Bem vindo ao mundo mágico da ERGONOMIA

 
PAGINA INICIAL
QUEM SOMOS
O QUE É ERGONOMIA
NOSSOS PRODUTOS E SERVIÇOS
1- CALÇADOS & SINALIZAÇÃO
2- APOIO ERGONÔMICO PARA MOUSE E TECLADO
3- APOIO PARA OS PÉS
4- BANCOS ERGONÔMICOS
5- CADEIRAS ERGONÔMICAS
6- CINTOS ABDOMINAIS LOMBARES
7- ESTAÇÕES E POSTOS DE TRABALHO
8- MESAS - APRESENTAÇÃO GERAL
9- TAPETES ANTI FADIGA E ESTRADOS
10- SUPORTES ERGONÔMICOS
11- PRODUTOS ANTI- ESTÁTICOS
EXERCÍCIOS E RELAXAMENTOS
TREINAMENTOS
ARTIGOS E MATERIAL TÉCNICO
VIDEOTECA
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
ERGONEWS - Brasil
PROMOÇÕES DO MES
NOTÍCIAS
IMPRENSA
BATE PAPO COM NOSSA EQUIPE TÉCNICA
ARTIGO DA SEMANA
CONTATO
 

 

O QUE É ERGONOMIA


ERGONOMIA DE CONSCIENTIZAÇÃO - Clique aqui e leia mais sobre a Ergonomia de Conscientização e sobre o comitê de Ergonomia

ERGONOMIA - CIÊNCIA DO CONFORTO

É uma ciência multidisciplinar que envolve aspectos ligados a anatomia, fisiologia, biomecânica, antropometria, psicologia, engenharia, desenho industrial, informática e administração de maneira a proporcionar ao homem mais conforto, segurança e eficiência em qualquer atividade.

Nosso consultor, eng. Osny apresenta de forma direta e eficaz todos os apectos relacionados ao tema.

Uma pequena viagem ao Mundo da Ergonomia

Noções Fundamentais

O QUE É ERGONOMIA?

ERGONOMIA: palavra de origem grega

ERGO = que significa trabalho
NOMOS = que significa regras


Uma Definição: "Estudo entre o homem e o seu trabalho, equipamentos e meio ambiente".

A ergonomia surgiu junto com o homem primitivo, com a necessidade de se proteger e sobreviver. Sem querer, o homem primitivo, começou a aplicar os princípios da ergonomia, ao fazer seus utensílios de barro para tirar água de cacimbas e cozinhar alimentos, fazer tacapes para se defender ou abater animais. Ele exercia a mesma atividade com menos esforço, com mais conforto!

Mas, foi na revolução industrial que a ergonomia começou a surgir. Nas grandes guerras ela teve uma importância fundamental no desenvolvimento de armas e equipamentos bélicos que deveriam ser precisos e habilitados a serem usados por soldados de vários países com medidas antropométricas diferentes (altura é um item, apenas!)

Foi na segunda Guerra Mundial que os aliados agrupados com os mais diferentes biotipos, jamais visto em um exército, que começaram a perceber que o armamento precisava ser projetado, montado, desmontado e usado em função do "tamanho" do soldado ou serviço de engenharia.

Foi a junção da tecnologia com as ciências humanas com a criação da Engineering Psychology, com as primeiras entidades mais importantes: INGLATERRA 1949 Ergonomic Research Society e EUA 1961 International Ergonomics Association - 40 países.

Como podemos notar, a ergonomia surgiu em função da necessidade do ser humano, cada vez mais querer aplicar menos esforço físico e mental, nas atividades diárias. O Computador, a calculadora, são dois exemplos de produtos ergonômicos diminuindo o esforço mental. 

Podemos aplicar estudos ergonômicos no lar, no transporte, no lazer, na escola e, principalmente no trabalho, ou seja, em qualquer lugar.

As duas tendências

Ergonomia dos métodos e das tecnologias, mais americana, contínua necessidade de adaptação da máquina ao homem.

Ergonomia da organização do trabalho, européia, estudo da inter-relação entre o homem e o trabalho, como o homem “sente” e “experimenta” o trabalho. Ergonomia da Conscientização.

Tríade básica da Ergonomia:
Conforto
Segurança
Eficiência


A perfeita integração entre as condições de trabalho e a tríade: Conforto – Segurança - Eficiência do Trabalhador, pode ser considerada a busca da ergonomia

Para se atingir este objetivo:

Anatomia – Fisiologia - Biomecânica (postura) – Antropometria – Psicologia – Engenharia - Desenho Industrial – Informática – Administração, é o caráter interdisciplinar da ergonomia que tanto nos fascina!

ERGONOMIA = CIÊNCIA DO CONFORTO.

A ergonomia tem sido fator de aumento de produtividade das empresas e da qualidade do produto bem como da qualidade de vida dos trabalhadores, na medida em que a mesma é aplicada com a finalidade de melhorar as condições ambientais, visando à interação com o ser humano.

A ergonomia estrutura-se a partir dos conhecimentos científicos sobre o ser humano, isso é, sobre suas características psicofisiológicas, para a partir deles, conceber equipamentos ou modifica-los e não o contrário, isso é, aplicar o conhecimento em máquinas para depois procurar a pessoa certa.

Uma das Ergonomia, muito pouco conhecida, a ergonomia de concepção, que planeja, estrutura todo o projeto a partir dos dados referentes do ser humano. Muito mais econômico projetar, conceber, montar um ambiente com ergonomia do que corrigi-lo depois.
Nota: Antes de projetar, definir, construir, comprar, montar qualquer ambiente de trabalho ou lazer, consulte um especialista em ergonomia. Sai mais em conta. Confira!

A ergonomia estuda a situação de trabalho como:

Atividades, Ambientes Físicos, Iluminação, Ruído, Temperaturas, Postos de Trabalho, Dimensões, Formas, Concepção, etc....

    Buscando dar o máximo de conforto, segurança e eficiência.

Os três (quatro) tipos principais:

1. Ergonomia de Correção

Atua de maneira restrita, modificando os elementos parciais do posto de trabalho, como: Dimensões, Iluminação, Ruído, Temperatura, etc.

Tem eficácia limitada, é cara!

2. Ergonomia de Concepção

Interfere amplamente no projeto do posto de trabalho, do instrumento, da máquina ou do sistema de produção, organização do trabalho e formação de pessoal.

Não se esqueça: Ao Iniciar, Modificar, Aumentar seu Escritório, sua Linha de Produção, seu Trabalho, Consulte um especialista em Ergonomia.

3. Ergonomia de Conscientização

Ensina o trabalhador a usufruir os benefícios de seu posto de trabalho.
Isto é:
Manter a Boa postura, uso adequado de mobiliários e equipamentos, como usar uma cadeira adequadamente, por exemplo. Implantação de pausas, ginástica laboral (antes, durante e depois da atividade). Como conscientizar as pessoas da limitação de seu corpo. Como treinar as pessoas a serem mais ificiêntes com seu corpo, dos seus subordinados, dos seus amigos e parentes.

4. Ergonomia Participativa

Estimulada pela presença de um Comitê Interno de Ergonomia (CIE) que engloba representantes da empresa e dos funcionários, utiliza as ferramentas da ergonomia de conscientização para que haja o pleno usufruto do projeto ergonômico, seja esse implementado pela ergonomia de concepção ou de correção. Um CIE só funciona quando é simples, de baixo custo. Como costumo dizer: Quando o Presidente se interessar da agenda do CIE, você chegou lá!

Não esqueça: Ergonomia de Conscientização:

É fundamental para a obtenção dos objetivos propostos pelo projeto ergonômico, pois é pela realização de treinamento, palestras, cursos de aprimoramento e atualização constante que é possível educar o funcionário acerca dos meios de trabalho menos prejudiciais para a sua saúde individual e, ao mesmo tempo, mostrar-lhe todos os benefícios das propostas ergonômicas para a saúde da coletividade.

Algumas Definições:

"Ergonomia é o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessário para os engenheiros conceberem ferramentas, máquinas e conjuntos de trabalho que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficiência." - Murrel, 1949 - Britânico.

"O esboço da ergonomia ou ciência do trabalho baseada sobre as verdadeiras avaliações das ciências da natureza. Ciência do uso das forças e das capacidades humanas no trabalho" -W. Jartrzebowski, 1857

"Um conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficiência." - Wisner, 1987


COMO A ERGONOMIA PODE NOS AJUDAR?

Sendo ERGONOMIA a ciência que estuda toda e qualquer atividade física e mental com menos esforço, percebe-se, facilmente que aqueles que não a praticam estão perdendo muito...:

- Correndo riscos de adquirir doenças, principalmente as músculo-esqueléticas como as LER/DORT e dores e lesões da coluna. São elas as principais doenças que mais se beneficiam da ERGONOMIA.

- Perdendo em lucros, pois o mundo globalizado de hoje, altamente competitivo, requer alta produtividade e eficácia em todas as atividades da empresa e um time perfeito e vencedor.

Os países do chamado primeiro mundo, capitaneados pelos EUA, investem bilhões de dólares anualmente em ERGONOMIA, muito além da Legislação: Porquê? Você já viu um norte americano jogar dinheiro fora? A resposta é fácil :  Dá Lucro!

Confira no link de ARTIGOS deste Portal e por meio das palestras do Eng. Osny Telles Orselli, como a ergonomia pode aumentar seus lucros, diminuir a fadiga, aumentar a produtividade, como prevenir as LER/DORT. Como conscientizar a empresa como um todo, o que é o estágio superior da ergonomia em uma estratégia de RH, o que o mundo está fazendo para aumentar a produtividade e eficácia através da ergonomia. Dá até para calcular o retorno sobre o investimento, pois se você pensar que isso custa..., o melhor é cortar e anular, pois custos são para serem diminuídos. Retorno é para checar o investimento. Sempre pense em investimento e não em custos! 
É assim que Coreanos (do Sul), Chineses e Indianos aprenderam com com os Norte Americanos. 

Pratique ERGONOMIA  e todos saem ganhando: O trabalhador, O Empresário, O Governo.

Mais Ergonomia, mais conforto, mais saúde mais qualidade de vida, mais SUSTENTABILIDADE! 

Osny Telles Orselli



 
ATENDIMENTO ONLINE

 

ENTREVISTA IMPORTANTE
Vamos tirar suas dúvidas sobre CADEIRAS DE COSTUREIRAS - entre e veja...
 

faça suas compras e utilize seu cartão BNDES - fale conosco
 

NR36 E ERGONOMIA EM PAUTA
As razões mais comuns apontadas pela CNTA Afins para o elevado índice de acidentes são a exposição a alterações bruscas de temperatura; a realização de movimentos repetitivos; e as jornadas exaustivas.
 

Acesse nosso Facebook

 

GALERIA DE VÍDEOS
Entre e veja nossa Galeria de Vídeos
 

PROMOÇÃO
entre, conheça e faça seu pedido
 

NOSSO DIFERENCIAL
Conheça nossos diferenciais!
 

Linha de Bancos Especiais
Entre e conheça nossos bancos especiais
 

KIT ERGOPET
Ergonomia nos PET-SHOPS
 

CADEIRAS PARA CHECK OUTS
Adeque seu check out com o Anexo I da NR17
 

Mobiliário para escritórios
mais detalhes...
 

Cadeiras em PU -WDA
Cadeiras inteiramente em poliuretano Integral Skin com ou sem braços, varios mecanismos, várias alturas - veja todas as especificações
 

COMPONENTES - BASES
Conheça nossas Bases:Pequenas, maiores, de nylon, de aço carbono, aço inox, de aluminio.
 

COMPONENTES - MECANISMOS
Entre e escolha o mecanismo ideal para sua necessidade
 

COMPONENTES: RODIZIOS E PÉS
entre e conheça nossa linha de rodízios, pés, sapatas e deslizadores a sua disposição
 

GINÁSTICA DO GATO

 

ASE - EMPRESA SUSTENTÁVEL
SAIBA QUAIS OS NOSSOS PRECEITOS DE SUSTENTABILIDADE
 

REVISTA NEI
Leia: Mesas e bancadas de alturas reguláveis, atendendo ao anexo II da NR17
Nossas mesas e bancadas foram selecionados pelos consultores técnicos da Revista NEI.
 

NOSSO BATE - PAPO!
Espaço criado para integração e interação - leia, participe e tire suas dúvidas...

VAMOS COMPARTILHAR NOSSAS EXPERIÊNCIAS!

 

Notícias Gerais
Nosso engenheiro agora recebe online estatísicas ocupacionais dos EUA para nossos estudos. Leia em notícias....
 

SINALIZAÇÃO ULTIMA GERAÇÃO

BASTÕES ESPECIAIS COM UM ÚNICO LED COM FIBRA ÓPTICA

 

ASE - Sustainability
For full detail click here
 

ARTIGOS DE ERGONOMIA
LEIA ESTES ARTIGOS POIS ERGONOMIA É CONSCIENTIZAÇÃO
 

Pranchetas anti-pânico
saiba especificar sua cadeira
 

Produtos Anti Estáticos

 

Nenhum item em seu carrinho de compras.

 

Clientes
Login:
Senha: 
Esqueceu a Senha ?
 

Informações
Desejo receber informações e novidades por e-mail.
Nome:
Email:
 


Copyright © 2014 Mundo Ergonomia. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular