada –cerca de 75 cm de altura do piso, carga a ser pega simetricamente ,com boa pega que permita segurá-la em preesão da mão, levantamento de uma pequena distância entre a origem e o destino e frequência de levantamento não maior que uma vez a cada 5minutos.

O grande mérito da fórmula do NIOSH é o fato de estabelecer multiplicadores (sempre iguais ou menores do que 1,0),de tal forma que , à medida que a carga está mais distante do corpo o multiplicador diminui ; o multiplicador também diminui à medida que a carga é pega muito embaixo ou muito no alto, quando o levantamento é muito frequente , quando não há pega adequada para as mãos e quando o esforço tem de ser feito assimetricamente.

Assim é que ,muitas vezes ,para uma determinada situação , o limite de peso recomendado é de apenas 4 Kg!!!

Do resultado da divisão entre o peso real da carga e o LPR(Limite de peso recomendado )resulta o Índice de Levantamento .

Segundo o NIOSH, situações em que o índice de levantamento é menor que 1,0(ou seja ,quando o peso da carga está abaixo da LPR), a chance de lesão osteomuscular é muito baixa ;quando se situa entre 1,0 e2,0, a chance é moderada ; acima de 2,0 a chance de lesão é alta ,tão mais alta quanto maior for o Índice de Levantamento.

CRITÉRIO DO NIOSH PARA ESTABELECIMENTO DO L.P.R.

(LIMITE DE PESO RECOMENDADO)

EM SITUAÇÕES DE LEVANTAMENTO MANUAL DE CARGAS

Equações para cálculo

LPR= Cc x FDH x FAV x FDVP x FRLT x FFL x FQPC

Cc-constante de carga (23 Kg)

FHD- fator distância horizontal do indivíduo:25/H
FAV-fator altura vertical da carga ;1-(0,003 x [Vc-75])

FDVP-fator distância vertical percorrida desde à origem até o destino :(0,82+4,5/DC)

FRLT-fator rotação lateral do tronco :1-(0,0032 A)

FFL-fator frequência de levantamento

FQCP-fator qualidade da pega

Assim:

LPR=23 x (25/H) x 1-(0,003 x [Vc-75] x (0,82+4,5/Dc)x1- (0,032 A ) x (Tab A)x(Tab B)

Publicação Niosh

Comente este artigo:
* Nome:
E-mail:
Publicar E-mail:Sim   Nao   
* Comentário:
O que está escrito na imagem ?
 
Raueques Michel - 24/07/2014 12:20
r.michel19@hotmail.com
Mto importante essas orientações gostei mto,qualquer outras novidades poderia está enviando no meu e-mail,obrigado
Josivaldo Serrao Alves - 03/07/2014 14:09
serrao.tst@hotmail.com
Fantástico as orientações sobre ergonomia, fiz um DDS especial sobre o assunto, foi ótimo. Qualquer novidade, podem enviar para o meu e-mail, agradeço.
marcia sousa - 29/01/2014 08:38
marcialabortecne@gmail.com
amei este artigo gostaria que mim mandasse mais artigo para o meu email na minha prifissao e muito importante segurança do trabalho
CARLOS ALBERTO MENDES - 27/05/2013 19:23
carlosalbertomendes2011@bol.com.br
sou aluno do senac limeira muito bom,o conteudo.
Raimunda - 12/03/2013 11:16
Gostei muito!
JUHED ABUCHAHIN - 20/02/2013 07:35
excelente!
WANDERLAN OLIVEIRA DA SILVA - 17/01/2013 06:33
wanoliv@ig.com.br
parabéns pela matéria. gostaria de receber sobre o levantamento de peso junto a Construção Civil.
Romeu rolim de moura - 27/09/2012 10:14
Parabés pela matéria. Gostaria de receber seus materiais sobre ergonomia. Obrigado Abraço
AMARILDO GORGES - 17/04/2012 10:28
amarildo.gorges@kschapelins.com.br
OLA BOM DIA GOSTARIA DE RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE ERGONOMIA NO TRABALHO, LEVANTAMENTO E TRANSPORTE DE PESO
Marcos Lauffer - 01/03/2012 20:42
Boa noite. Estou realizando um trabalho de conclusão para faculdade de Design de produto, com ênfase em ergonomia. A pesquisa envolve os aspectos ergonômicos do tradicional "Carrinho de mão", ou Carriola. Por acaso você tem conhecimento de algum estudo que envolva este produto, que eu possa utilizar como referência? Já pesquisei muitos autores, como Grandjean, Iida e Chaffin, mas nenhum trata especificamente desse produto. Obrigado pela atenção.
Reinaldo Bonfim Castro - 20/12/2011 08:01
Bom dia. Tenho uma duvida como devo carregar uma mesa de aço inox, com um peso de 50 quilos e ela mede 80 x 120 centímetros a parte plana da mesa e têm uma Perna de 50 centímetros de altura. 1- Perguntas. Eu posso carregar ela só. Posso carregar ela com duas pessoas uma de frente para a outra. Posso carregar ela com duas pessoas uma de frente e a oura de costa guiando para onde vai mais esta posição tem uma probabilidade de bater a perna da mesa na perna do colaborador que estar de frente guiando o percurso e tem mis visão do trajeto, e esta posição e a mais confortável para o meu ver. Como devo transportar esta mesa. Muito obrigado. Caro Reinaldo Grato pelo e mail Cada caso é um caso Duas pessoas e sempre utilizar o Programa Coluna Segura que mostra a estratégia de como manusear cargas desde as pequenas até as pesdadas e grandes Coluna Segura veja no site www.mundoergonomia.com.br r www.cmqv.org V pode comprar o CD com estes programas Abraços Osny T Orselli
Vanderson Heyler Silva Correia Leal - 01/12/2011 12:08
Gostaria de saber saber o NLP(Níveis Perigosos de Levantamento) e o MC(Medida de Controle)? Ola Vander Grato pelo e mail Temos um CD de arquivos com minhas palestras em PP, cartazes e treinamento Punho Seguro e Coluna Segura que enviamos aos nossos clientes Golden ou vendemos. Ou V nos contrata para realizar palestras, consultoria ou cursos Abraços Osny Telles Orselli
Bárbara Oliveira - 20/10/2011 14:59
Olá! trabalho em uma metalurgica, e aqui os funcionários carregam até 50 kilos, e a maioria é mulher, antes a empresa não tinha rh mas agora tem(e eu sou a responsavel) as colaboradoras me disseram que a maioria dos funcionários tem problema com dor nas costas, por favor me explique:elas podem carregar tudo isso, caso não como devemos transportar os produtos até o caminhão? e se elas podem qual é a melhor forma de se carregar? Agradeço-lhe desde já. Ola Bárbara, grato pelo e mail Tudo depende. Mas já de bate pronto me parece um exagero este peso todo. Fatores como a pega, percurso, de que altura se pegou a carga, de que altura vai-se depositar a carga, se ela é simétrica ou não, quente ou fria de mais etc etc, devem ser considerados e cada um " diminui a carga real. Alem disso, há técnicas de levantamento, treinamento, exercicios físicos, para que os usuários se condiconem melhor. Gosto de pelo menos limitar a carga a 1/3 do peso da pessoa. E depois vamos diminhuir. Mande fotos, detalhes da ou das cargas, percurso etc que teri o maior prazer em lhe dar alguns conselhos. Mas o ideal seria contratar alguem especializado a fim de analisar, sugerir melhorias, etc para que os associados tenham um trabalho digno. O uso de cintos abdominais flexíveis com treinamento Coluna Segura e Ginástica do Gato ajudam (vide sites www.mundoergonomia.com.br e www.cmqv.org ) Abraços Osny Telles Orselli Se desejar falar-me, me telefone
johnny souza cruz - 08/09/2010 20:18
johnny_souza123@hotmail.com
muito bom.;.;.
nilton vaz - 24/06/2010 19:40
vaznilton@hotmail.com
muito bom essas explicaçoes,porem gostaria de obter informaçoes sobre o tempo de cada levantada do peso equal a altura maxima para o trabalhadorlevantar?pois trabalho com descargas de resfriados e levanto do chao ate uma altura de 1.70 uns 22 a 30 kg.e é correto? me responda por favor.grato Caro Nilton Muito boa sua pergunta. O NIOSH norte americano produziu um estudo em que " aumenta " peso em função de diversas dificuldades dentre várias, como algumas mencionadas por Você. Vou te mandar no seu e mail os meus comentários. Osny Orselli


Prevenção de lesões da Coluna




 
ATENDIMENTO ONLINE

 

faça suas compras e utilize seu cartão BNDES - fale conosco
 

EMOÇÃO DE LANÇAMENTO
SÃO MUITAS EMOÇÕES - EMOTION - uma cadeira que lhe proporcionará muitas EMOÇÕES - entre e conheça
 

CADEIRA PARA COSTUREIRA
Vamos tirar suas dúvidas sobre CADEIRAS DE COSTUREIRAS - entre e veja...
 

NR36 E ERGONOMIA EM PAUTA
As razões mais comuns apontadas pela CNTA Afins para o elevado índice de acidentes são a exposição a alterações bruscas de temperatura; a realização de movimentos repetitivos; e as jornadas exaustivas.
 

Acesse nosso Facebook

 

GALERIA DE VÍDEOS
Entre e veja nossa Galeria de Vídeos
 

PROMOÇÃO
entre, conheça e faça seu pedido
 

NOSSO DIFERENCIAL
Conheça nossos diferenciais!
 

Linha de Bancos Especiais
Entre e conheça nossos bancos especiais
 

KIT ERGOPET
Veja a importância da Ergonomia nos PET-SHOPS
 

CADEIRAS PARA CHECK OUTS
Adeque seu check out com o Anexo I da NR17
 

Mobiliário para escritórios
mais detalhes...
 

Cadeiras em PU -WDA
Cadeiras inteiramente em poliuretano Integral Skin com ou sem braços, varios mecanismos, várias alturas - veja todas as especificações
 

COMPONENTES - BASES
Conheça nossas Bases:Pequenas, maiores, de nylon, de aço carbono, aço inox, de aluminio.
 

COMPONENTES - MECANISMOS
Entre e escolha o mecanismo ideal para sua necessidade
 

COMPONENTES: RODIZIOS E PÉS
entre e conheça nossa linha de rodízios, pés, sapatas e deslizadores a sua disposição
 

GINÁSTICA DO GATO

 

ASE - EMPRESA SUSTENTÁVEL
SAIBA QUAIS OS NOSSOS PRECEITOS DE SUSTENTABILIDADE
 

REVISTA NEI
Leia: Mesas e bancadas de alturas reguláveis, atendendo ao anexo II da NR17
Nossas mesas e bancadas foram selecionados pelos consultores técnicos da Revista NEI.
 

NOSSO BATE - PAPO!
Espaço criado para integração e interação - leia, participe e tire suas dúvidas...

VAMOS COMPARTILHAR NOSSAS EXPERIÊNCIAS!

 

Notícias Gerais
Nosso engenheiro agora recebe online estatísicas ocupacionais dos EUA para nossos estudos. Leia em notícias....
 

SINALIZAÇÃO ULTIMA GERAÇÃO

BASTÕES ESPECIAIS COM UM ÚNICO LED COM FIBRA ÓPTICA

 

ASE - Sustainability
For full detail click here
 

ARTIGOS DE ERGONOMIA
LEIA ESTES ARTIGOS POIS ERGONOMIA É CONSCIENTIZAÇÃO
 

Pranchetas anti-pânico
saiba especificar sua cadeira
 

Produtos Anti Estáticos

 

Nenhum item em seu carrinho de compras.

 

Clientes
Login:
Senha: 
Esqueceu a Senha ?
 

Informações
Desejo receber informações e novidades por e-mail.
Nome:
Email:
 


Copyright © 2014 Mundo Ergonomia. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular