Bem vindo ao mundo mágico da ERGONOMIA

 
PAGINA INICIAL
QUEM SOMOS
O QUE É ERGONOMIA
NOSSOS PRODUTOS E SERVIÇOS
CATÁLOGOS DE NOSSOS PRODUTOS
1- ACESSÓRIOS AUTO ILUMINADOS
2- APOIO ERGONÔMICO PARA MOUSE E TECLADO
3- APOIO PARA OS PÉS
4- BANCOS ERGONÔMICOS
5- CADEIRAS ERGONÔMICAS
6- CINTOS ABDOMINAIS LOMBARES
8- MESAS E BANCADAS ERGONÔMICAS
7- ESTAÇÕES E POSTOS DE TRABALHO
9- TAPETES ANTI FADIGA E ESTRADOS
10- SUPORTES ERGONÔMICOS
11- PRODUTOS ANTI- ESTÁTICOS
12- CALÇADOS ESPECIAIS
GINÁSTICAS E PREVENÇÃO
VIDEOTECA
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
ERGONEWS - Brasil
PROMOÇÕES ESPECIAIS
NOTÍCIAS
IMPRENSA
BATE PAPO COM NOSSA EQUIPE TÉCNICA
ARTIGO DA SEMANA
ARTIGOS E MATERIAL TÉCNICO
CONTATO
 

 

GLOSSÁRIO - COMPONENTES E ACESSÓRIOS PARA CADEIRAS


voltar a pagina inicial de cadeiras

Como um GLOSSÁRIO, resumimos um roteiro das principais opções para cada tipo de componente e acessório com suas recomendações quando aplicáveis:

ASSENTOS E ENCOSTOS:
Assentos e encostos podem ser de espuma de poliuretano ou popularmente chamado de espuma revestida com tecidos de várias materiais. Podem, ainda, ser de madeira ou injetados em poliuretano Integral Skin para ambientes limpos. De plástico injetados em polietileno ou polipropileno. Há cadeiras até com assentos e encostos de aço e aço inoxidável. Encostos em tela de diversos materiais e mais modernamento, encostos e até assentos em materais de engenharia tipo fibra flexível com caracteristicas de elasticidade e resistência muito interessantes. Estes novos materiais fazem os encostos acompanharem os movimentos dos usuários como pode ser visto no modelo Golden NET Generation (vide videos na videoteca).


De uma maneira super resumida, os assentos podem ser grande, médio ou pequeno. O encosto: reto ou curvo, baixo, alto ou grande.
Quando em espuma revestidos, a densidade, resiliência e espessura das espumas são importantes e devem ser sempre injetadas na forma final do assento e do encosto.

Quando você senta em alguma cadeira e "sente" o fundo, normalmente de madeira, e fica com muita dor nas costas e nas nádegas, e verifica que o aspecto externo da cadeira ou longarina é bom, significa que ou a espuma que foi utilizada não era injetada (por exemplo, pega-se um pedaço de espuma retangular e corta-se mais ou menos no formato do assento e depois reveste: (é a espuma laminada) ou a espuma é injetada, mas de pouca espessura ou de baixa densidade ou, ainda, pouca resiliência (capacidade do produto absorver o impacto e voltar à sua forma original).


ACABAMENTO POSTERIOR (contra encosto) DOS ENCOSTOS E SOB OS ASSENTOS:
Chama-se acabamento do encosto e do assento, o material ou conjunto de materiais que vão por trás do encosto e por baixo do assento.
O acabamento mais usado é perfil de PVC para esconder os grampos que prendem o revestimento e por trás, isto é no contra encosto se usa um tecido de PVC ou vinil, mais fino, normalmente preto. Pode-se ter encostos e assentos, revestidos TOTALMENTE com o mesmo revestimento externo, abraçando por cima, lateral e atrás e por baixo.

Também é muito usado o acabamento com uma capa de polipropileno. Neste caso não há os filetes (que com o tempo se racham e ficam duros, pois se polimerizam).

Podem ser com capa atrás do encosto e sob o assento onde você não vê as presilhas ou parafusos que seguram o encosto ao mecanismo e não vê os grampos. Não há perfil de PVC. Mas é preciso que o polipropileno seja tratado contra raios UV, pois do contrário, eles também vão rachar, ficar esbranquiçados, com aspecto de velho.

Os acabamentos têm padrão na cor preta, mas podem ser de cores diferentes. Os perfis de PVC podem, por exemplo, ser coloridos, as capas pode ser cinza, grafites e até brancos. Os braços e apoia braços e toda a parte pintada pode ser cinza escuro ou rato ou brancos.

Você pode ter modelos até o perfil de PVC é, por exemplo, branco e o tecido azul..... Pode ter o perfil roxo e o tecido rosa....


REVESTIMENTOS E OU MATERIAS PARA ENCOSTOS E ASSENTOS:
Revestimento com tecido apenas com a indicação de 100 % poliéster não quer dizer nada.

Com ou sem costura?
Qual a trama? (qual o peso por metro quadrado, qual a densidade?).
Trama grossa mais leve e mais econômica ou mais fina, mais pesada, mais resistente? Como este tecido é preso na madeira ou no interno dos assentos e dos encostos? E se for tecido vinil de PVC tipo courvin?
Qual a espessura (e por consequência a resistência) ? Courvin liso ou corrugado, este mais resistente...
Usamos os seguintes padrões:
Tecido 100 % poliéster/polipropileno com trama mais grossa, mais econômica, liso ou fantasia marca JS, para as cadeiras linha FLEX.
Tecido 100 % poliéster trama mais fina, mais resistente, que podem ser de modelo tipo Panamá ou crepe, liso ou fantasia, e tecidos espaciais micro perfurados para a linha FLEX.


Tecidos VIP com características especiais com garantia extra 100 % poliéster Panamá PN ou crepe CP, Crepe de lã pura LP,Espacial SP, Vinil VN, Couro legítimo CE ou CO e Couro ecológico Sanleather CE.    


Especificações mais comuns de revestimentos que devem ser pedidos ou checados:


Peso (g/m2), resistência à abrasão (Exemplo: 40.000 Voltas (800 g) DIN 538632/79 Classificação 5, Pillings como JIS-L 1076 ASTM D 351);


Flamabilidade como a NBR 9442 Solidez à Luz como 200 horas DIN 5400;


Solidez ao atrito, Tração e alongamento como ASTM D 5035.


PVC/ Vinil ou semelicouro ou courvin liso ou corrugado com várias cores padrão.
PVC ou courvin super-resistente, importado tipo heavy duty.Qual a espessura do vinil? 0,8 mm, 1,2 mm, 1,8 mm?  
Tecido em lã. Ou couro ecológico, muito similar no aspecto ao couro legítimo.
Couro legítimo, couro segunda linha, raspa de couro?


Não vamos esquecer dos revestimentos especiais destinados, por exemplo, a altas temperaturas, respingos incandescentes, maior resistência mecânica, como as raspas de couro, kevlar, lona siliconada, revestimentos de vinil siliconado, fibra de vidro, etc.

RESUMINDO:


Podem ser de madeira para ambientes que não suportam outro material.
Madeira ou outro material mais sólido precisa ter contornos anatômicos e ergonômicos com borda do assento arredondada. Madeiras precisam ter espessura 15 mm e encosto curvo. Envernizadas ou pintadas. Certificadas pelo IBAMA.
As madeiras retas e de pequena espessura, machucam e compromete a circulação das coxas e se quebram facilmente. Como fixar os mecanismos às madeiras? Com parafusos externos que vão incomodar as costas e nádegas ou invisíveis?

Assentos e encostos totalmente injetados em poliuretano integral skin em alma de aço ou madeira para ambientes limpos ou controlados. Resistentes a vapor, álcool isopropílico, hipoclorito de sódio (cândida).

Cadeiras com assentos e encostos de plástico de engenharia tipo polietileno e até de acrílico. Cores sólidas, cítricas, qual a resistência mecânica e à lua?


BRAÇOS E APOIA BRAÇOS


Nossas cadeiras podem ser equipadas com diversos modelos de braços com apoia braços também de vários estilos podendo ser, também, Reguláveis e Fixos.
Todos possuem ajuste de altura e opcionalmente, em alguns modelos o ajuste do ângulo horizontal.
Para cada modelo de cadeira ou poltrona Golden Chair, existem várias versões de apoia braços.
Os apoia braços são fabricados com matérias primas de alta qualidade e submetidos aos mais rigorosos testes de resistência que garantem a sua qualidade.
São projetadas de acordo com as normas nacionais (ABNT) e padrões internacionais de ergonomia e qualidade, em poliuretano Integral Skin, mais macios ou em termoplásticos mais duros.


ENTRE E CONHEÇA ALGUNS BRAÇOS E APOIA BRAÇOS DE NOSSA LINHA - http://www.mundoergonomia.com.br/website/conteudo.asp?id_website_categoria_conteudo=8034&cod=1847&idi=1&moe=74


PARA CADEIRAS FIXAS
NOssas estruturas para uma cadeira fixa são de aço. Podem ser tubular tipo continua ou ski. Podem ter 4 pés, também conhecidas de pés palitos.

Atenção ao diâmetro dos tubos, soldas, etc. 
Qualquer conjunto de assento/encosto pode ser montado em estruturas fixas individuais ou em longarinas para 2, 3, 4 ou até 5 lugares.
As estruturas das longarinas, de aço, podem ser retas, de estilo, todas fosfatizadas contra corrosão e são pintas por epóxi e ter, trechos e totalmente cromadas.

PARA CADEIRAS GIRATÓRIAS


MECANISMOS PARA CADEIRAS GIRATÓRIAS:
Podem ser desde os mais simples que seguram o assento com o L do encosto. Podem ser com ou sem inclinação do espaldar, com ou sem regulagem da altura do espaldar até os mais sofisticados, onde além do encosto, o próprio assento pode se inclinar com alavancas ou com manípulos.

O mecanismo do espaldar pode ser desde fixo, com regulagem de altura por roseta ou catraca. Normalmente quando por rosetas, uma regula a altura do espaldar, e outra, colocada sob o assento, à profundidade do espaldar.
EM BREVE FAREMOS AQUI UM LINK ONDE VOCÊ CONHECERÁ VÁRIOS TIPOS DE MECANISMOS


COLUNAS PARA CADEIRAS GIRATÓRIAS:
Pistão a gás, a gás com amortecedor ou mecânico?
Usamos a gás com várias alturas em relação ao solo com deslocamento (curso) do pistão com 7 cm, 9 cm, 13 cm ou surpreendentes 25 cm e 26 cm.
Você pode alterar a altura de uma cadeira utilizando colunas de aço que incorporam o pistão. Pode-se usar até prolongadores. A altura do assento em relação ao piso, pode ser também ligeiramente alterada em função de pés de alturas diferentes e até bases mais altas ou mais chatas.

Para cadeiras , por exemplo, para salas de reunião, que nossos ergonomistas recomendam sempre giratórias, pois seu deslocamento caso sejam fixas causam problemas de coluna e desconforto (atenção: ergonomia!) não precisam, necessariamente ter regulagem de altura do assento e espaldar e inclinação do encosto. Neste caso se usa mecanismo apenas giratório, mais econômico.

As cadeiras para escritórios com rodízios, normalmente seguem o padrão de curso de cerca de 9 cm ou 13 cm. Mas há anões, crianças e opções mais altas e aquelas industrias, para caixas, bancadas que são mais altas com diversas opções de altura e curso de pistão a gás.


OBS: Há sempre a possibilidade de bloquear o giro da cadeira após a escolha da altura por razões de segurança, por exemplo para trabalhos em certas prensas ou guilhotinas, etc.


Colunas giratórias sem curso e quando com curso são movidas a pistão a gás. Estes pistões são importados e fabricados por fornecedores certificados. São classificados pela Norma DIN 4550 em Classe 2, 3, 4 e 5. A Mundo Ergonomia só usa colunas Classe 3 ou 4, pois a 5 não é recomendada para cadeiras.


BASES PARA CADEIRAS GIRATÓRIAS:
As bases devem ter, sempre, 5 pés para melhor estabilidade e maior durabilidade.
Podem ser de vários diâmetros: Resumidamente: menor, médio ou grande diâmetro.
De aço pintada, de aço revestidas com capa de polipropileno, totalmente injetadas em Nylon com fibra de vidro, de aço cromado ou ainda injetadas em alumínio polido. Podem, também, ser de aço inoxidável.

As bases podem ter o formato mais reto ou mais curvo, para dar estilo...

As de aço pintadas são as mais recomendas para uso geral. As capas são acabamento.
As de Nylon, cromadas ou alumínio, são para estilo ou quando não se pode usar aço, pois com o tempo, mesmo tratadas contra corrosão e pintadas com tinta epóxi, enferrujam ou oxidam, soltam partículas e se quebram.

Quando de aço, precisam ser soldadas e, as mais duráveis, são soldadas por máquina robot, do contrário se tornam mais frágeis o que torna as cadeiras manquitolas que a gente vê por aí.


RODÍZIOS OU PÉS DESLIZADORES PARA CADEIRAS GIRATÓRIAS:
Os rodízios de Nylon e polipropileno são mais resistentes do que os de plástico. Há rodízios para pisos duros ou abrasivos ou carpete (são diferentes), pés fixos deslizadores de Nylon ao invés de PVC também fazem diferença, mais altos ou mias baixos! Com pino de aço ou 100% de Nylon quando não se pode usar aço.


ENTRE E CONHEÇA NOSSA LINHA DE RODÍZIOS, SAPATAS E DESLIZADORES-http://www.mundoergonomia.com.br/website/conteudo.asp?id_website_categoria_conteudo=16119&cod=1847&idi=1&moe=74



APOIO PARA OS PÉS:
Cadeiras para produção ou operação, quando mais altas, tipo caixa, precisam de apoio para os pés. Neste caso, há os aros clássicos, com dois tamanhos de diâmetro ou os apoio de pés tipo JHS tipo cadeira de barbeiro ou apoio de pés externos, desde mais baixos até os mais sofisticados com várias regulagens de altura.



BRAÇOS E APOIA BRAÇOS:
Basicamente podem ser fixos ou móveis.
De polipropileno (termoplástico) ou injetados em poliuretano, mais macios.

Vários estilos. Apoia braços super pequenos ou grandes para, literalmente apoiarem os braços.
Podem ter regulagem de altura, podem ser móveis no sentido horizontal e até na largura, para os mais fortinhos. Podem ser até de aço cromado revestidos em couro...


GARANTIA:
A Garantia é sempre contra defeitos de fabricação e ou de mão de obra, assegura o conserto com o devido envio da ou das peças, frete por conta do comprador ou o envio da peça com defeito com instruções para o reparo, caso o mesmo seja simples. O prazo de garantia pode variar de 1 a 10 anos. Há casos especiais de contratação de garantia de 15 anos sob contrato de manutenção que também asseguramos.


Os consultores da MUNDO ERGONOMIA em ambientes industriais não são apenas especialistas em ergonomia. Eles são engenheiros mecânicos, de produção, administradores de empresa com pós graduação em produção, todos chefiados pelo nosso Prof. Eng. Osny Telles Orselli, palestrante, formado pela USP e Mackenzie e FGV e conhecedor profundo dos mercados americanos e europeu, onde trabalhou e estudou, também.


Uma cadeira para indústria deve durar, desde que bem cuidada, até 15 anos ou mais. Instruções de uso, de limpeza e estocagem estão à disposição de nossos clientes.


Uma cadeira com espuma errada, tamanho errado vai deixar você e seus associados com dor nas costas, nas pernas, com risco de uma lesão musculoesquelética, mesmo que o fornecedor diga que atende a NR 17 e às normas da ABNT.


Nossas cadeiras para ambientes industriais, mostradas neste site, seguem o padrão de excelência tanto do ponto de vista mecânico, revestimentos, material de base, tipo e óbvio os aspectos ergonômicos. Para frio, calor, úmido, vapor, esterilizados, etc.

Procuramos, neste longo texto, mostrar uma série de características, a possibilidade de você poder ter uma cadeira "igual”, mas totalmente diferente. Achamos que com este resumo, você até comparar e perguntar dados para a concorrência e comparar. Mas gostamos de estudar o melhor tipo em função das suas necessidades, das suas atividades, das suas operações e do meio ambiente que você ou seus associados vão trabalhar.


As alturas dos assentos em relação ao piso padrão seguem um padrão do biótipo brasileiro médio, com muitas opções. Se você quer uma cadeira para pessoas mais baixinhas, até para anões, ou para mais fortinhos, até gigantes, ou sua bancada é muito alta, podemos estudar as melhores opções. Com seu ergonomista/engenheiro mecânico/de segurança do trabalho de plantão através de osny@mundoergonomia.com.br .

Não esqueça que, para que as cadeiras sejam adequadas ao biotipo escolhido você precisa considerar a altura da mesa / bancada, do tipo de atividade, do biotipo do associado.


Caso você precise de um banco que pode ser operado você estando sentado ou em pé? Ou 50 % sentado e 50 % em pé? Ou um banco para se mover com rapidez no solo da produção.
Favor nos consultar pois temos muita experiência em atender as empresas sejam elas pesadas, leves, farmacêuticas, de alimentos, de alto risco ambiental, ambientes frios, quentes, etc.

Ao adquirir uma cadeira série GOLDEN você não precisa se preocupar em como montá-las. Eles virão ou montadas ou semi-montadas e não precisa de qualquer ferramenta para terminar a montagem.
Como funcionam as alavancas?
Para que servem?
Como tirar o maior proveito ergonômico delas?
Todas essas informações estão disponíveis no CD que pode acompanha cada pedido, com treinamento de vários níveis, até para profissionais da área de medicina e segurança do trabalho. Além disso, a consultoria on line está sempre assegurada, onde nossos engenheiros estão à sua disposição para avaliar antes da compra, seu posto de trabalho e ou atividade, como depois para que você tire o máximo de seu investimento com o máximo de retorno.

Dúvidas sobre a mesa, a bancada, se fixa, se móvel, se grande ou pequena, qual a altura, qual o material, qual revestimento, com rodízios industriais, com altura regulável para apoio da produção? Estamos à disposição para informar as diferenças e se desejar conhecer alguns modelos nossos, será um prazer. Somos projetistas de bancadas especiais, de mesas para tele atendimento, de estações especiais de trabalho e demais projetos específicos direcionados e sempre de acordo com NR17.


Finalizando: IMPORTANTÍSSIMO
Todos os nossos produtos, até aqueles que Não precisam obedecer Normas de Segurança do Trabalho como a NR 17 possuem estudos técnicos e laudos. Ao especificar ou comparar produtos, componentes, assegure se são Heavy Duty. A maioria de nossos componentes são HD. Mas mesmos aqueles que não o são, ainda são muito resistentes.


A maioria das cadeiras que precisam obedecer normas de Segurança do trabalho como a NR 17, também possuem laudos .

*QUANTO AOS LAUDOS:
É importante que esses laudos sejam assinados e contenham o número de registro no respectivo Conselho, e mais, que os profissionais que assinem esses laudos estejam aptos a defenderem , em Juízo, o que assinaram.


Os consultores da MUNDO ERGONOMIA são especialistas em ergonomia.

A equipe é composta por engenheiros mecânicos, de produção, administradores de empresa com pós graduação em produção, coordenados pelo Prof. Eng. Osny Telles Orselli.

FINALIZANDO: A equipe da ASE = Mundoergonomia está TÉCNICA E JURIDICAMENTE apta a responder sobre os laudos assinados.


INTERESSANTE: Entre veja algumas cadeiras especiais como:


cadeiras flex - especiais para você montar de acordo com a sua necessidade - http://www.mundoergonomia.com.br/website/conteudo.asp?id_website_categoria_conteudo=9323&cod=1847&idi=1&xmoe=74&moe=74


cadeiras para escritório - http://www.mundoergonomia.com.br/website/conteudo.asp?id_website_categoria_conteudo=6994&cod=1847&idi=1&xmoe=74&moe=74


cadeiras para espaços mais sofisticados - http://www.mundoergonomia.com.br/website/conteudo.asp?id_website_categoria_conteudo=9330&cod=1847&idi=1&xmoe=74&moe=74


cadeiras em madeira - http://www.mundoergonomia.com.br/website/artigo.asp?id=16029&cod=1847&idi=1&xmoe=74&moe=74


cadeiras em poliuretano - http://www.mundoergonomia.com.br/website/conteudo.asp?id_website_categoria_conteudo=16167&cod=1847&idi=1&xmoe=74&moe=74


cadeiras em tela - http://www.mundoergonomia.com.br/website/conteudo.asp?id_website_categoria_conteudo=16100&cod=1847&idi=1&xmoe=74&moe=74


cadeiras em plastico - http://www.mundoergonomia.com.br/website/conteudo.asp?id_website_categoria_conteudo=16166&cod=1847&idi=1&xmoe=74&moe=74


cadeiras com alto design - http://www.mundoergonomia.com.br/website/conteudo.asp?id_website_categoria_conteudo=9330&cod=1847&idi=1&xmoe=74&moe=74


cadeiras para chekouts -http://www.mundoergonomia.com.br/website/conteudo.asp?id_website_categoria_conteudo=11869&cod=1847&idi=1&moe=74


cadeiras para telemerketing- http://www.mundoergonomia.com.br/website/artigo.asp?id=17348&cod=1847&idi=1&moe=74


cadeiras para costureiras- http://www.mundoergonomia.com.br/website/artigo.asp?id=19747&cod=1847&idi=1&moe=74


cadeiras para anões- http://www.mundoergonomia.com.br/website/artigo.asp?cod=1847&idi=1&moe=74&id=16028


e muito mais... fale conosco - vendas@mundoergonomia.com.br



 
ATENDIMENTO ONLINE

 

GOLDEN SEAT - PROMOÇÃO
O tradicional Golden Seat mudou...O design do Golden Seat mudou e quem ganha é o cliente ao adquirir as últimas peças da linha....
 

LANÇAMENTO - CADEIRA ATELIÊ
Cadeira Ergonômica para escritório - Linha Golden Premium - modelo ATELIÊ
 

faça suas compras e utilize seu cartão BNDES - fale conosco
 

PRIMEIRA CADEIRA BRASILEIRA
PROJETO ESPECIAL BrasGolden - SAÚDE - Primeira cadeira especial para Biopsia Mamária. Engenharia, sanitária e funcional adequada ás necessidades da paciente.
 

CADEIRA PARA COSTUREIRA
Vamos tirar suas dúvidas sobre CADEIRAS DE COSTUREIRAS - entre e veja...
 

CONHEÇA NOSSA LINHA
Entre e conheça toda nossa linha de Cadeiras Ergonômicas para pesos especiais
 

Linha de Bancos Especiais
Entre e conheça nossos bancos especiais
 

KIT ERGOPET
Veja a importância da Ergonomia nos PET-SHOPS
 

CADEIRAS PARA CHECK OUTS
Adeque seu check out com o Anexo I da NR17
 

Mobiliário para escritórios
mais detalhes...
 

Cadeiras em PU -WDA
Cadeiras inteiramente em poliuretano Integral Skin com ou sem braços, varios mecanismos, várias alturas - veja todas as especificações
 

SINALIZAÇÃO ULTIMA GERAÇÃO

BASTÕES ESPECIAIS COM UM ÚNICO LED COM FIBRA ÓPTICA

 

NR36 E ERGONOMIA EM PAUTA
As razões mais comuns apontadas pela CNTA Afins para o elevado índice de acidentes são a exposição a alterações bruscas de temperatura; a realização de movimentos repetitivos; e as jornadas exaustivas.
 

Pranchetas anti-pânico
saiba especificar sua cadeira
 

Produtos Anti Estáticos

 

COMPONENTES - BASES
Conheça nossas Bases:Pequenas, maiores, de nylon, de aço carbono, aço inox, de aluminio.
 

COMPONENTES - MECANISMOS
Entre e escolha o mecanismo ideal para sua necessidade
 

COMPONENTES: RODIZIOS E PÉS
entre e conheça nossa linha de rodízios, pés, sapatas e deslizadores a sua disposição
 

GINÁSTICA DO GATO

 

ASE - EMPRESA SUSTENTÁVEL
SAIBA QUAIS OS NOSSOS PRECEITOS DE SUSTENTABILIDADE
 

REVISTA NEI
Leia: Mesas e bancadas de alturas reguláveis, atendendo ao anexo II da NR17
Nossas mesas e bancadas foram selecionados pelos consultores técnicos da Revista NEI.
 

NOSSO BATE - PAPO!
Espaço criado para integração e interação - leia, participe e tire suas dúvidas...

VAMOS COMPARTILHAR NOSSAS EXPERIÊNCIAS!

 

Notícias Gerais
Nosso engenheiro agora recebe online estatísicas ocupacionais dos EUA para nossos estudos. Leia em notícias....
 

NOSSO DIFERENCIAL
Conheça nossos diferenciais!
 

GALERIA DE VÍDEOS
Entre e veja nossa Galeria de Vídeos
 

ASE - Sustainability
For full detail click here
 

ARTIGOS DE ERGONOMIA
LEIA ESTES ARTIGOS POIS ERGONOMIA É CONSCIENTIZAÇÃO
 

FAZEMOS PARTE DA CMQV
Conheça nossos serviços, cursos e projetos
 

Acesse nosso Facebook

 

ÉTICA - UM PRINCÍPIO SEM FIM
A BRASGOLDEN - MUNDOERGONOMIA - EMPRESA CIDADÃ - faz parte desse princípio que não pode ter fim!
 

Nenhum item em seu carrinho de compras.

 

Clientes
Login:
Senha: 
Esqueceu a Senha ?
 

Informações
Desejo receber informações e novidades por e-mail.
Nome:
Email:
 


Copyright © 2017 Mundo Ergonomia. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular