Ginástica Laboral e LER/DORT

 
PAGINA INICIAL
QUEM SOMOS
O QUE É ERGONOMIA
NOSSOS PRODUTOS E SERVIÇOS
1- CALÇADOS & SINALIZAÇÃO
2- APOIO ERGONÔMICO PARA MOUSE E TECLADO
3- APOIO PARA OS PÉS
4- BANCOS ERGONÔMICOS
5- CADEIRAS ERGONÔMICAS
6- CINTOS ABDOMINAIS LOMBARES
7- ESTAÇÕES E POSTOS DE TRABALHO
8- MESAS - APRESENTAÇÃO GERAL
9- TAPETES ANTI FADIGA E ESTRADOS
10- SUPORTES ERGONÔMICOS
11- PRODUTOS ANTI- ESTÁTICOS
EXERCÍCIOS E RELAXAMENTOS
TREINAMENTOS
ARTIGOS E MATERIAL TÉCNICO
VIDEOTECA
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
ERGONEWS - Brasil
PROMOÇÕES DO MES
NOTÍCIAS
IMPRENSA
BATE PAPO COM NOSSA EQUIPE TÉCNICA
ARTIGO DA SEMANA
CONTATO
 

 

05/12/2007 - Ginástica Laboral e LER/DORT


Por enviada pelo eng. Osny Telles Orselli

Alterar tamanho da fonte: A+ | a-

A IMPORTÂNCIA DA GINÁSTICA LABORAL NA
PREVENÇÃO DA LER/DORT

Atualmente, num país como o nosso, infelizmente as questões relacionadas com a adequação ergonômica dos ambientes de trabalho ainda estão longe de ser realidade. Apenas algumas empresas e instituições estão preocupadas em oferecer a seus colaboradores condições ideais, não se preocupando com o investimento inicial, mas apenas com o que elas poderão representar de economia para a empresa.

A ginástica laboral, que visa a promoção da saúde e melhora das condições de trabalho, além da preparação bio/psico/social dos participantes, contribui direta ou indiretamente para a melhoria do relacionamento interpessoal, sem falar na redução dos acidentes de trabalho, e na redução de lesões por esforços repetitivos e conseqüentemente proporcionando aumento da produtividade com qualidade.

Então, uma alternativa mais econômica, bastante eficiente e menos traumática será a de implantar Programas de Ginástica Laboral com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos funcionários da empresa.

A três tipos de ginástica utilizada pelas empresas:

a) ginástica (compensatória), praticada antes do expediente de trabalho - tem como objetivo proporcionar aquecimento para o trabalhador;

b) ginástica de (pausa), praticado no meio do expediente de trabalho – tem como objetivo aliviar as tensões e fortalecer os músculos do trabalhador;

c) ginástica de relaxamento ou (compensatória), praticada após o expediente do trabalho – tem como objetivo proporcionar relaxamento muscular e mental aos trabalhadores.

O tempo da ginástica varia de 8 a 12 minutos por dia, 5 a 6 vezes por semana a cada setor

Há dois anos estamos desenvolvendo o programa de ginástica LABORAL na empresa Fujiwara EPI de Apucarana – PR. Verificamos um aumento significativo na produção de seus calçados de até 10%, bem como, menor índice de afastamento por LER/DORT, acidentes de trabalho e melhor relacionamento interpessoal dos funcionários.

É de extrema importância a pessoa responsável pela ginástica na empresa desenvolva outras atividades como: torneios de modalidades esportivas, recreação, palestras sobre saúde ocupacional. Para que possa manter os participantes sempre motivados, porque com o passar dos dias a ginástica se torna repetitiva e diminui a freqüência dos participantes. Sem contar que se não houver colaboração dos gerentes, técnico de segurança do trabalho, médico do trabalho e recursos humanos será quase impossível desenvolver o programa de ginástica na empresa.

Contamos também com uma fisioterapeuta para resolver casos mais graves de L.E.R, e junto com o professor de educação física cuidam das questões ergonômicas de cada setor de trabalho. A cada três meses são feitos testes de motivação, estresse e questões relacionado ao ambiente de trabalho.

Em certas empresas, setores de escritório e outros, muitas vezes colocam o indivíduo em inatividade motora, causando grandes problemas para os funcionários.

Exemplo disso são trabalhadores com problema de coluna, pressão arterial e etc. Algumas empresas renomadas já constataram resultados positivos que estão dando certo na prevenção de acidentes de trabalho, promoção da saúde e lazer para os trabalhadores, proporcionando um melhor rendimento na produtividade.

Será de grande importância que a maioria das empresas adotem o programa para melhoria da qualidade de vida (Ginástica Laboral) aos funcionários por um profissional. Com certeza, não só teremos melhor produtividade, mas também melhor relacionamento recíproco nas atividades diárias.

Autor: João Ricardo Gabriel de Oliveira
Prof. de Educação Física e Especialista em Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos.
Instrutor de Ginástica Laboral da Fujiwara E.P.I Apucarana Pr.

Endereço: Rua Rio Negro, 75 - Vila Regina.
Apucarana - Pr - CEP. 86801-370

Comente este artigo:
* Nome:
E-mail:
Publicar E-mail:Sim   Nao   
* Comentário:
O que está escrito na imagem ?
 
ANA MARIADOS SANTOS - 02/10/2013 07:04
ana3861@hotmail.com
bom dia estou concluindo minha pós enfermagem do trabalho gostaria de receber informação sobre este algo á mais porque o tema do meu artigo vai ser telemarkting ler dort.
Daiane - 17/07/2013 07:29
daianegomes17@gmail.com
Esse artigo foi de grande importância em pros meus conhecimentos, estou elaborando um projeto pra um hospital e ainda elaborando meu trabalho de conclusão de curso!
Leonidia Maria dos SSantos - 11/10/2012 08:18
leomaria92@yahoo.com.br
São importantíssimos a visualização da pratica e auxilia muito as pessoas sedentárias, muito bom.
Daniela - 24/04/2012 14:11
danielamelo97@yahoo.com.br
Oi sou Tec. em Segurança do Trabalho e gostaria de receber artigos e outros. Abraços
jose wagner ferrira lima - 31/01/2012 12:32
wagnerlimace@gmail.com
gostaria de receber dds, ergonomia e outros assuntos voltado segunça no trabalho Grato pelo e mail Há muitos artigos e matérias pertinentes em www.cmqv.org Abraços Osny T Orselli
kleyciane - 14/03/2011 10:08
kleycianetorres@hotmail.com
seu artigo proporcionou melhor esclarecimento a cerca da ginástica laboral, onde estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso baseado nas evidências de melhora da saúde ocupacional a partir da prática de ginástica laboral
Sérgio Alvarenga - 25/11/2010 08:27
Gostei da matéria e estou tendo uma certa dificuladde para encontrar artigos relacionados com a prevenção usando ginástica laboral. Implantar ginástica Laboral na empresa, onde trablho é o meu tcc que tenho que apresentar até janeiro 2011. Poderia me encaminhar algumas dicas, onde encontrar fontes de matéria para auxiliar no meu tcc? Grato, e aguardo.
monica de jesus borges r.vital - 19/11/2010 10:29
monica.jbrv@hotmail.com
gostari de saber eu sendo técnica de segurança posso está dando laboral para os funcinarios de empresa ou só pode ser um profissional da area de educação fisica,obrigado. Ginastica laboral so pode ser ministrada por profissional da area e nos TST e Eng de Segurança nao estao habilitados podendo e devendo orientar aqueles em termos de riscos e atividades musculares que possam envolver em riscos Eng Osny Telles Orselli
claudia mayhara sousa de medeiros - 26/08/2010 09:48
claudia_mayhara_4@hotmail.com.br
adorei esse artigo gostaria de receber material de apoio onde fala de ginastica laboral pois estou querendo fazer meu tcc sobre isso na empresa que eu trabalho mas ano estou tendo material de apoio se puder me indica livros vou fica muito grata
Lucimara de Carvalho Damas - 27/01/2010 18:14
lucimarakarvalho@hotmail.com
Adorei essa materia sobre ginastica laboral,sou estagiaria e sao muito raramente que acontece cursos sobre essa area por isso optei conhecer mais pela net.Queria muito receber materias sobre ginastica laboral.
Lucimara de Carvalho Damas - 27/01/2010 18:10
lucimarakarvalho@hotmail.com
Adorei essa materia sobre ginastica laboral,sou estagiaria e sao muito raramente que acontece cursos sobre essa area por isso optei conhecer mais pela net.
Luzani Pereira da Silva Borges - 18/02/2009 16:18
Gostaria de receber todos os artigos, depoimentos, pesquisas tudo que fala de ginástica laboral. Tambem gostaria de saber que tem cursos, palestras de ginástica laboral em goiania ou cidades vizinhas
ana cristina - 08/01/2009 09:50
gostaria de receber todos os assuntos que são usados na profossão de um tecnico em saúde e segurença do trabalhoCara colega Ana Cristina A profissao de tecnico de seguranca, eng de seguranaca, enfermeiro de seguranca, terapeuta ocupacional sao profissoes fascinantes pois buscam a prevencao de doencas e acidentes no trabalho. Para V ver a imensidao da área, sugiro V dar uma olhada nas NRs no MTE ( está no site do MTE ) e ainda, os artigos que publicamos nos sites www.mundoergonomia.com.br e www.cmqv.org Qualquer duvida, me pergunte Osny Telles Orselli


Ergonomia




 
ATENDIMENTO ONLINE

 

faça suas compras e utilize seu cartão BNDES - fale conosco
 

EMOÇÃO DE LANÇAMENTO
SÃO MUITAS EMOÇÕES - EMOTION - uma cadeira que lhe proporcionará muitas EMOÇÕES - entre e conheça
 

CADEIRA PARA COSTUREIRA
Vamos tirar suas dúvidas sobre CADEIRAS DE COSTUREIRAS - entre e veja...
 

NR36 E ERGONOMIA EM PAUTA
As razões mais comuns apontadas pela CNTA Afins para o elevado índice de acidentes são a exposição a alterações bruscas de temperatura; a realização de movimentos repetitivos; e as jornadas exaustivas.
 

Acesse nosso Facebook

 

GALERIA DE VÍDEOS
Entre e veja nossa Galeria de Vídeos
 

PROMOÇÃO
entre, conheça e faça seu pedido
 

NOSSO DIFERENCIAL
Conheça nossos diferenciais!
 

Linha de Bancos Especiais
Entre e conheça nossos bancos especiais
 

KIT ERGOPET
Veja a importância da Ergonomia nos PET-SHOPS
 

CADEIRAS PARA CHECK OUTS
Adeque seu check out com o Anexo I da NR17
 

Mobiliário para escritórios
mais detalhes...
 

Cadeiras em PU -WDA
Cadeiras inteiramente em poliuretano Integral Skin com ou sem braços, varios mecanismos, várias alturas - veja todas as especificações
 

COMPONENTES - BASES
Conheça nossas Bases:Pequenas, maiores, de nylon, de aço carbono, aço inox, de aluminio.
 

COMPONENTES - MECANISMOS
Entre e escolha o mecanismo ideal para sua necessidade
 

COMPONENTES: RODIZIOS E PÉS
entre e conheça nossa linha de rodízios, pés, sapatas e deslizadores a sua disposição
 

GINÁSTICA DO GATO

 

ASE - EMPRESA SUSTENTÁVEL
SAIBA QUAIS OS NOSSOS PRECEITOS DE SUSTENTABILIDADE
 

REVISTA NEI
Leia: Mesas e bancadas de alturas reguláveis, atendendo ao anexo II da NR17
Nossas mesas e bancadas foram selecionados pelos consultores técnicos da Revista NEI.
 

NOSSO BATE - PAPO!
Espaço criado para integração e interação - leia, participe e tire suas dúvidas...

VAMOS COMPARTILHAR NOSSAS EXPERIÊNCIAS!

 

Notícias Gerais
Nosso engenheiro agora recebe online estatísicas ocupacionais dos EUA para nossos estudos. Leia em notícias....
 

SINALIZAÇÃO ULTIMA GERAÇÃO

BASTÕES ESPECIAIS COM UM ÚNICO LED COM FIBRA ÓPTICA

 

ASE - Sustainability
For full detail click here
 

ARTIGOS DE ERGONOMIA
LEIA ESTES ARTIGOS POIS ERGONOMIA É CONSCIENTIZAÇÃO
 

Pranchetas anti-pânico
saiba especificar sua cadeira
 

Produtos Anti Estáticos

 

Nenhum item em seu carrinho de compras.

 

Clientes
Login:
Senha: 
Esqueceu a Senha ?
 

Informações
Desejo receber informações e novidades por e-mail.
Nome:
Email:
 


Copyright © 2014 Mundo Ergonomia. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular